Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Azbox thunder eprom pino 8 sem tensao.

Avalie este tópico:


fire

Posts em destaque

Boa noite amigos do Fórum. venho pedir ajuda com este Azbox thunder onde não consegui identificar a possível falta de tensão na eprom pino 1. olha conforme foto abaixo o que consegui ver de anormal foi dois resistores onde um esta interligado ao pino 8 e outro ao pino 1. o do pino 8 tem os 3,3v nas duas extremidades e o do pino 1 tem 3,3v em uma extremidade e a outra 0,01v. será que a falta de tensão do pino 1 possa ser este resistor onde que a trilha deste segue direto para o processador. Estou com 3 thunder com o mesmo problema, onde que os relatos dos clientes aconteceu de não ligar após efetuar a ultima atualização deles depois de transformado em S1008.

thunder.jpg.07d5bee65da02bef0ec68fd2a2bf8a71.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo experimente fazer essa ponte conforme imagem!!!!!
o fio a esquerda ligando corretamente esses pontos...

P8110071.JPG

 

 

Se não der certo faça o recovery dele.. eu sei que é chatão de fazer... 

recovery ligando duas das três soldas do aparelho em baixo ao mesmo tempo do pendrive
boa sorte camarada

Editado: por maddruga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei a explicação que talvez te ajude amigo...

]diferente do que a maria pensa e as vezes se salva gravando só a eprom, quando o problema esta na eprom, mas esse aparelho trabalha em conjunto com a memoria flash.
entao só com esse recovery funciona ( NAO É ATOA QUE COLOCARAM ATE O DESENHO DO SWITCH NA PLACA )
1 baixe o kit flash cleaner q vc acha facilmente na internet

2- Tire os 3 módulos plugáveis da parte de baixo do aparelho. Use uma chave de fenda pequena para destravar.
 
 
 
3- Tire os 4 parafusos da parte de baixo (retire as borrachas primeiro)
4- Abra devagar a caixa e retire a placa, não precisa fazer força nenhuma para isso, vá com calma.
5- Agora vamos soldar um botão qualquer tipo campainha (switch normal aberto) onde esta marcado na placa SW4. Podemos deixar definitivamente o switch nesse lugar se for o suficientemente pequeno para não atrapalhar depois de fechar novamente o aparelho e recolocar a placa, no fim do processo.
É recomendável mas não imprescindível usar um switch. Se não tiver pode soldar dois fios de 20 cm e fazer manualmente o contato.
 
FB_IMG_1435257578635.jpg
 
6- Pegue um pendrive de qualidade e formate em FAT32 (não usar Formatação rápida)
7- Depois de descompactar o Kit que você fez o download, copie o arquivo “Thunder_recover_su.rcu” para dentro da raiz (root) do pendrive.
8- Coloque o pendrive na porta frontal USB da placa do Thunder
 
 
 
9- Coloque o cabo serial do Thunder até o PC (o aparelho deve estar desligado)
10- Abra a pasta do Kit que baixou, procure o arquivo e inicie o programa "Serial debugging assistant sscom32.exe"
 
FB_IMG_1435257576332.jpg
11- Aperte o switch e mantenha pressionado ao mesmo tempo que liga o Thunder na fonte de alimentação (ou a fonte na rede 220v que é a mesma coisa).
12- Aguarde aparecer na tela do PC a mensagem “BUARTUSB” e só depois disso libere o switch (deixe de apertar o botão)
13- Aguarde o procedimento de zerado da flash (aproximadamente 2 minutos)
14- O processo termina com a mensagem “SPI BurnOverPlz Reset”
FB_IMG_1435257580531.jpg
 
15- Desligue da fonte, aguarde 5 segundos e volte a conetar o Thunder.
16- Recuperou seu aparelho? Então pode carregar a ultima firmware e atualizar. Se não recuperou repita novamente todo o procedimento 2 ou 3 vezes. Se não conseguir pode estar tendo outro problema na placa. Consulte um técnico.
 
 
DICAS CASO NÃO FUNCIONE:
1- Troque de pendrive (formate antes e nao deixe nenhum arquivo alem do recover).
De preferencia use um pendrive nao maior a 2 Gb
2- Use a USB frontal
3- Use um cabo Null (RS232) que esteja completamente certo que funciona em outros receptores
4- Nao use adaptadores USB- Serial..... use somente em computadores com porto serial verdadeiro.
5- Nao conete as antenas, nem os cabos de rede nem use a porta lateral para coolers ou outra coisa durante o processo.
6- O procedimento funciona perfeitamente em Win7 (nao foi testado ainda em Win8)
7- Volte a baixar o arquivo zipado do kit, (pode ter baixado bugado na primeira vez).
8- Tente usar outra fonte diferente, sempre de 12 volts ( a sua pode ter algum problema)
9- Use outro cabo null (RS232)
10- Use outro PC
11- Nao conete o HDMI nem use a saida de audio-video (nao precisa ter ligada a tv, somente o PC)
Editado: por maddruga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@maddruga ola amigo efetuei o recovery e deu certo o deco esta dando boot mas logo em seguida que se aparece a logo thunder ele desliga e boot novamente. pode observar que a tensão de 3,3v no pino 1 e no resitor no qual mostrei na foto acima que estava ausente retornou após o recovery mas como esta rebootando notei que assim que se liga a tensão cai novamente para 0,01v forçando o mesmo ao boot. Ai pessoal alguma dica que possa me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, fire disse:

@maddruga ola amigo efetuei o recovery e deu certo o deco esta dando boot mas logo em seguida que se aparece a logo thunder ele desliga e boot novamente. pode observar que a tensão de 3,3v no pino 1 e no resitor no qual mostrei na foto acima que estava ausente retornou após o recovery mas como esta rebootando notei que assim que se liga a tensão cai novamente para 0,01v forçando o mesmo ao boot. Ai pessoal alguma dica que possa me ajudar?

regravei a eprom novamente,  e o problema retorna com o resistor e o pino 1 da eprom com 0,01v. refiz o recovery e a tensão volta o normal ate dar o boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já experimentou trocar a eprom, será problema no chip ?? por que se a tensão volta ao fazer recovery me parece problema de software.. me parece,.... resolvi uns casos assim só co mrecovery, vamos esperar se a galera tem mais ideias... o thunder e o titan não adianta fazer gravacao da eprom na maioria das vezes, por que ele tem arquivos em outros lugares, na memoria flash 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, maddruga disse:

o thunder e o titan não adianta fazer gravacao da eprom na maioria das vezes, por que ele tem arquivos em outros lugares, na memoria flash 

não é que eu duvide de você, mas eu sempre regravei a memoria desses dois aparelhos e deram certinho. Pra falar a verdade eu só faço recovery quando é impossível fazer a gravação...

Já essa questão dos aparelhos ter arquivos em outro lugar... outro lugar onde?? Pois a spi flash que é usada pra gravar qualquer dados que necessitam de ser armazenada. A memória RAM é volátil (perde todos os dados nela contida ao tirar a alimentação dessa memória), portanto não existe essa possibilidade de gravar dados na RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eh por isso que esse nosso amigo de cima conseguiu.... a gravacao de eprom resolve quando o problema está só na eprom...

nao sei te dizer com certeza, mas já me disseram que vai coisas gravadas nas memorias eprom menores, tamanho 8... ( sop8)
quase nunca faço recoveres, só quando não tenho a imagem original, alguns com o dump de fabrica pra recovey funciona, tipo o superbox,
que tem 8 megas e mais alguns recoverys de fabrica... mas uma vez tava batendo cabeça com um titan, e um cara de outro site disse que resolveu com recovery,
e nao é que fiz o recovery e deu certo... e ja aconteceu com o thunder comigo...  coisa mais doida... tb não sei explicar, mas funciona kkkkkk
acho q vai algum tipo de informaçõ pra algum ci tamanho 8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo por costume fala eprom, porem eprom não existe nesses aparelhos... A memória usada neles são SPI FLASH.

Nessa memória tem um bloco oculto no qual chamamos de OTP. Esse bloco é gravado (em alguns modelos de aparelho) com os dados que servem para "proteger" o hardware e o software contra clonagem.

 

Se você trocar essa memória por uma outra que não tem esses dados gravados na otp o aparelho não vai funcionar nem com recovery...

 

Eu mesmo já perdi alguns aparelhos quando eu ainda era novato nessa área por ter trocado a memória deles... Pode ser o caso desse tópico, se a memória não for a original do aparelho com certeza vão ter problemas...

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sop8 é o encapsulamento do chip. O tamanho nesses casos são sop8 150mil ou sop8 200mil.

 

Ah, esqueci de mencionar, quando os dados da otp não batem com os dados que o firmware esperava geralmente tem-se um código de erro. Globalsat fera erro "signature fail", Azamerica gera erro "sw is wrong", azbox gera erro "Please burn the otp", duosat gera erro "perr"... 

 

A questão do tamanho do arquivo também não julga no fato de poder gravar direto na memória... O item mais importante é saber se o arquivo começa com o bootloader, senão o processador não inicia a leitura da memória e não gera os 3.3v do pino 1 da memória , que na realidade não se trata de 3v, no pino 1 tem pulsos que o processador envia para "ter permissão de leitura da memória SPI". A cada processo de leitura/escrita na memória é enviado um pulso no pino 1 da memória, medindo com multímetro convencional esses pulsos são lidos "arredondados" como se fosse uma tensão fixa.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, El Prem disse:

Todo mundo por costume fala eprom, porem eprom não existe nesses aparelhos... A memória usada neles são SPI FLASH.

Nessa memória tem um bloco oculto no qual chamamos de OTP. Esse bloco é gravado (em alguns modelos de aparelho) com os dados que servem para "proteger" o hardware e o software contra clonagem.

 

Se você trocar essa memória por uma outra que não tem esses dados gravados na otp o aparelho não vai funcionar nem com recovery...

 

Eu mesmo já perdi alguns aparelhos quando eu ainda era novato nessa área por ter trocado a memória deles... Pode ser o caso desse tópico, se a memória não for a original do aparelho com certeza vão ter problemas...

 

complicado em essa sistema de proteção(OTP) como irei saber qual tem este sistema de segurança? sabe dizer pra gente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os dois aparelhos em mãos, troca as memórias de um pro outro e vê se o defeito muda de aparelho.

 

Otp só lendo com gravador compatível pra saber se ela está gravada ou não.

Eu tenho os gravadores EZP2010, TL866, TNM5000, RT809H. Desses que citei só o tl866 que uso para ler e gravar otp. O rt809h até faz leitura/gravação, mas o arquivo de otp fica anexo ao arquivo da SPI, então complica pra fazer o processo de separação dos arquivos. Os outros dois gravadores não lê otp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, El Prem disse:

Com os dois aparelhos em mãos, troca as memórias de um pro outro e vê se o defeito muda de aparelho.

 

Otp só lendo com gravador compatível pra saber se ela está gravada ou não.

Eu tenho os gravadores EZP2010, TL866, TNM5000, RT809H. Desses que citei só o tl866 que uso para ler e gravar otp. O rt809h até faz leitura/gravação, mas o arquivo de otp fica anexo ao arquivo da SPI, então complica pra fazer o processo de separação dos arquivos. Os outros dois gravadores não lê otp.

como ainda sou amador e estou aprendendo com vcs eu só tenho a EZP2010. olha pelo o que pode observar no deco que o recovery deu certo ficou assim na eprom pino 1  0,01 2  0,00 3  3,25 4 0,00 5  0,00 6  0,00  7  3,25 8  3,28

e no outros dois que ficou rebootando ta dando alterações no pino 1 no resistor sempre que se liga a tensão altera 0,01 para 3,29 e reboota.E na realidade as tensões estava certas antes de efetuar o recovery. olha eu errado ai não sei de onde tirei que o pino 1 tinha que dar 3,3v. estas tensões da eprom pode mudar dependendo da placa e o sistema elétrico dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o thunder e o titan eu nao sei explicar o motivo, só achismo, só sei que já peguei aparelhos dos dois modelos, gravei epron e nao funcionou, tenho arquivos salvos de inumeras marcas backupiado aqui, e só com recovery deu certo e já teve casos de antes de regravar a " eprom ", eu pegar uma de um aparelho funcionando tirar dele e colocar no outro e nao funcionar e fazer recovery e funcionar... so com o thunder e titan passo por isso... e detesto fazer recovery que dá mais trabalho que gravar além de ser mais demorado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas lembrando que nao é sempre, na maioria dos casos funciona, aqui em floripa venderam muitos azbox entao aparece muito ,mas na maioria gravando o chip resolve... mas teve uns que só co mrecovery salvou.. o motivo reralmente não sei explicar, tanto que o do nosso amigo ai voltou, ja passei por isso, é brabo, e normalmente são os que foram transformados em 1008

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@maddruga vc tem razão eu estou com 2 thunder aqui, eu ja tinha gravado regravado de todas as maneiras a eprom e nada de vida nos receptores, so com o recovery que resolveu. eu eu achava que regravando a eprom resolvia 100% do problemas de arquivo corropindo em receptores  

Editado: por lucasreven
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...