Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Faixa de teclas sem funcionar(em diagonal) - Pode não ser teclado e sim S/io

Avalie este tópico:


DEULER

Posts em destaque

ola senhores

venho compartilhar com alguns amigos q talvez n saibam....

 

peguei um Hp g4 que apos reparo na placa mae ele voltou a ligar e dar video normalmente

 

no sistema percebi q uma faixa do teclado nao funcionava - Teclas 8,i,k,< .....bom logo pensei ser o teclado

como eu tinha um em estoque fiz a troca e o mesmo seguiu sem funcionar as teclas citadas

 

com o esquema aberto  fui checar os contatos do conector do teclado com o superIO... e notei q 3 pads do Sio n tinha contato com o conector do teclado.

fiz uma resoldagem sem sucesso e por final fiz um jump do pino do sio ao contato do conector do teclado

 

ou seja.. muitas vezes pode ser q o pads do sio estejam enferrujados ou com zinabre q acaba perdendo contato.

feito isso o mesmo voltou a funcionar 100%... no meu caso so o conector 17 q n tinha sinal...

posto as fotos para quem precisar dessa informação tenha mais detalhes.(tirei a foto antes da limpeza e isolamento)... me salvou pq se n tivesse um teclado em estoque... ia perder tempo encomendando outro sem precisar...

abraços e joinha sera bem vinda...

 

obs= é um hp mas o principio serve para diversas marcas

20170613_001815.jpg.3a47c941de9323ea49ab6ebe1502de5d.jpg

esquema1.jpg.0da836ff1e721ccc68c61b37dd5deb88.jpg

esquema2.jpg.472d7e7b30f46e2b96426bdf38ea0e8c.jpg

20170613_001212.jpg.70cf1715b5a3424c230181e02715a5e7.jpg

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando o seu post, outro dia apareceu um Compaq CQ43 do mesmo jeito.. algumas teclas em sequencia não funcionavam.. o problema estava no conector do teclado que tinha arrancado o pad da trilha com a placa (talvez alguém tenha tentado trocar o conector do teclado)!

 

com o multímetro digital na escala de bip detectei duas trilhas que não tinham sequencia aos pontos de teste, fiz um jumper pequeno e isolei bem com verniz para PCI!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Isso ai amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns amigo muito bom, achei incrível como você conseguiu solda um fio no pino do SIO, eu não consigo é muito pequeno e muito próximo um do outro. Como é a mágica? Kkkk

kkkk sem magica amigo.... muitos tem seu metodo pra soldar as coisas.... um metodo serve pra uns... e n serve pra outros.

eu faço assim:

1º passo fluxo no pino.

 

2º dou uma renovada na solda do pino.. Importante isso. colocar uma solda nova sinao custa a pegar

 

3º com um fio para fazer o jump... eu uso o fio do cabo de disquete de pc... aqueles de 40 vias. n sao tao finos e nao sao moles da pra trabalhar blza... tem gente q usa fio de cabo de rede.. outros de aterramento de cabo de segurança.... eu me adaptei a esse...... coloco solda na ponta do cabo e com a pinça eu guio ate encima do pino. logico com ajuda do microscopio digital ou zoom do celular mesmo.

e pronto...

boa sorte pra vc amigo... treino é o fundamental pra vc chegar a pratica ideal pra vc...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...