Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Home Theater Samsung HTZ220T/XAZ - Não liga

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Esquema das placas deste Home Theater:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Olá ninjas da eletrônica, gostaria de uma ajuda para este HT. O cliente (amigo) me informou que, após uma queda de energia na casa dele, o Home ficou com o Led piscando e não ligava. Daí, no outro dia, ele tirou da tomada e quando recolocou nem o Led acendia mais, ou seja, totalmente morto. Abri o bendito e verifiquei que não tinha tensão alguma nos conectores CON2 e CON3 (mesmo com a placa da fonte desconectada da placa-mãe). Segui o circuito desde a entrada de energia até chegar no resistor R05 (22K) que encontrava-se aberto. Substituí e apareceu de cara tensão de 30V no CON2 (apesar de o esquema e a placa indicar 35V), mas não apareceu as tensões de 12V nem de 5.8V. Desconfiei do opto-acoplador (OC1) e tirei da placa para testar. No teste que efetuei, com o OC1 fora da placa, entre os pinos 3 e 4 medi uma resistência de 56 ohms quando alimentava os pinos 1 e 2. Sem alimentar os pinos 1 e 2, a resistência entre os pinos 3 e 4 deu infinito. É normal esse resultado?

 

Após recolocar o opto-acoplador as tensões 30V subiram para 31,7V. Não entendi o porque. Mas as tensões de 12V e 5,8V continuaram inexistentes. Alguém tem dicas?

 

P.S.: não tenho osciloscópio, apenas um multímetro digital para testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, seu tópico foi movido para a área correta »

 

Verifique a alimentação do IC5601 (pino 2) e componentes ligados a este CI.

A tensão de +5.8V, pelo que entendi, é a tensão de standby.

Veja também se não existe curto na saída desta linha.

 

A tensão de 31V que encontrou no CON2 indica que o primário da fonte está ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fiz uma pequena (ou grande) m****  9_9. Estava limpando a PCI ali na região do R05, com a ponta de prova, e ocorreu algum curto pois saiu uma pequena faísca, apesar de a placa estar desligada da rede. Dei o azar de  pegar algum capacitor carregado. Agora não tenho tensão alguma, nem a de 30V que tinha antes.  :'(

Como você orientou, medi o pino 2 do IC5601 e não há tensão alguma chegando. Fui no IC01 e lá só tem tensão nos pinos 4 e 5 (HV). Os pinos restantes estão zerado.

Medi entre os terminais 6 e 7 do T1 e também não há tensão. Este enrolamento, pelo que entendi, é o que alimenta o IC01.

Outra medição que eu fiz foi entre os terminais do C08 e o GND. Em um dos terminais em relação ao terra tem tensão mas no outro não. Deveria existir tensão nos dois terminais, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei o azar de  pegar algum capacitor carregado

Provavelmente é o capacitor que filtra a tensão da rede, já que ele está ligado ao R05.

Para descarregar estes capacitores, use um resistor de 1K x 5W, antes de qualquer trabalho em fontes.

 

Seria bom conferir todos os enrolamentos do T1 para descartar algum deles que não tenha continuidade (aberto).

Este teste também deve ser feito no secundário, já que antes vc tinha a tensão de 30V mas não tinha tensão no pino 2 do IC5601 (esta tensão vem de um dos enrolamentos do T1).

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, fiz os testes no T1 com meu multímetro digital na função ohmímetro e os resultados foram os seguintes (não tirei ele da placa):

 

PRIMÁRIO

1-2: aberto

1-3: curto

1-4: aberto

1-6: aberto

1-7: aberto

2-3: aberto

2-4: aberto

2-6: aberto

2-7: aberto

3-4: aberto

3-6: aberto

3-7: aberto

4-6: curto

4-7: curto

6-7: curto

 

SECUNDÁRIO:

8-9: curto

8-10: curto

8-11: curto

8-12: 1.0 ohm

8-13: 1.0 ohm

9-10: curto

9-11: curto

9-12: 1.0 ohm

9-13: 1.0 ohm

10-11: curto

10-12: 1.0 ohm

10-13: 1.0 ohm

11-12: 1.0 ohm

11-13: 1.0 ohm

12-13: curto

 

Dá pra tirar alguma conclusão sobre este transformador ou terei que tirar da placa para obter um diagnóstico mais confiável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, como as medidas dos pinos 1 e 4 já informaram que o enrolamento está aberto, é o suficiente para saber que está com defeito.

Este é o motivo de não existir tensão alimentando o IC01 (pino 7).

 

Neste caso, remova o trafo da placa e repita o teste só nestes pinos (1 e 4).

Se for confirmado que ele está aberto, precisará de um trafo novo antes de prosseguir com outros testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tirei o trafo da placa e o teste acusou novamente aberto entre os pinos 1 e 4. Os demais testes no primário também se mantiveram como antes. Já nos pinos do secundário houveram algumas alterações ao retirar da placa:

8-9: aberto

8-11: aberto

8-12: aberto

8-13: aberto

9-10: aberto

9-12: aberto

9-13: aberto

10-11: aberto

10-12: aberto

10-13: aberto

11-12: aberto

11-13: aberto

 

Irei providenciar outro transformador para prosseguir com a análise. Obrigado pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, testar o trafo na placa, muitas vezes não temos um teste confiável, como vemos na sua última msg.

 

O enrolamento dos pinos 10 e 13 é o responsável por alimentar o IC5601, que conforme informou, não havia tensão no pino 2 dele.

Seu teste mostrou que ele está aberto.

 

Já o enrolamento do primário (pinos 1 e 4), deve ter aberto após o curto acidental que relatou, já que antes existia tensão de 30V no CON2.

 

Aguardamos seu retorno, ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, só não estou conseguindo encontrar no Mercado Livre essa referência do transformador indicada no esquema (ER-4220), pra comprar outro. Também não encontrei as especificações desse trafo na net. Você saberia me dizer como acho esse trafo no mercado? Quais as características eu teria que passar ao vendedor pra ele entender qual o modelo que preciso? Ou então, será que é possível consertá-lo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, no arquivo onde tem o esquema, em Exploded View & Part List, existe esta referência para T1:

 

AH26-00355A TRANS SWITCHING; ER-4220, HT-Z320

 

Use estes termos para tentar encontrar alguma referência.

 

Quanto a consertar ele, acho difícil, já que terá que refazer os enrolamentos abertos, com o mesmo fio, mesmo número de voltas e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, não conheço esta loja, mas vale a pena conferir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado,

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, eu já tinha entrado nesse site mas eles estão sem estoque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, abra um novo tópico na área de com o prefixo "Compro".

Talvez algum colega possa indicar.

 

Procure também no ML.

Muitas vezes, o pessoal vende placas com defeito que poderá aproveitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...