Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como testar uma tela Led

Avalie este tópico:


rbfmax

Posts em destaque

Bom dia Pessoal, estou com uma duvida, existe alguma maneira de testar uma tela onde o note esta funcionando normal porém a imagem fica bem fraca no fundo da tela sem iluminação.

 

Minha duvida é, em um caso como esse, se eu não tiver uma outra tela para substituir e testar, existe alguma maneira de eu testar?

 

Estou com 2 notes assim, e eu não tenho as telas para eles, e estou com receio de comprar e o defeito não ser elas.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  baixa o esquema e confere as tensões no conector LVDS, e depois no conector da tela. Se estiver todas corretas, o defeito é a tela, mas geralmente, tela escura é defeito na placa mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

exclamacao.png

   

Ops! Notamos que o titulo do seu tópico está fora dos padrões.

Para editar o titulo é só clicar na opção de modify_inline.gifModificar que se encontra logo acima da sua primeira mensagem.

 

O título deve seguir o seguinte padrão:

 

Modelo completo do aparelho - Modelo da placa - Defeito

 

Agradecemos pela sua cooperação para manter o fórum organizado.

Obrigado.

 

[spoiler=Para mais informações, clique aqui.]

 

Fique atento aos avisos e regras do fórum nesse link:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se estiver tendo dificuldade de encontrar o modelo correto do seu notebook talvez queira dar uma olhada nesse outro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, excelente observação, como minha duvida envolve todas as marcas e modelos, como eu faço? sera que devo descrever todas as marcas de notebooks?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

se refere a todas as tela está na área errada, daqui a poucos ele vão direcionar para área correta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde amigo depende muito do modelo do note  nesse caso e padrao atras das telas de led  em modo geral tem 2 fusistores um fica proximo o encaixe do flat tem que ter 3.3v o outro fusistor fica proximo da saida de alimentaçao das lampadas que acende a tela ou seja o back light esse tem que ter 19v    entao tendo essas voltagem presente no circuito da tela  tudo indica um possivel defeito na tela  boa sorte qualquer duvida abra um topico com o modelo do notebook e da placa mae que vc sera ajudado e vai resolver seu problema  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
O ideal neste caso é você colocar o modelo do notebook, modelo da placa e defeito para podemos analisar o circuito lvds, já que cada placa tem seu circuito específico. Faça isso que tenho uma dica.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Obrigado pela resposta, mas não tenho um modelo em espeficico, minha pergunta realmente foi generica pois eu estava querendo saber se tem algum macete, como aquele de procurar curto em algum componente através de uma fonte de bancada, procurar o componente q esta aquecendo, essa dica serve para todas as placas, e minha pergunta foi se existia algo assim para telas led.

 

Minha intenção não é complicar e o , me deu uma boa dica

 

obrigado a todos

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, boa tarde.

 

Se você consegue visualizar a imagem no fundo da tela, significa que o back light (luz de fundo) não está funcionando.

Tanto em telas novas com back light Led ou nas antigas com CCFL, o princípio é semelhante, vem uma tensão específica da placa mãe para fazê-los acender.

Na maioria das vezes que peguei este sintoma, o defeito está na back light da tela mas pode ainda ser o flat cable que liga a placa na tela ou mesmo a motherboard.

Se você possui conhecimentos em eletrônica, na maioria dos casos, tem como consertar a tela, independente do tipo.

Para testar as telas com CCFL, é necessário uma fonte externa e um inverter para gerar a alta tensão necessária, já nos casos de Led, uso um testador montado por mim para acender os mesmo.

Com isso, se a tela acender e você visualizar a imagem normalmente, o defeito não é a tela mas caso contrário, é só abrir a mesma e efetuar o reparo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Genérica mesmo sua pergunta.

 

Pra testar uma tela LED se ela esta funcionando vc deve colocar em um notebook (logico estou me referindo a tela de um notebook) que esteja funcionando. Assim você saberá que a tela está funcionando.

Em geral muito técnicos deixar um tela pra teste, aquela que deu um defeito na imagem e não pode ser vendida ou passada pra frente.

Esse teste simples você pode destacar que a tela está boa ou não. Se o defeito persistir então é hora de analisar o circuito responsável pelo video. Em muitos esquemas esse circuito recebe apenas as siglas de LVDS (Low-voltage differential signaling) que nada mais é do que a técnica de comunicação de protocolos e dados para tela.

 

Muitos esquema usam essa sigla para se referi ao setor responsável pela alimentação da tela.

 

É importante saber que a tecnologia LVDS precisa de Receiver.

 

O que podemos analisar é se esse Receiver está sendo alimentado.

 

Olhe por exemplo o esquema da Shuttle A14HV0X

 

Sem título.png

 

Podemos iniciar por analisar se a tela (O receiver e circuito dos LED) está recebendo tensão.

 

Nesse esquema as tensões que alimentarão esses setores são:

 

VIN_LCD

 

+3.3V_LCD

 

+3.3V

 

BL_ON

 

EC_BL_PWM

 

Em geral o principio é o mesmo para todos circuitos de alimentação e lvds da telas de notebook que temos atualmente.

Mas como muito já disse salvo esse teste simples o ideal mesmo é ter o esquema em mão, analisar melhor esse setor, pois "cada caso é outro caso".

 

j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, muito interessante tua resposta, então deixa eu tentar aprender um pouco contigo.

Estou com um note Sony Vaio SVS131A11x

 

o problema dele é não ligar os leds da tela, estava desconfiando da tela, pois geralmente quando pego esses problemas assim, eu resolvo trocando a tela, porém a tela desse note é 13,3" e eu não tinha nenhuma tela igual para testar, então resolvi fazer alguns testes e testando a tensão no pino Vled_IN percebi algo errado, só tenho 0,5V acredito q essa tensão deveria ser maior para fazer os leds ligar, pensei em injetar 3V naquele ponto para ver se os leds irão ligar, mas como não tenho certeza achei melhor recorrer a pessoas com maior conhecimento.

 

podes me ajudar, deve ser algo simples para quem tem pratica, mas pra mim q é algo complicado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, agora vc entendeu porque o , pediu o modelo do notebook.

 

Agora vc vai precisar abri um post para tratar desse notebook ai.

 

j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo os tipos de telas tem a luz de fundo e geralmente estas telas apresentam um capacitor e um mosfet (podendo ser um CI) que faz a lâmpada acender pelo mosfet e fazer uma descarga pelo capacitor suavizando o desligamento até a próxima carga. Isto ocorre muito rápido e não conseguimos visualizar o seu apagamento.  Quando o capacitor apresenta fulga a lâmpada pode não acender ou acender e logo em seguida apagar. Estes dois componentes geralmente ficam próximos de um alto transformador. Para verificar se o mosfet está bom, basta colocar o multímetro em teste de diodo e a ponta vermelho no Dreno, a ponte preta no Source que deve apresentar alta impedância e logo após manter a ponteira preta em Source e colocar a vermelha no Gate, volte com a ponteira vermelha no Dreno e deverá apresentar condução. Todas as vezes que modificar a ponteira vermelha deverá apresentar alta ou baixa impedância.  Quanto ao capacitor geralmente é de 3Kv ou maior é só trocar. Este sempre da cor azul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Geralmente é problema de tela mesmo, mas nem sempre.

 

O teste mais rápido é ter telas de teste mesmo, com o tempo você vai guardando telas que vai trocando, telas com linhas que o cliente troca, quebradas mas que dá pra ver, etc.

 

Sempre tenho telas com problemas mas que seja possível teste, agiliza muito.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • CJ bloqueou este tópico
Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...