Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Smile-welcome.png

Bem vindo!! Não esqueça de se apresentar, só depois

disso terá acesso para áreas e downloads exclusivos do fórum.

Clique Aqui e Apresente-se !!! 

Passo 1
Neo

dica Ler e Gravar KBC ENE KB9012 com o gravador CH341A usando flashrom no Mint Linux, ou no Windows. ;D

Avalie este tópico:

Posts em destaque

---Método novo, usando flashrom no windows.---

Olá pessoal.

Olhem que ótima notícia, recentemente eu consegui deixar as coisas mais fáceis, agora podemos usar o flashrom modificado do PaulK no windows, para a leitura e gravação dos KBCs Kb9010 / kb9012 / kb9022 etc... ;D 

O único inconveniente é ter que instalar um driver que eu gerei aqui, e que sobrescreve o driver original do aparelho, ou seja, se não for usar o flashrom como programa padrão do ch341A, cada vez que for usar com o programa original, ou com o flashrom, vai ter que reinstalar o respectivo driver, outra opção é instalar um windows 7 numa VM para usar com o flashrom, desta forma evitarás ter que ficar instalando drivers dependendo do uso que for fazer.

Pacote do programa compilado + driver para windows 7 32 e 64 bits.

Extraia a pasta que contém o Flashrom.exe e a DLL para um local de fácil acesso.  

Para instalar o driver é só clicar no InstallDriver.exe e ele vai sobrescrever o driver antigo sozinho caso já esteja instalado, a instalação demora um bocadinho, tenha paciência é normal, foi testado no windows 7 32 e 64 bits, no entanto pode ser que funcione em windows mais novos, talvez precise forçar a instalação ou desativar a exigência de assinatura no driver, quem testar em windows mais novos por favor deixe um comentário dizendo se conseguiu ou não.

Caso você mude a porta USB pode acontecer do windows instalar o driver antigo na nova porta, se isso acontecer rode a instalação do driver de novo. hehehe

Os comandos utilizados para leitura e gravação etc, são os mesmos utilizados no linux, no entanto esta compilação foi feita para deixar o ch341a como dispositivo padrão de gravação, então podemos omitir nos comandos a seleção do gravador ( -p ch341a_spi ).

Pressione windows+R digite "cmd" e pressione "Enter" navegue até a pasta onde extraiu o flashrom.exe e então é só usar os comandos como abaixo.

Apesar do flashrom rodar na interface de texto ele é compatível apenas com windows, não tem como executar ele em DOS puro porque o gravador é ligado na USB. 

exemplo:

No linux:          flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V

no Windows:  flashrom -c "KB9012 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V

Se você tiver optado pelo pacote 1.0 mais atual, o que foi dito sobre o ch341A ser o gravador padrão não se aplica, esqueci de setar isso na hora de compilar, utilize os mesmos comando do linux por favor.

Todo o resto do processo é igual na versão original do tutorial que segue abaixo. 

Espero que isso facilite para todos que estavam tendo dificuldade com o linux.

Abraços.

Eu testei aqui os dois pacotes disponíveis para windows, no 7, 32 e 64 bits, fiz leitura de chips de bios comuns, e também do KB9012 na placa LA-9532p.

Vou deixar alguns prints e fotos que fiz ao longo dos processos, em ordem cronológica no final do tópico, leitura, verificação, zerar, e gravação de um novo arquivo.

Funcionou 100% ok, tão bem quanto no linux.

---Original, usando flashrom no linux.---

Então pessoal, eu finalmente consegui executar a façanha de ler e gravar os KB90xx sem desembolsar uma nota preta, e estou compartilhando o método pra ajudar.

Há um artigo na internet

Conteúdo oculto

explicando como gravar estes chips usando patches para o flashrom que dão suporte a EDI criados por Paul Kocialkowski's, acontece que estes patches já não existem mais para download, impossibilitando seguir o passo a passo exposto lá, penei durante algum tempo até sacar como deveria fazer para contornar a situação, e abaixo sem mais delongas segue:

O que você vai precisar?

---------------------------

1 - Pc com linux Mint 18.1 instalado. (Posso usar um live cd/dvd/usb do mint, ubunto, etc? Pode, mas a perda de tempo será gigantesca cada vez que quiser gravar um KBC.)

1 - Gravador CH341A (O que funcionou aqui é o da placa preta com acabamento dourado, mas imagino que os outros vão funcionar também.)

X - Fios e ou flats para conectar o CH341A à placa mãe.

(Na pressa de testar e já não havendo tempo hábil pra sair e comprar os flats eu usei fios de um cabo ide de 80 vias, isso cada um vai fazer como achar melhor e prudente, afinal somos todos técnicos né? Este tutorial tem por objetivo solucionar o problema de ter um programa capaz não só de gravar mas também ler os KBC ENE kb90XX, nada impede que a gente ajude com outros detalhes do procedimento a medida que dúvidas forem surgindo, mas pensem e tentem resolver os problemas encontrados para chegar aqui com as dúvidas certas, imagino eu que vou abordar todas as etapas de forma clara.)

A versão de Paulk do flashrom que está disponível no acervo do fórum em: Flashrom Com Suporte EDI

e que deve ser baixada no linux após a instalação para evitar contratempos, de falta de crédito para refazer o download, ou ter que transferir de outro local o arquivo.

---------------------------

Concluí a instalação do Mint 18.1 editado: (64 bits) no pc, e agora?

Abra seu firefox e acesse o fórum pelo linux para poder copiar os comandos e evitar perda de tempo. ;D

Agora você abre um terminal e digita -> "su" <- (sem as aspas) e entra com a senha que forneceu durante a instalação.

em seguida digite: -> "apt-get update" <- (isso demora um bocadinho, não lembro se pede respostas mas se pedir é "y" e enter.)

quando concluir: -> "apt-get upgrade" <- ( isso demora bastante, mas fique atento pois algumas vezes o processo para esperando por respostas suas, a resposta é sempre "Y" seguido de enter)

Finalmente o upgrade do apt-get terminou e agora?

Agora você vai digitar  -> "apt-get install libusb-1.0" <-

Quando concluir digite -> "apt-get install libusb-dev" <-

Extraia o flashrom na "Área de trabalho" (atenção as letras maiúsculas e minúsculas não lembro se o T era maiúsculo ou minúsculo)

Acesse a pasta do flashrom na "Área de trabalho" usando o comando "cd Á" após digitar o Á e antes de digitar o enter pressione tab no teclado e ele vai completar, depois digite "cd flash" e tab e enter.

Dentro da pasta tudo que você tem a fazer é digitar "make install" e se não obtiver uma mensagem de erro o programa já está pronto para ser usado.

-----------------------------------

Posso ter esquecido de algum detalhe, mas acredito que não, se você tiver problemas com mensagens de erro de compilação por favor certifique-se de que tudo correu bem na instalação da libusb1.0 e da libusb-dev, se estiver tudo certo, por favor digite no terminal "apt-get install build-essential", depois digite "make" e depois "make install", não acho que alguém vai precisar fazer isso mas... né? ;D mer*as acontecem.

-----------------------------------

E agora que temos o pc no linux com o flashrom modificado por Paulk instalado o que fazer?

Agora você precisa fazer as conexões entre o gravador e a placa com o KB90xx, esse procedimento varia de placa pra placa, varia também do material escolhido para efetuar as conexões, fios, ou flats com fios soldados, e cada um deve fazer como achar melhor. No meu caso as duas placas usadas para o teste do procedimento eram LA-7912P rev 1.0 uma com chipset SLJ8C e outra com SJTNV as ligações eram idênticas portanto, mas o conteúdo do kb9012qf A3 era diferente.

Abaixo deixo imagens de um outro tópico aqui do fórum mesmo, que mostram as ligações feitas com duas exceções, na imagem o colega sugere aterrar KSO3 e KSO2 sendo que o correto é aterrar apenas o KSO3 que neste caso é o pino4 do conector de teclado, e na imagem não consta a ligação do pino4 do gravador ao terra da placa mãe. (As imagens abaixo servem direitinho para a placa supracitada. Sorte a minha me poupou bastante tempo, ;D elas foram retiradas do tópico: https://eletronicabr.com/forums/topic/84498-gravação-sio-kb9012-kb9022-com-qualquer-gravador-de-bios-spi-atualizado que foi elaborado pelo colega @mbkinformatica ao qual agradeço pelas imagens e dou o devido crédito. OBS: corrigi uma das fotos para que as ligações fiquem exatamente de acordo com as necessidades do tutorial. 

anexo1.jpg

Prestem atenção a um outro detalhe, vocês podem usar os pinos em volta do soquete do gravador levando em conta as equivalências deles com o soquete, eu já tinha fios de um flat de 80 vias soldados naquele adaptador que acompanha o CH341A que usei no passado para testes de gravação de bios direto na placa com o TL866A motivo pelo qual utilizei desta forma, mas teria preferido usar os pinos em volta do soquete caso não tivesse o adaptador pronto. ;D

anexo2.jpg.724d56c8c45a027db99a2d8df70d9048.jpg

Se aterrarmos também o KSO2 o chip ativa o modo de gravação da Main BIOS SPI, "FlashDirectAccess" conforme orientação do datasheet nesta última imagem abaixo, e neste caso não é isso que desejamos.

kb9012_Datasheet.jpg

-------------------------------------------

Algumas sugestões de como efetuar a conexão entre o gravador e a placa:

1- No tópico abaixo o @Paulo Noce mostra o uso de uma placa que ele fez para efetuar as conexões do gravador com a placa mãe, nas mensagens abaixo do vídeo tem o esquema da pcb, para que possam replicar.

2 - Vocês podem também adquirir estes dois kits prontos que na realidade do meu ponto de vista deveriam ser 1 só, difícil entender o que se passou na cabeça de quem optou por 2 kits...

Conteúdo oculto

Conteúdo oculto

Notem que quem for usar esta placa exclusivamente no ch341a pode soldar a barra de pinos que acompanha pelo lado de cima que facilita absurdamente as ligações com a placa, no mesmo estilo 

Para ligar esta placa dos kits acima no gravador, é só usar os pinos em volta do conector zif do gravador levando em conta as equivalências, e para isso pode usar jumpers femea femea.

Detalhe Importante: coloquei os links dos kits aí acima, pra poderem ver o que é preciso, mas nunca comprei nada desse site, não me responsabilizo por nada, a minha placa veio no kit do rt809h.

3 - Faça flats como este que o cidadão fez: 

Conteúdo oculto

4 - Solde os fios diretamente a placa, como fiz no início, da mais trabalho mas funciona da mesma maneira. 

------------------------------

-Neo... Eu fiz todas as conexões necessárias o que faço agora?

Confira todas as ligações pelo menos mais uma vez, verifique de acordo com o datasheet e o esquema da placa que vai ler/gravar, se todos os pinos interligados do gravador à placa estão bem soldados e se não há curtos, não esqueça de interligar o terra do gravador com o terra da placa pino4 do soquete 25xx do gravador ou pino GND que varia de acordo com o modelo do gravador.

Se estiver tudo ok, plugue o gravador na porta usb do pc e conecte a fonte do note na placa, use o "dedômetro" para verificar se o gravador esta esquentando, se sim desligue a fonte da placa e re-cheque as conexões, caso não esteja esquentando provavelmente tudo correu bem até aqui e você esta com tudo pronto para usar o flashrom no terminal, e se tudo correu bem na primeira tentativa meus parabéns. ;D

Digite no terminal: (Caso tenha fechado o outro terminal digite "su" e a senha novamente, e entre na pasta do flashrom novamente.)

Para ler o conteúdo do KBC: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V

Para apagar o conteúdo    : flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -E -V

Para gravar novo conteúdo: flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -w novoconteudo.bin -V

Para verificar se deu certo : flashrom -p ch341a_spi -c "KB9012 (EDI)" -v novoconteudo.bin -V

Apesar do tamanho ínfimo do arquivo os processos demoram alguns minutos, tenha paciência.

Se você leu até aqui antes de começar a botar a mão na massa não deve ter passado nenhum apuro, e deve estar comemorando o procedimento realizado com sucesso. ;D ( Assim espero. )

Mas como nada é perfeito, você pode ter enfrentado algum problema, e eu terei prazer em ajudar no que eu puder, apenas queria lembrar que de linux eu não manjo quase nada, e foi o meu amigo André Cúrcio que me auxiliou com a parte que para mim foi a mais complicada, compilar o flashrom do PaulK a partir do snapshot do git dele, então quanto a isso não prometo ser muito útil, e ao André fica aqui registrado meu mais sincero muito obrigado, que se estende também para o Paul Kocialkowski's cujo o trabalho possibilitou a façanha.

- Neo... agora me diga... Quanto tempo demoram os processos?

A Leitura do KB9012 demora algo entre 6 e 7 minutos.

Apagar mais uns 10 minutos, mas é desnecessário fazer isso pois quando mandas gravar novo arquivo ele zera o chip primeiro.

Não calculei bem certo o tempo da gravação, (porque demorou) mas acredito que ficou em torno de uns 15 a 20 minutos.

Abaixo deixo fotos e prints feitos ao testar o processo no windows:

As duas primeiras abaixo são as ligações feitas entre o gravador e a placa.

IMG_20180427_012535621.jpg

Nesta abaixo o processo de bkp do kb9012 acabou de começar, percebam que o segundo led acendeu. 

IMG_20180427_242057815.jpg

Essa abaixo é a tela que deverás ver se tudo correr bem quando mandares ler o chip.

Untitled-1.jpg

Abaixo nota-se que  processo foi concluído com exito.

Untitled-3.jpg

Abaixo uma comparação entre os arquivos lidos com Ch341A e com o RT809H, coincidem 100%.

Untitled-2.jpg

Abaixo, é a primeira tela que verás quando mandares apagar ou gravar o chip.

Untitled-4.jpg

Ele repete isso ai um bom tempo, apaga setor por setor sequencialmente. 

Untitled-5.jpg

Abaixo a conclusão do processo.

Untitled-6.jpg

Esta abaixo é a tela que verás quando mandares gravar novo conteúdo no chip.

Untitled-7.jpg

Quando termina de gravar ele automaticamente começa a verificação do arquivo.

Untitled-8.jpg

Concluída a verificação sem erros, isso significa que tudo correu bem. ;D 

Untitled-9.jpg

Aqui eu li novamente o conteúdo do chip pra poder comparar com o arquivo que gravei no cygnus e mostrar que não existem diferenças.

Untitled-10.jpg

Alguns dos arquivos salvos e utilizados no processo, renomeei alguns pra facilitar minha vida, e também coloquei o arquivo novo a ser gravado dentro da pasta do flashrom pra não ter que digitar um caminho enorme indicando o arquivo, mas fica a critério de cada um, só não esqueça, o programa diferencia maiúsculas de minúsculas, e se for digitar um caminho tipo c:\bios\notebooks\acer\la 9532p\kb9012 - la9532p - OK.bin, não esqueça das " ", as aspas são necessárias caso exista espaço no nome do arquivo ou das pastas.

Untitled-11.jpg

Abaixo a última comparação que se dá entre o arquivo que gravei com CH341A e o que foi lido novamente no fim do processo. 

Untitled-12.jpg

Acompanhando a sequência de fotos acima é possível ver que todas as etapas começando com a leitura, passando pela gravação, e terminando com a verificação foram concluídas com exito.

Acho que com todas essas imagens fica bem ilustrado o processo por inteiro. ( Não é história de pescador... ) huaeuhaehuaUEEHAUa

Abraço pessoal, e boa sorte. ;D

OBS:

---------------------------------------

Lista de possíveis erros e soluções, se alguém quiser compartilhar algum basta postar aqui que vou acrescentando.

Em uma das placas ao tentar ler o kb9012 o flashrom informou que não conseguia localizar o mesmo, a placa em teoria estava ok hehehe mas no fim apesar de ter os 19v não estava gerando as fontes primárias, com a re-solda do pwm o defeito foi sanado e foi possível ler normalmente o kbc.

Links para os arquivos extraídos desta forma:

https://eletronicabr.com/forums/topic/111971-la-7912p-rev-10-pch-sjtnv-kb9012qf-a3

https://eletronicabr.com/gerenciador-de-arquivos/26/la-7912p-rev-1-0-pch-slj8c-kb9012qf-a3/113017/msg612288#msg612288

Por favor, se você utilizou o procedimento acima e obteve sucesso deixe um comentário pra gente. ;D

Um simples ( Funcionou pra mim! ) é suficiente.

Se encontrou algum problema que resolveu por conta própria em qualquer uma das etapas, deixe pra gente nos comentários a solução encontrada, outros membros podem passar pelas mesmas dificuldades, e isso seria de grande ajuda pra todos.

Quem disponibilizar informações úteis tem j+ garantido.

Abraços.

P.S: Recentemente o suporte aos chips da ENE foi integrado a versão padrão do flashrom, atualmente no GIT do flashrom, já constam os arquivos do PaulK ;D Agora ta mais mole ainda, podemos inclusive compilar a versão mais atual e provavelmente melhor e mais funcional do código, compilei e anexei no mesmo link do download para windows anterior, quem quiser o mais atual escolha: Driver + Flashrom 1.0 for windows by Neo.rar ao clicar em download.

Editado: várias vezes para correções de ortografia, concordância, pontuação, gramática, e adição de conteúdo.

Editado: por Neo
Adicionado suporte a windows flashrom.exe e driver compatível com windows 7 32 e 64 bits.

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites

Podem usar este método que funciona perfeitamente, é demorado mas funciona.

Usei este método há algum tempo, quando saíram os patches do Paul K, e funciona muito bem no KB9012.

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

Esse procedimento ai é específico para o CH341A, o tl866 usando o próprio software dele fazendo as mesmas conexões descritas ai não funcionou quando eu testei, (e ele seria em teoria capaz apenas de gravar segundo outros tópicos).

Para que pudesse ler o pessoal da cn autoelectric teria que implementar o protocolo EDI algo que não é difícil, mas quando entrei em contato com eles foram categóricos e afirmaram que não vão implementar suporte para o kb9012 e outros afins... Quem sabe ainda não sentiram a água bater na bunda... Daqui um tempo talvez... quem sabe?

O que eu afirmo com certeza é que parei de indicar a compra do tl866 por causa do péssimo suporte deles, o rt809h é o que tem o melhor custo benefício atualmente, na minha opinião, mas não tenho este aparelho, e nunca entrei em contato com o suporte, pode ser que daqui uns tempos parem de dar suporte a chips novos também...

Compartilhar este post

Link para este post

Conteúdo oculto

então foi isso que vi mesmo, e não é difícil confeccionar um cabo com flat soldado para usar no kb90xx eu só não fiz ainda porque deu preguiça de ir comprar os flats, uhaeuhaehuae mas o procedimento seria praticamente o mesmo para o rt809f ou rt809h. Mas se bem me lembro da última vez que olhei o rt809h estava mais barato do que comprar o rt809f + PE1, e um detalhe interessante é que parece que já tem suporte pros nuvoton também, li em algum lugar isso acho.

Compartilhar este post

Link para este post

Não cheguei a testar @puchalski mas na teoria deveria funcionar pois o algorítimo de leitura e gravação, bem como o setor a ser gravado na memória interna, é o mesmo. 

Apesar de ter adquirido o rt809h ainda tenho a máquina com linux instalado e o ch341 também, posso até testar no futuro quando surgir a oportunidade, no momento não tenho nenhuma placa com kb9022.

Compartilhar este post

Link para este post
34 minutos atrás, Neo disse:

Não cheguei a testar @puchalski mas na teoria deveria funcionar pois o algorítimo de leitura e gravação, bem como o setor a ser gravado na memória interna, é o mesmo. 

Apesar de ter adquirido o rt809h ainda tenho a máquina com linux instalado e o ch341 também, posso até testar no futuro quando surgir a oportunidade, no momento não tenho nenhuma placa com kb9022.

posso tambem usar o ch341 certo

Compartilhar este post

Link para este post

Ta pedindo a libftdi-dev mas não deveria visto que o programa já estava pré-compilado...

Mas uma diferença que ainda temos e que teu mint é debian o meu é ubunto, vai saber se influencia, eu compilei o programa em uma máquina e passei pra outra upei aqui o mesmo que usei pra instalar na outra máquina, na época que fiz o tutorial, não era pra estar dando erro. 

Tenta aí esse comando abaixo...

apt get install libftdi-dev 

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...