Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell / XPS 15 L502x / DAGM6CMB8D0 / Não funciona HDMI nem USB

Avalie este tópico:


Diego Mazza Loiola

Posts em destaque

Olá amigos.

 

Conheço o fórum a algum tempo, porém estive afastado da área de eletrônica pois trabalho hoje em dia como programador.

 

Vim aqui pedir uma ajuda surtando com esse notebook. A história é a seguinte, recebi um Dell XPS 15 para trocar o teclado (que tinha molhado) e verificar o porquê do HDMI não estar funcionando (este o cliente disse que já tinha parado a um bom tempo). Teclado trocado, entrei no Windows e verifiquei que o chip de vídeo (540M da Nvidia) estava com a seguinte descrição:

 

"O windows interrompeu este dispositivo porque encontrou problemas. (código 43)"

 

Desinstalei e instalei o Driver, mas nada adiantou. Resolvi então colocar um HD de testes meu e instalar o Windows do zero, afim de verificar se o problema era sanado, mas nada feito. Olhando no esquema, vi pelo diagrama de bloco que quem controlava a HDMI era o Chip da Nvidia. Resolvi então não me estender no defeito e entregar o note ao cliente, explicando o problema no chip de vídeo e por isso a HDMI não funcionava e que eu não teria como consertar, pois nem tenho o chip e muito menos uma máquina de BGA.

 

Aí foi que meus problemas começaram. Passei um bom tempo com o note ligado após montá-lo (até então não tinha chegado nem perto da placa, só retirando a tampa superior afim de trocar o teclado) e ele tinha funcionamento normal. Ao entregar pro cliente, poucas horas depois o mesmo me liga dizendo que o note não dava vídeo (mesmo eu tendo ligado na frente dele). Peguei de novo para dar uma olhada e o note apresentou uma série de defeitos novos (lembrando que a única coisa que fiz foi trocar o teclado e este está 100% funcionando).

 

Desmontei o note inteiro desta vez e liguei a placa fora da carcaça, esta funcionou normal. Quando coloco ela na carcaça (toda de plástico), a placa não dá vídeo. Percebi que ao apertar alguns parafusos, a placa morre e se os tiro, ela liga e dá vídeo normal. Ainda não resolvi este problema.

 

Esse note tem 1 porta E-SATA / USB 2.0 e um jack com 2 USB 3.0. Eis que a porta E-SATA USB morreu, assim como uma das USB 3.0. Já atualizei a BIOS com 2 versões diferentes, e nada feito.

O interessante é que medi as tensões e tenho 5v na porta. Se colocar o celular, o mesmo carrega. Porém ao colocar o Pendrive (testei com vários, todos em pleno funcionamento), este não funciona. É como se nem recebesse tensão (alguns possuem led's e nem chega a piscar).

 

Bom, o problema era trocar um teclado e verificar uma HDMI, porém a coisa se agravou (mesmo sem eu ter tocado na placa) e parou essas duas USB e o cliente faz questão de que as USB's funcionem. Eu não consegui encontrar nada de estranho na placa ainda (ainda estou analisando o esquema, pois além de não ser um expert, só tenho tempo a noite). A mesma já foi pra estufa por um bom tempo e de nada adiantou.

 

Suspeito de chipset ou processador (além de problemas no chip gráfico, estes já constatados no Windows, mas pode ser que esteja com problema por causa do chipset). O fato é que preciso dar uma resposta para o cliente e queria ter uma boa explicação, pois este é bem exigente, ou mesmo fazer o reparo (ao menos das USB's) caso seja possível e realmente não sei por onde começar a procurar uma possível solução.

 

Alguma luz em relação esse caso? Eu nunca vi um chipset parar "por partes" ao ponto de parar 2 portas USB e a que sobrou funcionar. Alguém já vivenciou algo parecido que possa dar uma ajuda?

 

Desde já agradeço a atenção!

Editado: por CJ
Adicionado prefixo e tags.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a usb nao funcionar e ter os 5v não é incomum. uma coisa e a alimentação da porta a outra e a entrada do sinal de comunicação dela, são pinos diferentes. realmente é estranho uma funcionar e outra não. normalmente quando queima a usb queima todas juntas, a não ser q essa maquina ai tenha alguma proteção tipo um fusivel ou algum acoplador, o q e cada vez menos comum. de uma olhada tb na parte fisica do conector usb pq pode estar com pino amassado. outra coisa, porta 3.0 no w7 normalmente so funciona depois de instalar o driver correto pra ela. nao e como a 2.0 q entra direto. não sei se no w10 é assim tb. a porta hdmi pode estar queimada mesmo . avalia tb o concetor pq as vezes oxida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, obrigado pela dica. Então, eu sei que há a tensão de entrada e de dados. Possivelmente a de dados esteja com problema. Hoje a noite irei verificar todos os pinos e C.I.s envolvidos. Negócio que o esquema dessa placa é meio chato, não consigo fazer pesquisa nela usando nenhum editor de PDF, sendo obrigado a procurar no olho.

 

Só pra esclarecer melhor, há um jack com 2 USB's 3.0 numa lateral do note e outra porta E-Sata / USB 2.0 em outra lateral, esta soldada diretamenta na placa mãe. Uma das USB's do Jack parou e a porta E-Sata da mesma forma, ou seja, o estranho é que são USB's separadas fisicamente, aparentemente em circuitos diferentes. Além de que, o normal era se uma USB 3.0 do Jack ter parado, a outra ir pro espaço também, mas uma delas funciona perfeitamente. Ah, e eu já troquei o flat do jack e a placa, não resolvendo. Sobre o Windows, bom, elas pararam na BIOS também, as duas, tanto a 2.0 quando uma 3.0.

 

, obrigado amigo. Pois é, estou na suspeita do PCH. O negócio estranho é que o Windows acusa também o chip da NVidia ter problema.

 

Nessa não sei se o problema é no chip da Nvidia que tá influenciando no PCH, se é no PCH que está influenciando no chip da Nvidia, se é os dois ou é algum outro C.I. Além de que não tinha visto ainda um PCH para "parcialmente queimado" (Pensei que quando dava pau ele ia pro espaço de vez, mas o note liga, só que algumas coisas pararam). A minha "luta" é saber com certeza qual o(s) problemas pra passar pro cliente, pois este quer que eu resolva. Até já conversei com ele e ele disse que podia trocar o PCH se resolvesse, que ele assumia o gasto.

 

O problema é, e se não for o PCH ou for algo além do PCH? Vou ter que comprar um PCH novo (não tenho sucata, aliás, pelo indicação de onde encontrar sucatas de chips como este), mandar pra alguém pra fazer o Reballing e no fim não funcionar. Aí eu vou ter que arcar com um prejuízo tamanho por causa bendito teclado e continuar nas tentativas até achar o problema.

 

No fim, eu preciso descobrir se este bendito PCH é o causador de tudo pra terceirizar o serviço. Fico muito agradecido pelas dicas dos colegas e irei postar as novidades a medida que eu for avançando no caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito entao que voce tenha 2 defeitos, se tem todas tensoes nao tem outra coisa pra ser vai ser o PCH, a unica coisa que vc tem que conferir ai nessa placa se vc tem um chip separado para controle das usb 3.0, ele pode estar com defeito causando este problemas, mas teoricamente as 2.0 funcionaria, e bem provavel que vc tenha um defeito em chip dedicado, o ideal e substituir primeiro a pch e depois de solucionado as ubs que voce vai veriicar esse nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, atualizando o tópico e ainda pedindo ajuda.

 

Consegui consertar o jack das USB. Depois de apanhar um bocado achei uma bobina aberta que enviava o data + / - pra porta. Troquei e funcionou beleza.

 

Porém ainda estou com problemas na porta eSATA / USB. Ela tem a tensão de 5v. Porém, onde seria o Data +/- está saindo 3.3v (enquanto que nas outras USB's é de 1.2 aproximadamente).

 

Se eu coloco o celular carrega normalmente. Porém, quando eu coloco um dispositivo que "troca" informação com o sistema, como um mouse ou um pen drive, nada funciona. O mouse no caso acende o infra e apaga quase que instantaneamente, como se cortasse a tensão.

 

Tenho apanhado do esquema e não descobri nada até o momento. Depois de resolver o problema das USB 3.0, deixei de acreditar que o problema era o PCH. Se alguém tiver alguma ideia, fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bom dia, Pocurei uma solução aqui no forum para o meu problema com o Dell XPS L502x -

Problem: Apenas uma USB 3.0 não funciona (Não Reconhece o que conecto). Não é drive, já rodei um LIVE CD com linux e com Windows 7, Formatei a maquina e estou usando Windows 10. As outras USBs funcionam, apenas uma que não.

 

Tenho tensão de 5V04 em TODAS as 3 USBs.

 

Quando conecto um HD Externo, nas 02 USBs que funcionam tenho uma variação de consumo Inicial de:

0.37A,  0.47A, 0.42A, 0.51A, 0.39A, 0.33A. (Iniciando o reconhecimento o dispositivo).

4v95, 4v92, 4v97, 4v94, 4v97.

 

Depois o consumo estabiliza em:

0.16A, 0.17A. (Dispositivo reconhecido, mas sem uso)

5V00, 5V01

 

Quando mando ejetar, o consumo estabiliza em:

0.07A

5.V03

 

AGORA VAMOS PARA A USB COM DEFEITO:

 

Quando conecto um HD Externo, na USB que NÃO reconhece o dispositivo tenho uma variação de consumo Inicial de:

0.31A,  0.29A, 0.14A, 0.12A. ( O Dispositivo NÃO É RECONHECIDO).

4v97, 4v98, 4v95, 5v01.

 

Depois o consumo estabiliza em:

0.12A. (Dispositivo NÃO É reconhecido)

5V01

 

 

NÃO TENHO A OPÇÃO de mandar ejetar.

 

***********************************************************

 

Achava que o problema era na Placa Usb 3.0 Notebook Dell Xps L501x L502x P/n 0grwm0.

Comprei ela junto com o cabo flat no ML, fiz a substituição, mas o problema não foi resolvido.

O Estranho que essa placa tem 02 USBs a que não funciona é a lateral(proxima a saida do cooler), a outra funciona normalmente (junto ao conector de energia). Da mesma forma que a UBS 2.0/eSata (proxima as saidas de fone de ouvido) funciona normal.

 

Acredito que o problema possa ser um RESISTOR (algum de proteção) não sei...

Olhei o esquema elétrico mas não consegui acha-lo.

 

Pesso a ajuda de vcs para primeiro saber se o meu diagnostico esta correto e se seria realmente esse o problema da minha USB. E se pudem me informar a pag e qual o componente com problema.

 

Muito Obrigado!

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...