Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Samsung Np300e4c-ad2br / Scala3-14crv rev:1.2 / Reinicia em loop durante boot

Avalie este tópico:


Raniere T.I.

Posts em destaque

Olá.

Estou com um Notebook Samsung modelo Np300e4c-ad2br, com placa-mãe Scala3-14crv rev:1.2 que está apresentando o seguinte problema: reinicia em loop durante boot.

 

Parece que estes notebooks da Samsung têm uma certa tendência a apresentar este problema. E parece também que há várias formas de resolver ele. No entanto, mesmo já tendo tentado todas as formas possível que conheço para resolver este problema, ainda não conseguir fazer o notebook seguir com o processo de boot e carregar o sistema.

A única coisa que me falta tentar fazer é a regravação da Bios.

Acontece que é a primeira vez que pego esta placa-mãe e, como não encontrei o esquema dela – só encontrei da versão 1.1 e esta que tenho aqui é 1.2 – não estou 100% seguro de que encontrei o chip da Bios.

Creio ser um com a seguinte inscrição: 25Q84BSIG – Segue uma foto em anexo. Mas como não encontrei um datasheet de um modelo exatamente como este, estou com este receio. Se este for mesmo o chip da Bios, imagino que ele seja equivalente a um "GigaDevice GD25Q80CSIG".

 

Bom, por hora eu gostaria somente de saber, de quem já tenha visto esta placa antes, se este chip destacado aí na foto é o chip da Bios desta placa-mãe. Alguém pode me ajudar?

5957b1e2b731d_Placa_me.jpg.afd2d84dcd56bfb8488792316205db20.jpg

5957b1e2c43fb_Placa_me_chip_em_destaque.jpg.e3880e47a832ea62774857d1324258a9.jpg

Chip.JPG.ee0027b4f82d6f9e632a2943f24220d1.JPG

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. Aparece o logotipo. Logo após, desliga e liga novamente. Fica preso neste processo.

Com um DVD de instalação do Windows no drive de DVD ele até tenta ler, e com isso demora um pouco mais para reiniciar, mas antes que a instalação do Windows se inicie, ele entra no possesso de loop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A retirada de componentes como HD e drive de DVD não surte efeito. A retirada da bateria da placa mãe ou usando os pontos de jumpeamento na placa mãe para resetar a Bios, nada funcionou. Tudo que conheço e pude pesquisar na internet, nada funcionou. Creio que agora somente uma atualização de Bios para resolver.

 

Ao que parece, esse comportamento é esperado nestes computadores que vem com sistema instalado "de fábrica". Há relatos de que a licença do sistema operacional estaria atrelada à Bios. Uma mudança no sistema, ou mudança de ou no HD, ou atualização do sistema; parece que estas coisas podem causar uma situação como esta. Parece ser um tipo de 'sistema anti modificação das características originais' do produto criado pelo fabricante do notebook junto da empresa que fornece o sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo a mudança do sistema para outro que não seja original, vai depender de uma configuração no próprio setup da máquina, pois não sendo feito isso vai justamente acontecer esse defeito de não  reconhecimento do HD, agora a Samsung é campeão de problemas relacionado a BIOS, eu recomendaria caso não esteja nada desconfigurado  no setup, a atualização da bios que realmente e de 64 logo  8.192kb.

Se lhe foi útil não esqueça da Joinha !!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, acredito que uma regravação da bios possa resolver este defeito.

 

Vc tem gravador de bios?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que foi algo assim mesmo que aconteceu, pois o cliente me disse ter formatado este notebook.

Obrigado pela resposta. Sim, Todos vão receber um joinha quando o tópico for encerrado.

ao startar a maquina e antes que ela reinicie, vc já conseguiu entrar no setup??? me lembro de uma vez que nao consegui instalar windows, pois foi preciso fazer alterações no setup...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que foi algo assim mesmo que aconteceu, pois o cliente me disse ter formatado este notebook.

Obrigado pela resposta. Sim, Todos vão receber um joinha quando o tópico for encerrado.

ao startar a maquina e antes que ela reinicie, vc já conseguiu entrar no setup??? me lembro de uma vez que nao consegui instalar windows, pois foi preciso fazer alterações no setup...

 

Não é possível entrar no setup. Parece que as teclas que poderiam ser usadas estão desativadas. F2 não Funciona; F4 (Reparo) não funciona; outras opções mais comuns, como Del, não funcionam. Opções estranhas (Espaço, como em alguns relatos na Internet) não funcionam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, para vc que já trabalha na área, é um bom investimento.

 

Aqui no fórum temos alguns arquivos para esta placa.

 

Por exemplo:

 

Estou lhe dando um joinha para vc baixar o arquivo, mas recomendo que só compre o item Download I na loja depois que já estiver com o gravador em mãos.

O item Download I tem prazo para expirar (7 dias). Após isso, precisará ter mais créditos para comprar outro item de download.

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, outro detalhe: Antes de regravar a bios, não esqueça de fazer um backup do arquivo original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, para vc que já trabalha na área, é um bom investimento.

 

Aqui no fórum temos alguns arquivos para esta placa.

 

Por exemplo:

 

Estou lhe dando um joinha para vc baixar o arquivo, mas recomendo que só compre o item Download I na loja depois que já estiver com o gravador em mãos.

O item Download I tem prazo para expirar (7 dias). Após isso, precisará ter mais créditos para comprar outro item de download.

 

, outro detalhe: Antes de regravar a bios, não esqueça de fazer um backup do arquivo original.

 

Obrigado . Vou ver este arquivo.

"O item Download I tem prazo para expirar (7 dias)." Você quer dizer com isso que após clicar no link, ele se mantém ativo por 7 dias?  Eu posso retornar a ele e pegar novamente o arquivo dentro deste prazo?

 

Sim, estou ciente que devo fazer um backup.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,

 

Depois de comprar o item Download I na loja, vc poderá baixar 2 arquivos por dia durante 7 dias.

 

Após este prazo, o item expira e vc precisará de mais créditos (joinhas) para comprar outros itens e fazer novos downloads.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
é possível que a bios esteja corrompida mesmo, mas como vc ainda nao tem o gravador, e estamos eliminando as coisa fáceis, vc ja tentou ligar com teclado usb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Isso não. É algo que posso/vou tentar... Mas não me vejo entusiasmado com esta possibilidade, pois as portas USB também parecem não estarem sendo acessadas como eu esperava, visto que não posso dar boot por um pendrive (apesar de uma coisa não ter a ver com a outra...).

Vou ver isso que você sugere e depois digo o que houve.

 

Pronto @dadosbh, já fiz o teste com teclado USB, mas também não entra no Setup. Creio que entendi o que você pensou: que o teclado do notebook estaria com defeito. Mas parece que não é isso. Aparenta estar bom.

Obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, ja peguei varios notebooks samsungs com esse bug, nessa situação eu formato o HD por um outro pc com UEFI, converto o hd para GPT e instalo o windows 8.1 UEFI, mas atenção, quando for formatar em outro notebook, tem que ser das mesmas marcas, (Processador) e geralmente são compativeis, outra coisa, quando for formatar, na segunda reinialização, quando ele vai concluir, vc tira o hd e termina a instalação no np300 que está em loop.

 

esses samsungs não não boot em hds sem sistemas UEFI e nem em pendrive, só desabilitando as funções no setup, tenta ai e me fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, ja peguei varios notebooks samsungs com esse bug, nessa situação eu formato o HD por um outro pc com UEFI, converto o hd para GPT e instalo o windows 8.1 UEFI, mas atenção, quando for formatar em outro notebook, tem que ser das mesmas marcas, (Processador) e geralmente são compativeis, outra coisa, quando for formatar, na segunda reinialização, quando ele vai concluir, vc tira o hd e termina a instalação no np300 que está em loop.

 

esses samsungs não não boot em hds sem sistemas UEFI e nem em pendrive, só desabilitando as funções no setup, tenta ai e me fala.

 

Boa dica

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. Já li sobre este procedimento do qual você fala.

Eu não tenho aqui outro computador com UEFI no momento, então, por hora não poderia fazer este teste.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal.
Estou retornando para dizer que o caso abordado por este tópico teve uma solução.
Como previsto, tive de fazer a regravação da BIOS para que o notebook desse boot. Em princípio usei a BIOS que estava no fórum, mesmo não sendo exatamente aquela que deveria ser usada com este notebook - a “Samsung 300e4c-ad5 Scala3-14crv rev:1.2 = NP300e4c-ad4br” - que antes ficava no seguinte endereço:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Agora não sei onde está, pois não consegui encontrar aqui neste novo fórum.

Após alguns testes decidi gravar a versão P04RAP (NP300E4C-AD2BR_P04RAP) por achar que seria a mais adequada para este modelo de notebook. É possível encontrar o arquivo .rom dela no 4shared. Vou tentar fazer o upload do arquivo que usei, que portanto, está testado e aprovado.

Gostaria de agradecer a todos que deram respostas neste tópico. Todos foram de ajuda. Tentei dar um joinha para cada um, mas não estou certo se receberam, pois este novo fórum parece meio confuso. Não tenho certeza se os joinhas estão funcionando como antes. Se alguém não recebeu, me avise que corrijo isso.

Link para BIOS que usei:

 

Editado: por Raniere T.I.
Adção de mais informação.
  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

@Raniere T.I. 

Peguei um desse (Samsung NP300E4C-AD2BR), faz 2 semanas que estou com ele, já fiz vários testes, troquei CI da Bios, regravei com essa versão disponibilizada aqui, e varias outras do fórum... o mesmo liga da imagem, acessa bios, mas desliga após alguns segundos. Com o HD ele começa a carregar o SO e desliga também... alguma sugestão dos amigos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 às 11:41, wallsbs disse:

@Raniere T.I. 

Peguei um desse (Samsung NP300E4C-AD2BR), faz 2 semanas que estou com ele, já fiz vários testes, troquei CI da Bios, regravei com essa versão disponibilizada aqui, e varias outras do fórum... o mesmo liga da imagem, acessa bios, mas desliga após alguns segundos. Com o HD ele começa a carregar o SO e desliga também... alguma sugestão dos amigos ?

Olá @wallsbs. Já faz um bom tempo que tive contato com esta placa, e, desde então não peguei mais nem uma com este problema. Não sei se posso te ajudar com este caso... mas, para você conseguir ajuda de forma mais rápida creio que é melhor você criar uma nova postagem com o seu problema em vez de pedir ajuda aqui neste post que está velho e que é de pouca visibilidade de acordo com a forma como o fórum funciona - postagens novas ficam em destaque na página inicial do fórum, onde mais pessoas podem ver.

Imagino que saiba como fazer uma postagem nova; procure descrever seu problema informando o que você já fez e colocando suas dúvidas. Se você me permitir, gostaria de acompanhar o seu caso. Para isso mencione a mim em seu post usando @ seguido do meu nome de usuário. Assim serei notificado da sua postagem.

 

Editado: por Raniere T.I.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/05/2022 às 11:41, wallsbs disse:

@Raniere T.I. 

Peguei um desse (Samsung NP300E4C-AD2BR), faz 2 semanas que estou com ele, já fiz vários testes, troquei CI da Bios, regravei com essa versão disponibilizada aqui, e varias outras do fórum... o mesmo liga da imagem, acessa bios, mas desliga após alguns segundos. Com o HD ele começa a carregar o SO e desliga também... alguma sugestão dos amigos ?

Abra um novo tópico referente ao seu problema para ter uma ajuda melhor, se tiver osciloscópio eu recomendaria verificar as fontes de alimentação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...