Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estação Yaxun 702 compressor lento soprador esquenta mais não sai vazão de ar

Avalie este tópico:


marildo

Posts em destaque

Gente gostaria que alguém me auxilia-se porque tenho uma yaxun 702 e derrepente quando eu estava usando ela escutei um pequeno estouro coloquei em anexo uma foto abri ela e dei uma olhada na placa e percebi que um transistor bem pequeno tinha estourado dessa forma ela ficou com a vazão do compressor bem baixo lembrando o soprador esquenta normalmente e o ferro de solda também desculpe está incomodando mais se alguém pude-se me informar qual modelo desse transistor pequeno preto que marquei na foto que ele é redondinho preto para eu poder tentar trocar e ver se resolve agradeceria muito peço desculpas sou iniciante no mundo da eletronica e uso somente a estação mesmo para hobbies pessoais e consertos próprios. 

Observação: Esssa foto da placa encontrei na net é a mesma da minha percebi também que esses resistores cinzas que marquei na foto esquentam é normal

5957b1d52d2ce_Sem_Ttulo-1_cpia.jpg.ca1a1fc60c9fb079baf8083db61bf0b4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma foto do transistor, ou mesmo o que está escrito no corpo dele seria melhor do que uma foto como essa que você postou. Não consegui ver nada.

 

Oi Gilson obrigado por me auxiliar estou anexando a foto do modelo do transistor que estou querendo saber o modelo. Não tem como ver o modelo do meu na minha placa porque o corpo atrás dele estourou.

HTB1tQHtJpXXXXXdXpXXq6xXFXXXB.jpg.9ca5ddb9a0552ba964ba1427ed20f78c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja na placa que estourou o transistor um número que está ao lado do componente. Vou dar um exemplo: 7905 (regulador de tensão).

 

Obrigado Gilson pela ajuda olhei na placa abaixo do lugar onde o transistor estava soldado está marcado 977A6  saberia me informar qual modelo dele ou seria esse o modelo dele para compra de outro para troca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei muito e nada encontrei que fosse realmente decisivo. Apenas me parece ser um transistor NPN.

 

Oi Gilson é um transistor NPN mesmo mais como ele estourou na placa não tem como eu ver o modelo dele será que o 7905 poderia ser colocado como equivalente ou qual outro eu poderia tentar colocar como equivalente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  é um TRIAC  MAC97 - A6.

Estou com a minha Ya Xum 702, aberta aqui na bancada para trocar o soprador.  abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  é um TRIAC  MAC97 - A6.

Estou com a minha Ya Xum 702, aberta aqui na bancada para trocar o soprador.  abs.

 

Muito obrigado pela informação Fmetec tentarei comprar o transistor para repor e ver se resolve o problema estou com minha estação que derrepente paro de sobrar o ar mais o sobrador está esquentando normalmente e já testei a bomba separada e ela está funcionando normal mais uma pergunta se você poderia me informar a minha placa tem dois resistores grandes lá em cima de cor cinza eles esquentam é normal 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste tópico existe um esquema similar que pode ser útil:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este componente que procura deve ser o Q3 do esquema.

 

E confirmando a informação do colega Fmetec, é um triac MAC97A6.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Eu havia procurado por 977a6 e não encontrei nada que fosse conclusivo. Até encontrei num fórum a menção ao devido TRIAC, mas não tive a certeza absoluta. Então como pesquisou por esse componente? O colega falou os resistores e creio que devam esquentar devido a potência dissipada, mas poderia então confirmar essa suposição? Grato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, também encontrei em outro fórum esta informação sobre o triac.

Comparando com o esquema similar que indiquei; pela posição do DIAC (em azul) próximo ao componente e pela informação do Fmetec, tudo indica que seja mesmo o triac citado.

 

Sobre os resistores, acredito que sejam o R26 e R27 do esquema.

Se for, é normal eles aquecerem mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste tópico existe um esquema similar que pode ser útil:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Este componente que procura deve ser o Q3 do esquema.

 

E confirmando a informação do colega Fmetec, é um triac MAC97A6.

 

 

Obrigado pela informação hds-tec se eu não encontrar esse triac MAC97A6 teria algum equivalente que eu posso colocar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, este triac vc encontra com facilidade no Mercado Livre, por exemplo.

O correto em usar um equivalente é apenas em casos onde o original não está disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, este triac vc encontra com facilidade no Mercado Livre, por exemplo.

O correto em usar um equivalente é apenas em casos onde o original não está disponível.

obrigado por tudo por enquanto hds-tec vou repor esse triac e depois coloco de volta os resultados ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...