Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre curto na placa de notebook e fonte assimétrica

Avalie este tópico:


andremprs

Posts em destaque

Boa noite amigos...

 

Estou com uma dúvida aqui.

 

Peguei umas placas de sucata pra ir aprendendo a fazer reparo.

Pra realizar um teste (placa mae ja com defeito), peguei uma 6-71-M55E0-003 GP, que provavelmente seja BGA na ponte norte, e fiz alguns curtos no meio da placa, em alguns capacitores aleatórios, queria simular um curto e ver como eu descubro eles usando a fonte assimetrica.

Pois bem, curto feito, deixei a fonte em 18V e 0A, fui subindo a amperagem aos poucos, quando chego em uns 0,01A a fonte fica com 4,5V, porem quando eu subo mais a amperagem a fonte zera a corrente, como se nao houvesse curto na placa e envia os 18V normalmente.

 

Porque isso? Ela nao deveria baixar a tensão e ir subindo a amperagem? E algum componente aquecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Pra descobrir curto eu faço ou pouco diferente. Caso esteja fazendo errado, algum colega me corrija.

Eu deixo a corrente em 1,5 - 2 A dependendo de onde injeto a tensão, pois alguns componentes não esquentarão com a corrente baixa em caso de curto. Um exemplo é o SIO, só achei problema nele quando subi a corrente para 2,5 A. Voltando, eu deixo a tensão no 0 V e vou subindo ela conforme o circuito. Se eu estiver procurando curto na linda de 3V eu não posso passar dessa tensão, óbvio. Se na fonte a tensão baixar e a corrente subir, temos um curto naquele circuito e algum componente deve esquentar, caso não esquente, eu subo a corrente e vou analisando.

O que ocorre quando vc encontra essa situação da tensão se normalizar e a corrente cair, pode ser o circuito de proteção agindo, ele deixa de saturar o mosfet, consequentemente não deixa a corrente circular no referido circuito. A grosso modo, a proteção é ativada pra que não queime mais componentes.

 

Se ajudou, deixa um joinha.

 

Grande abraço.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha vamos lá amigos, eu costumo fazer da seguinte forma, acredito que muito parecido como o amigo acima descreveu. É que teve alguns pontos que não entendi muito bem, mas isso é porque eu sempre fui péssimo em interpretação de textos. kkkkkkkk

 

Então eu costumo deixar a fonte assimétrica em amperagem máxima e a tensão 0v, então vou subindo a tensão de acordo com a capacidade da linha em teste.

 

Eu sempre tomo cuidado com o seguinte, sempre retirar processador, memoria... e mesmo se for na curto logo no power jack, eu costumo verificar se não tem nenhum mosfet fugando. Eu injeto algo em torno de 1,3v no DC Jack e verifica em todas as bobinas se existe alguma tensão aproximada a tensão que eu estou injetando no DC Jack. Caso algum bobina tenha tensão, indica que tem algum mosfet fugando e que certamente o problema é somente a troca dele.

 

Feito o teste primário de fugas, ai você tem que ir acompanhando o esquema para saber onde pode estar o defeito. Lembrando que a primeira coisa que deve ter é o circuito primário com 3v e 5v na maioria das placas, somente 5v em algumas e placas como samsung não tem 3v e 5v antes do Start.

 

Pode-se usar uma tabela de resistência também para saber se um circuito esta em curto....

 

Primário acima de 2000ohms

3v e 5v acima de 30ohms

Chipset acima de 3 ohms

Processador acima de 3ohms

fontes terciarias acima de 30ohms

Regulador PWM primário acima de 30ohms

 

Qualquer valor abaixo dos descritos acima, indica que o circuito esta em curto.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Sim, o método aplicado é variado, o que importa é o resultado final.

Uma dúvida quando aos valores de resistências que vc mencionou. Esse valor é medido nas bobinas com a referência no terra ?

 

Grato

 

Olha vamos lá amigos, eu costumo fazer da seguinte forma, acredito que muito parecido como o amigo acima descreveu. É que teve alguns pontos que não entendi muito bem, mas isso é porque eu sempre fui péssimo em interpretação de textos. kkkkkkkk

 

Então eu costumo deixar a fonte assimétrica em amperagem máxima e a tensão 0v, então vou subindo a tensão de acordo com a capacidade da linha em teste.

 

Eu sempre tomo cuidado com o seguinte, sempre retirar processador, memoria... e mesmo se for na curto logo no power jack, eu costumo verificar se não tem nenhum mosfet fugando. Eu injeto algo em torno de 1,3v no DC Jack e verifica em todas as bobinas se existe alguma tensão aproximada a tensão que eu estou injetando no DC Jack. Caso algum bobina tenha tensão, indica que tem algum mosfet fugando e que certamente o problema é somente a troca dele.

 

Feito o teste primário de fugas, ai você tem que ir acompanhando o esquema para saber onde pode estar o defeito. Lembrando que a primeira coisa que deve ter é o circuito primário com 3v e 5v na maioria das placas, somente 5v em algumas e placas como samsung não tem 3v e 5v antes do Start.

 

Pode-se usar uma tabela de resistência também para saber se um circuito esta em curto....

 

Primário acima de 2000ohms

3v e 5v acima de 30ohms

Chipset acima de 3 ohms

Processador acima de 3ohms

fontes terciarias acima de 30ohms

Regulador PWM primário acima de 30ohms

 

Qualquer valor abaixo dos descritos acima, indica que o circuito esta em curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  exatamente amigo.

 

Em 98% dos casos essa tabela funciona perfeitamente...

 

O que valeu mesmo é $$$ no bolso depois, não é não!?!?!?!? huahuahuahauha

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, você não pode deixar uma tensão tão alta assim. Primeiro ajuste a tensão para 1V e vai injetando nas bobinas para ver a que tem consumo mais alto. A partir daí, o componente que estiver em curto vai aquecer, mas o componente tem que estar em curto mesmo, porque se você fizer um curto com jumper, aí não vai ter componente aquecendo. Mas o padrão é sempre começar com tensão baixa, senão você acaba com a placa toda.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Pra descobrir curto eu faço ou pouco diferente. Caso esteja fazendo errado, algum colega me corrija.

Eu deixo a corrente em 1,5 - 2 A dependendo de onde injeto a tensão, pois alguns componentes não esquentarão com a corrente baixa em caso de curto. Um exemplo é o SIO, só achei problema nele quando subi a corrente para 2,5 A. Voltando, eu deixo a tensão no 0 V e vou subindo ela conforme o circuito. Se eu estiver procurando curto na linda de 3V eu não posso passar dessa tensão, óbvio. Se na fonte a tensão baixar e a corrente subir, temos um curto naquele circuito e algum componente deve esquentar, caso não esquente, eu subo a corrente e vou analisando.

O que ocorre quando vc encontra essa situação da tensão se normalizar e a corrente cair, pode ser o circuito de proteção agindo, ele deixa de saturar o mosfet, consequentemente não deixa a corrente circular no referido circuito. A grosso modo, a proteção é ativada pra que não queime mais componentes.

 

Se ajudou, deixa um joinha.

 

Grande abraço.

 

, entendi, no caso eu tava fazendo o inverso, vou ver se fazendo assim consigo identificar os curtos que eu fiz hehe.

 

Mas sobre esse circuito de proteção, mesmo assim o circuito vai consumir corrente suficiente pra aquecer, ou ao menos mostrar um consumo elevado, sem entrar em proteção?

 

 

 

[...]Eu injeto algo em torno de 1,3v no DC Jack e verifica em todas as bobinas se existe alguma tensão aproximada a tensão que eu estou injetando no DC Jack. Caso algum bobina tenha tensão, indica que tem algum mosfet fugando e que certamente o problema é somente a troca dele.

 

 

Amigo, porque se eu injetar 1,3v no DC Jack e as bobinas estiverem com tensão significa que o mosfet esta tendo fuga? Pode me explicar melhor?

 

Obrigado pelas repostas até aqui, e desculpa minha demora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, você não pode deixar uma tensão tão alta assim. Primeiro ajuste a tensão para 1V e vai injetando nas bobinas para ver a que tem consumo mais alto. A partir daí, o componente que estiver em curto vai aquecer, mas o componente tem que estar em curto mesmo, porque se você fizer um curto com jumper, aí não vai ter componente aquecendo. Mas o padrão é sempre começar com tensão baixa, senão você acaba com a placa toda.

 

Eu fiz um jumper em cima de um capacitor, e depois fiz um jumper de uma bobina pro terra. Teria que funcionar?

 

*Lembrando que essa placa é muito antiga e tem problema de BGA, então é só questão de aprendizado o que eu estou fazendo, já usei ela justamente pra se eu fizer alguma cagadinha não ter problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta:

Amigo, porque se eu injetar 1,3v no DC Jack e as bobinas estiverem com tensão significa que o mosfet esta tendo fuga? Pode me explicar melhor?

 

Então, se você coloca tensão no DC JACK e essa tensão (ou aproximada) aparece em algum bobina, indica que o mosfet de alta esta com defeito, geralmente basta substituir esse mosfet e beleza o curto é eliminado. Isso geralmente é chamado de mosfet com fuga, esta dando fuga de energia.

 

=============================================================

 

Eu fiz um jumper em cima de um capacitor, e depois fiz um jumper de uma bobina pro terra. Teria que funcionar?

 

Deixa eu entender, você simulou através de um jumper na bobina e no capacitor o curto. E agora esta tentando identificar o componente em curto, correto?

 

Uma coisa que pode fazer é medir as resistências das bobinas em relação ao terra. Seguindo a tabela...

 

Alta acima de 2000ohms

Fonte chipset acima de 3ohms

Nas primárias 3 e 5 acima de 30ohms

Fonte Processador acima de 3ohms

Fontes terciárias acima de 30ohms

Regulador pwm primário acima de 30ohms

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Acredito que teria melhores resultados se os seus testes fossem baseados no esquema da placa.

 

Por exemplo:

Identificar (pelo esquema) os componentes que são alimentados pela linha de 3V.

Depois de simular um curto em algum capacitor desta linha, tente descobrir qual bobina apresenta curto usando a fonte.

Aqui, vc poderia usar a tensão de 1V e ir injetando nas bobinas até encontrar a que está em curto (como o colega Chico Lima descreveu).

 

Com a placa desligada, usar um multímetro para localizar a linha (bobina) em curto também seria válido para o aprendizado.

 

Veja se este esquema é compatível com sua placa:

 

Se for, simule um curto no capacitor C472 (por exemplo) e faça o teste.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, estou movendo seu tópico para a área de

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas porque se eu injetar 19v ele deverá passa tensão mas se eu injetar 1,3v não?

Isso que não entendi, desculpa minha ignorância hehe

La mayoria de chips reguladores de carga/fuente, tienen un circuito para detectar el valor de la tension de entrada.

Normalmente hay un divisor resistivo conectado a los 19v y a una entrada del chip, ("ACIN") si esta tensión no llega a un valor minimo, no se produce la señal ACOK, y esto impide que los mosfet de entrada entren en conduccion. (aparte de esto hay otros circuitos de protección dentro y fuera del chip regulador. Sony es conocida por incorporar circuitos de proteccion extremadamente complejos))

Espero haberme explicado bien.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, O consumo deve aparecer pra vc na fonte assimétrica. Mas te falo que o processo de injetar tensão é um pouco complicado de demonstrar o componente exato em curto.

Ontem eu peguei um note que ao conectar o carregador ele desarmava, coloquei na fonte assimétrica e constatei o curto. O mosfet da entrada estava esquentando, mas sei que não poderia ser ele uma vez que ele não estava em curto. Esta placa não tinha esquema e a coisa teve que ir experiência mesmo. Inhetei tensão em uma bobina e o PCH fritou. Seria ele o problema ? poderia ter condenado a placa de cara. Pra desencargo, injetei 1V no circuito de charge e um capacitor apareceu no meio da placa (fritando), coloquei o microscópio e constatei que estava rachado e carbonizado. Fiz a troca dele e a placa voltou a funcionar.

A dica é, cada caso é um caso, nem sempre onde vc injeta a tensão e o componente esquenta é ele o problema. Não se deve sair trocando os componentes sem um devido estudo. Espero ter ajudado.

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, sua mensagem foi editada.

Por favor, confira se não faltou nada na sua mensagem principal (em meio a tantas citações, pode ter faltado algo...).

 

Para deixar suas mensagens em evidência, prefira usar o recurso mostrado no tópico abaixo.

 

Grato pela colaboração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Me perdoa pela trapalhada, a intenção foi responder logo abaixo da pergunta do colega, uma vez que citou mais de um no mesmo post.

 

Um detalhe que percebi, foi que no link com as dicas de resposta que vc citou, o ítem 2 USANDO RESPOSTA RÁPIDA, quando clico em cima do seu nome, ele não abre pra postar resposta rápida e sim, o exibe seu perfil.

 

Fiz algo errado ?

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, tranquilo. j+

 

Ao deixar o ponteiro do mouse sobre o nome do usuário (acima do avatar), aparece a frase "Inserir nickname na resposta rápida". Basta clicar no nome e a resposta rápida se abre no final do tópico.

 

Se clicar no avatar, verá o perfil do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Deixando o mouse sobre o nome a única coisa que aparece é "Exibir o perfil de ..."

Testei em outras postagens e o mesmo ocorre, eu hein ... que estranho ..

 

, tranquilo. j+

 

Ao deixar o ponteiro do mouse sobre o nome do usuário (acima do avatar), aparece a frase "Inserir nickname na resposta rápida". Basta clicar no nome e a resposta rápida se abre no final do tópico.

 

Se clicar no avatar, verá o perfil do usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, é bem estranho mesmo.... Mas continue usando o recurso que usou para citar meu nick nas respostas.

 

Voltando ao tópico, vamos aguardar o resultado dos testes do colega. j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 22/06/2017 às 13:16, Hélio disse:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, é bem estranho mesmo.... Mas continue usando o recurso que usou para citar meu nick nas respostas.

 

Voltando ao tópico, vamos aguardar o resultado dos testes do colega. j+

 

Boa tarde, amigos. Aproveitando o tópico, pois é sobre o que eu estou em dúvida, venho fazer minha pergunta aqui. Durante o tempo que trabalho com placas e não é tanto tempo assim, devo ter pego umas 15 placas com problema de curto, mas a sorte que sempre foram curtos na fonte primária, o que rapidamente foi detectado, apenas plugando a fonte assimétrica no  jack da placa mãe. Acontece que hoje eu peguei um notebook, que presumo TALVEZ estar em curto em alguma fonte secundária, esse notebook tem as tensões de 5v e 3v, e o conector da bateria tem voltagem normal, só que quando aperto o botão power, o led da placa acende e apaga em questão de milissegundos, a fonte não desarma e nem acusa curto, nada esquenta. O procedimento mais rápido que achei, foi de regravar o BIOS, o que não resolveu. Lembro que eu vi um vídeo um dia (que não acho mais no YouTube) que um técnico ensinava a injetar tensão em diversos pontos da placa, mas não lembro ao certo em quais pontos seriam esse. Analisando a placa visualmente, percebi uma parte na serigrafia, que parecem manchadas, como se fosse de esquentamento excessivo, mas não sei se é de esquentamento excessivo, ou se é uma simples mancha, pois não esquenta nada nessa área. Eu queria aplicar tensão numa área especifica, ao ponto de que se for realmente curto numa área secundária da placa, o componente esquentar. Pra quem interessar, o modelo da placa é MB:  71R-C14CU4-T810

 

 

20180725_120823.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2017 às 12:11, kikeitu disse:

Eu injeto algo em torno de 1,3v no DC Jack e verifica em todas as bobinas se existe alguma tensão aproximada a tensão que eu estou injetando no DC Jack. Caso algum bobina tenha tensão, indica que tem algum mosfet fugando e que certamente o problema é somente a troca dele.

 

Gostei dessa dica, fiz um teste numa placa aqui, deixei o multímetro conectado na bobina de 5v e apliquei voltagem de 1,5v e a medição no multímetro deu 0, então fui subindo a voltagem e só quando chegou em 6,4v que apareceu os 5v na bobina. Agora uma pergunta, esse teste é 100% exato, amigo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, kikeitu disse:

Então para saber se existe algum mosfet de alto em fuga ou em curto sim, eu normalmente aplico 1,5 no dc jack e verifico todas as bobinas.

 

Que massa, brother. Gostei muito dessa dica. Mas no caso ela só funciona pra saber se tem um mosfet de alta em curto ou em fuga? Não serve pra outros mosfests que fazem parte de outras fases da placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...