Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dell / Inpiron 14 2640 / DNE40-CR / Não liga - desarma a fonte ao plugar

Avalie este tópico:

erydm

Posts em destaque

Olá pessoal, boa tarde.

Estou com o notebook Dell Inspiron 14 Core i5 - Placa DNE40-CR que não liga e desarma a fonte logo ao plugar no jack do note.

Logo imaginei curto na lina dos 19v, mas apesar de tentar localizar não consegui ainda.

Com a fonte assimétrica logo quando vou subindo a voltagem para 3v ou 4v já dá consumo.

Apesar de levantar alguns capacitores que estavam esquentando o curto permaneceu, por isso venho pedir-lhes ajuda para resolver este problema.

Segue a análise:

Bobinas SEM Curto:

PL4101

PL4102

Bobinas COM Curto:

PL4401

PL4301

PL4801

PL9201

PL4501

PL4601

Capacitores levantados:

PC4114

PC4116

PC4801

PC3806

PC3605

Resistor levantado:

PR4002

Já fiz a pesquisa no fórum, mas alguns links ainda não tenho acesso, como casos resolvidos.

Desde já agradeço a ajuda que puderem dar.

Esquema elétrico da placa mãe:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

, o procedimento seria esse; injetar tensão e verificar qual componente aquece.

Esta medindo curto com multímetro analógico?

Link para o comentário

, Boa tarde, estava injetando a tensão com a assimétrica pelo DCIN1 com o rabicho original do jack. O multímetro é o Digital Hikari HM-2020(que eu uso morrendo de medo de queimar porque foi caro pra dedeu ehehehehe)

Link para o comentário

, Boa tarde, apesar do esquema mostrar pin 21, no chip tem até o pin 20, contudo fiz a medição na escala de continuidade entre o pin1 e todos os outros individualmente.

Resultado da análise.

Pin 1 e Pin2 = Deu continuidade mas acho que é por estarem na mesma linha

Pin 1 e Pin14 = Deu continuidade, no esquema mostra CHG_AGND (aterramento do circuito de charge ?)

Posso levantar o PU4003 e PU4002 para não ter que remover o PU4005 ?

Link para o comentário

, Boa tarde, Os que apresentam sintomas de esquentamento são os PU3801 e PU4002, mas após removê-los fiz o teste de continuidade e o curto permanece.

Deu para perceber que o curto vem até os pinos do PU4002 vindo do PR4002 conforme a foto mostra:

PR4002 e PU4002.jpg.

Link para o comentário

, Boa tarde, estava injetando a tensão com a assimétrica pelo DCIN1 com o rabicho original do jack. O multímetro é o Digital Hikari HM-2020(que eu uso morrendo de medo de queimar porque foi caro pra dedeu ehehehehe)

No inyectea tensão en  DCIN1, es mejor inyectar directamente en  DCBATOUT, para evitar que la corriente atraviese los mosfet de entrada.
Link para o comentário

, boa tarde, obrigado pela dica, mas O DCBATOUT está na mesma linha que o PR4002 que está na foto, logo deve estar em curto tbm esta linha ?

Link para o comentário

, Injetei agora pelo PR4002 da foto, o curto já aparece com 1v ou 1.5v, mas os  PU4003 e PU4002 não esquentaram, nem conseguir perceber nenhum outro local da placa esquentando... Amanhã continuarei os testes.

Agradeço a todos que estão ajudando.

Link para o comentário

, Injetei agora pelo PR4002 da foto, o curto já aparece com 1v ou 1.5v, mas os  PU4003 e PU4002 não esquentaram, nem conseguir perceber nenhum outro local da placa esquentando... Amanhã continuarei os testes.

Agradeço a todos que estão ajudando.

Es muy probable que uno de los capacitores ceramicos este en corto, pero hay muchos conectados.

Utilice unos cables que soporten bien la corriente que consume el corto, y no inyecte mas de 1.5v (algunos circuitos pueden dañarse con tensiones mas altas)

Link para o comentário

, Amigo será que isto tudo provocou curto interno nas trilhas da placa?

Alguém sabe como extrair completamente os arquivos exe das bios da dell?

Link para o comentário

, Boa tarde,

Peguei aqui no fórum a muito tempo atrás, mas não lembro o autor.

Como proceder:

Baixe a atualizaÁ„o de BIOS do site da Dell (claro);

Pelo Menu Iniciar -> AcessÛrios -> Prompt do comando acesse a pasta onde o arquivo se encontra. Exemplo: CD C:\temp (supondo que vocÍ salvou em C:\temp);

Execute o arquivo com o seguinte switch: -writehdrfile. Exemplo: mx51_a04 -writehdrfile (assumindo que o nome do execut·vel atualizador È mx51_a04.exe. No seu caso ser· outro).

N„o deu certo? Tente /writeromfile. Exemplo: Mx51_a04 /writeromfile. (Update 13/02/12)

Ainda n„o? Tente o Universal Extractor, utilizado para extrair BIOS de outras marcas. F·cil de encontrar pelo Google. (Update 19/08/12)

Link para o comentário

, Olá boa tarde, o PC4114 já tinha levantado e o curto não havia saído, o PC4115 está na mesma linha, levantei-o agora e mesmo assim o curto permanece.

Link para o comentário

, boa tarde amigo, já tinha levantado o PU3801 antes e o PU4002 também o curto permanece, conforme a foto no início do tópico, contudo quando removi o PU4002 vi que o PAD ao lado do PR4002 o curto vai até ali, de acordo com o círculo que fiz na imagem que está no começo do tópico,do outro lado do pad a trilha está sem curto.

Link para o comentário

, olá boa tarde, quando saquei o PU4002 fora, medi os pads em relaçãoao terra, de acordo com a imagem que portei, o curto mesmo após a retirada do PU4002 continua e vai subindo pelo PR4002 adiante.

Link para o comentário

, Boa tarde, soldei um fio no PR4002 e fui injetando tensão, em 1,5v a amperagem vai para 1,8a. Quando subo para 2.5v a amperagem vai para 3a o led de proteção da fonte acende, mas nada esquenta na placa.

Link para o comentário

, Boa tarde, soldei um fio no PR4002 e fui injetando tensão, em 1,5v a amperagem vai para 1,8a. Quando subo para 2.5v a amperagem vai para 3a o led de proteção da fonte acende, mas nada esquenta na placa.

Hay algo erroneo en el proceso. 2.5v * 3A= 7.5W, esos 7.5w se tienen que disipar en forma de calor en algún sitio.

Verifique los cables de la fuente assimetrica.

¿Donde conecta el cable negativo de la fuente.

Verifique que los 2.5v llegan integros a la placa.

Link para o comentário

Hay algo erroneo en el proceso. 2.5v * 3A= 7.5W, esos 7.5w se tienen que disipar en forma de calor en algún sitio.

PR4002%20e%20PU4002.jpg

Bom dia.

De acordo com a imagem acima, quando injeto no PR4002 dá consumo [/img]alto, mas não esquenta componentes.

Quando injeto pelo Jack, esquenta o PU4002, mas já o removi e curto permanece, após isso percebi que o curto inicia na do PR4002(R010).

Link para o comentário

De acordo com a imagem acima, quando injeto no PR4002 dá consumo [/img]alto, mas não esquenta componentes.

El cable negativo de la fuente, ¿donde lo conecta?

Para evitar errores, suelde un cable en el pin 2 de PC4024 y otro en el pin 1 de PC4024, y conecte la fuente assimetrica entre los dos pines. (el negativo en el pin 2 de PC4024)

Comience el proceso con 0.2v. y aumente poco a poco la tensión. (en saltos de 0.1v)

Link para o comentário

, uma dica, trabalhe com a placa bem limpa, pelo que notei na sua foto, a sua placa está encharcada de fluxo.

E sobre vc injetar tensão e não aparecer componente aquecendo com quanse 2A de corrente, eu concordo com o colega , algum componente tem que esquentar. Essa semana eu peguei uma placa parecida e achei um capacitor rachado, isso depois de injetar tensão em vários locais da placa. O local que injetei foi no circuito de charge. Outra dica é vc ir levantando as bobinas para isolar os circuitos na medida que vai injetando a tensão.

Esse capacitor que eu me referi no exemplo, só podia ser visto com o microscópio.

Eu aposto em algum capacitor que esteja fazendo esse estrago e tirando seu sossego ai amigo. Reveja bem a sua placa e não esqueça de dar uma boa lavada nela. Está muito suja !

Se ajudei, não esqueça do joinha.

Grande abraço

PR4002%20e%20PU4002.jpg

Bom dia.

Quando injeto pelo Jack, esquenta o PU4002, mas já o removi e curto permanece, após isso percebi que o curto inicia na do PR4002(R010).

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...