Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Ler e Gravar KBC ENE KB9012, kb9010, kb9016, kb9018 KB9022 e kb9028 com o gravador CH341A usando flashrom no Mint Linux, ou no Windows. ;D

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bacana @Neo

 

Agora ficou assim espero que esteja funcionando. 

O notebook é um Lenovo Edge 430, placa compal LA-8131p.

Espero que funcione bem no WIN1064, pois ninguém merece usar o WIN764.

Deixei as imagens chamando a pasta no C:/Flashrom/flashrom.exe.

Só não entendi esse comando ( no Windows:  flashrom -c "KB9012 (EDI)" -r bkpkb90xx.bin -V ) ? O que faz ?

 

Da ultima vez que instalei o Win764, copiei a "libusb0.dll" , como descrito acima e também mencionando por você, deixei realizar todas as atualizações, 185 vide imagem, só depois cheguei na imagem da Flashrom.

 

O link que você fala é o da primeira pagina ?

 

Grato.

AchoQueFoiDestaVez.png

Atualizações185.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-c identifica o chip

-r manda ler

-V verificação ao término em teoria.

Esse comando só serve na versão 0.99, na 1.0 tem que usar os mesmos comandos do linux, esqueci de setar o ch341a_spi como default, mas é até melhor assim pois outras pessoas podem querer usar os outros programadores.

 

Mudando de assunto...

To usando o win 7 64 bits nesta máquina huaehuaeuhaehu não pretendo trocar antes do chrome deixar de dar suporte, dual core E5500, com 4gb ddr2 800mhz de memória, MB ASUS p5g41T-lx acho, + 9800gt, montei entre 2008 e 2010 não lembro ao certo... A vga original era uma gt8600 ddr3 256mb 256b, que infelizmente bateu as botas uns 3 anos atrás, me atendia muito bem. ;D  

Depois de uns 60 dias sem desligar incomoda um bocadinho, mas é só encerrar o chrome e reabrir que o gerenciamento da memória volta ao normal. Não tenho do que me queixar.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Neo disse:

Infelizmente só funcionam para a linha ENE.

Os outros necessitam de gravadores mais parrudos. 

 

O rt809f atende essa necessidade, ou tem que ter aquele PEB-1 ?

Ai no caso o melhor mesmo seria o RT809H, estou procurando um kit que tenha a placa cable ZIG, mais não encontrei.

Eu acho que esta tudo certo agora, e sabendo que esses procedimentos estão funcionando no WIN1064, é melhor, não arrisquei usar meu note por conta de dar algum erro no meu sistema que esta funcionando perfeitamente, por isso montei na maquina velha.

 

A tarde já devo postar os resultados, só instalei o programa do CH341A, deixei via CMD, como vc postou.

E vou ver se ela vai voltar a dar vídeo, pois regravei as BIOS com os arquivos aqui do forum e não funcionaram como a maioria das BIOS.

 

*Agora porque você coloca os dois arquivos para download sendo que a pasta DRIVER é mesma ? ?

 

Vou ter que retornar o bkp e espero que com as BIOS dando vídeo não deva dar erro. 

Essa maquina esta atrasada e preciso me livrar disso. 

Ela não reconhece HD e nem o DVD da esse erro ...

 

2100: Detection error on HDD0 (Main HDD)

 

Como tenho HD_DETECT# no PINO92 3v3, apos colocar o HD o mesmo é aterrado e libela o reconhecimento do HD para a PCH.

 

Creio que ou a regravação ou a troca do CI seja a solução.

 

Um abraço.

Editado: por cutmaster
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque o primeiro arquivo já tinha a pasta driver, mas é a versão 0.99.

O segundo foi feito depois e contém o mesmo driver mas o flashrom é o 1.0.

E a dll eu incluí ontem.

Tem gente que tem apenas 1 download por dia. Então a ideia era ajudar estas pessoas, criando sempre pacotes completos.

Agora que vocês e inclusive eu também testei no windows 10 com sucesso, vou criar um novo arquivo completo, e substituir todos os que estão lá. ;D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O F precisa da peb1 acaba saindo mais caro comprar o F com todos os acessórios do que comprar o H.

Deixei um link no tópico "tudo sobre gravadores" com preço bom e atual do rt809h estes dias, da uma olhada lá, é o kit mais completo com melhor preço.

 

Sobre o problema da placa, tem certeza que não é o pch? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, slugpoa disse:

@puchalski faz o download direto pelo navegador, pois por gerenciador pode baixar mais de uma vez o mesmo arquivo e perder os downloads diários

sim ocupou tudo meus downloads diarios , agora somente amanha, estava vendo baixei esta dll de um site de .dll e o aplicativo abriu porem com o seguinte erro, erro 0xc00007b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Neo disse:

O F precisa da peb1 acaba saindo mais caro comprar o F com todos os acessórios do que comprar o H.

Deixei um link no tópico "tudo sobre gravadores" com preço bom e atual do rt809h estes dias, da uma olhada lá, é o kit mais completo com melhor preço.

 

Sobre o problema da placa, tem certeza que não é o pch? 

 

 

@NeoUma duvida essa compilação já esta com o firmeware do kb9012 embutido é só rodar esses comandos diretos que já grava ou regrava a firmeware ? ou tenho que baixar ?

 

Pode ser de outro site ? pois hoje não conseguirei mais baixar por aqui.

Pelo que sei a firmeware não é especifica da marca como "Lenovo, Dell, Asus", ou estou errado ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, os arquivos tens que baixar o que seja compatível com a placa, existem variações no mesmo modelo de placa quando tem com pch diferentes, quando tem vídeo dedicado, etc...

Eu só baixo e upo arquivos aqui, quando não tem disponível no acervo geralmente o pessoal consegue fornecer, é só solicitar no tópico especifico pra isso.

Não me aprofundei nesse aspecto de ser especifico ou não ainda, pretendo investigar melhor isso no futuro, mas atualmente a recomendação é gravar a EC bios mais recente disponível e gravar a MAIN com uma versão clear ME, desta forma normalmente obtém-se mais sucesso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Neo disse:

Cara, os arquivos tens que baixar o que seja compatível com a placa, existem variações no mesmo modelo de placa quando tem com pch diferentes, quando tem vídeo dedicado, etc...

Eu só baixo e upo arquivos aqui, quando não tem disponível no acervo geralmente o pessoal consegue fornecer, é só solicitar no tópico especifico pra isso.

Não me aprofundei nesse aspecto de ser especifico ou não ainda, pretendo investigar melhor isso no futuro, mas atualmente a recomendação é gravar a EC bios mais recente disponível e gravar a MAIN com uma versão clear ME, desta forma normalmente obtém-se mais sucesso. 

 

Bom, quanto a clear ME é só quando se troca chip, como não é meu caso, não à necessidade.

Quanto a firmeware, estava em duvida, achei que iria funcionar direto kkk... Agora tenho que caçar kkk

 

Bom funcionou, você esta de parabéns. A merda foi que depois que regravei a BIOS com os arquivos do fórum parou de dar vídeo, já fiz a regravação com os arquivos originais e veremos se vai dar certo.

 

Vlw

IMG_20180515_172329.jpg

IMG_20180515_172350.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um ponto de vista meu, mas da mesma forma que a MAIN bios é casada com o PCH, a EC bios em alguns casos é casada com a MAIN, esta contém em si a versão da EC, algumas contém inclusive na totalidade uma cópia da EC, pode ser que eu esteja equivocado mas tenho a impressão, pela análise que fiz de que estas informações da versão da firmware do EC também ficam no setor ME.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puchalski Testei no windows 7 32, no windows 7 64, e no windows 10 64. Funciona perfeitamente nos três, o indica que provavelmente não haverá qualquer problema no windows 10 32 e provavelmente funcionará perfeitamente no windows 8 também.

Baixaste a .dll que upei, que tá junto com os outros arquivos?

Tem que ser a dll que upei, outras encontradas em outros lugares podem não funcionar pois tem que ser a mesma versão usada na compilação do programa, colocar uma dll que veio Deus lá sabe de onde, é igual querer colocar um pneu de caloi ceci aro 14, numa F1000, podes até conseguir encaixar, mas não vai funcionar como deveria. ;D 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Uma coisa estranha ele fez o bkp com o primeiro comando, depois mandei apagar e fiz uma leitura novamente mudando o nome do arquivo, engraçado gerou um bkp com o nome colocado e com 128kb.

Pra mim não esta apagando, baixei o arquivo aqui do fórum e mesmo assim mandei gravar com o parâmetro -w, e vamos ver no que da.

 

Se houver outro comando para limpar o chip manda pra nos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estas usando os comandos bem lá do fim da primeira mensagem?

Eu mandei apagar mas realmente não lembro se li depois de apagado, pra confirmar se apagou.

Pode ser que haja mesmo problema nisso, de qualquer forma, é até desnecessário apagar, pois ao gravar um novo arquivo ele substitui setor por setor, e a verificação final batendo indica isso.

Isso eu garanto que está ok, pois a primeira coisa que fiz foi gravar um arquivo diferente no chip, pra quando terminasse o processo pela última vez, voltasse o original da placa que não deu conserto.

Outra maneira de apagar, caso precise mesmo disso, é gravar um arquivo de 128kb zerado, infelizmente desconheço até então outro comando que possa apagar o chip.

Podes tentar também incluir a opção -f na linha de comando. 

E agora que olhei o help percebi que -V (maiúsculo) é a opção Verbose, que mostra mais dados na tela, se usar os comandos sem o -V pode ser que o processo seja completado mais rapidamente, a opção de verificação é o -v (minúsculo).

Quanto a isso não há nada que eu possa fazer, é provavelmente uma falha do programa, e não fui eu que desenvolvi o programa, não o compreendo na totalidade para poder editar ou corrigir qualquer coisa, até faria um esforço se o código fosse em pascal/delphi, que é a linguagem que já dominei no passado, atualmente estou enferrujado na área de programação. 

 

Comando para visualizar o help do próprio aplicativo para pegar os comandos: "flashrom --help"

 

C:\Users\Dayam\Desktop\flashrom1.0>flashrom --help
flashrom  on Windows 6.1 (x86)
flashrom is free software, get the source code at

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Please note that the command line interface for flashrom has changed between
0.9.5 and 0.9.6 and will change again before flashrom 1.0.

Usage: flashrom [-h|-R|-L|-p <programmername>[:<parameters>] [-c <chipname>]
[-E|(-r|-w|-v) <file>] [(-l <layoutfile>|--ifd) [-i <imagename>]...] [-n] [-N] [
-f]]
[-V[V[V]]] [-o <logfile>]

 -h | --help                        print this help text
 -R | --version                     print version (release)
 -r | --read <file>                 read flash and save to <file>
 -w | --write <file>                write <file> to flash
 -v | --verify <file>               verify flash against <file>
 -E | --erase                       erase flash memory
 -V | --verbose                     more verbose output
 -c | --chip <chipname>             probe only for specified flash chip
 -f | --force                       force specific operations (see man page)
 -n | --noverify                    don't auto-verify
 -N | --noverify-all                verify included regions only (cf. -i)
 -l | --layout <layoutfile>         read ROM layout from <layoutfile>
      --ifd                         read layout from an Intel Firmware Descriptor
 -i | --image <name>                only flash image <name> from flash layout
 -o | --output <logfile>            log output to <logfile>
      --flash-contents <ref-file>   assume flash contents to be <ref-file>
 -L | --list-supported              print supported devices
 -p | --programmer <name>[:<param>] specify the programmer device.

One of dummy, serprog, buspirate_spi, dediprog, pony_spi, pickit2_spi, ch341a_spi.

 

You can specify one of -h, -R, -L, -E, -r, -w, -v or no operation.
If no operation is specified, flashrom will only probe for flash chips.

C:\Users\Dayam\Desktop\flashrom1.0>

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@puchalski isso indica que não encontrou o chip, mas o programa e o driver estão funcionando.

Algumas placas tu tens que sincronizar as ações, de plugar o cabo de força na placa, com o pressionamento do enter no teclado para iniciar o processo, se a placa já estiver alimentada ele não consegue ler um identificador necessário para dar seguimento no processo. Tive essa dificuldade com uma das placas em que usei o ch341a. 

Também pode ser problema de conexão, algum terra faltando, cabos muito longos, baixa tensão na porta usb utilizada, ou até o KBC danificado. 

O único outro erro que tive foi falta de 3.3v e 5v em uma das placas, re-soldei o pwm e tudo correu bem.

Essa é aquela mesma placa com o kb9022? Não entrou nenhuma pra mim ainda com kb9022 pra eu poder testar se está acontecendo alguma anomalia com esse chip especificamente, acredito que não deveria mas... Se tiveres a oportunidade, teste numa placa com kb9012, isso vai pelo menos determinar que as conexões estão corretas e que o programa está funcionando como deveria em teoria.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Neo disse:

@puchalski isso indica que não encontrou o chip, mas o programa e o driver estão funcionando.

Algumas placas tu tens que sincronizar as ações, de plugar o cabo de força na placa, com o pressionamento do enter no teclado para iniciar o processo, se a placa já estiver alimentada ele não consegue ler um identificador necessário para dar seguimento no processo. Tive essa dificuldade com uma das placas em que usei o ch341a. 

Também pode ser problema de conexão, algum terra faltando, cabos muito longos, baixa tensão na porta usb utilizada, ou até o KBC danificado. 

O único outro erro que tive foi falta de 3.3v e 5v em uma das placas, re-soldei o pwm e tudo correu bem.

Essa é aquela mesma placa com o kb9022? Não entrou nenhuma pra mim ainda com kb9022 pra eu poder testar se está acontecendo alguma anomalia com esse chip especificamente, acredito que não deveria mas... Se tiveres a oportunidade, teste numa placa com kb9012, isso vai pelo menos determinar que as conexões estão corretas e que o programa está funcionando como deveria em teoria.

 

 

 

ok vou ver se consigo uma bb9012 para teste, este e o kn9022 , 3v  e 5v estao ok, somente noite que indo testando aqui os comandos faz uns 20min kkkkk, a placa parece que startou, o processador aqueceu, mas nao ligou nada o cooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Jack O'Neo alterou o título para Ler e Gravar KBC ENE KB9012 com o gravador CH341A usando flashrom no Mint Linux, ou no Windows. ;D

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...