Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Formatação em GPT

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa Noite

Trabalho com formatações do Notebooks, queria saber se nos notebooks novos com UEFI e com HD com menos de 2TB, se eu instalar o Sistema com o HD nos parâmetros GPT, surtirá alguma otimização no uso do sistema, ou seria exatamente a mesma coisa do que se eu instalar no formato MBR.

Estou pensando em instalar no modo GPT, por causa do Backup que o GPT tem, no caso de algum erro nos primeiros setores do HD. Existe mais pontos positivos efetivos?

 

outra coisa... seria certo dizer "os arquivos GPT ficam localizados nos primeiros 512 Bytes do HD, ou seja, no primeiro setor"

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, beleza?

Então, eu aconselho usar GPT sempre que a máquina comportar, ele é mais seguro e organizado, além de não ter a limitação de tamanho da partição.

Veja estas informações de m artigo da internet, elas são bastante interessantes:

 

Suporte para partições acima dos 2 TB (ou seja, 2^64 blocos, um máximo de 1 ZB). De referir que no Windows, devido ao sistema de ficheiros NTFS, este tamanho está limitado para 256TB

Apesar de poderem ser criadas um número ilimitado de partições, o GPT “apenas” suporta 128 partições primárias

Melhor estrutura/organização ao nível das partições

Possui mecanismos para detecção da dados e partições corrompidas

Aumenta a probabilidade de recuperação de dados, na existência de sectores do disco danificados, uma vez que tem um cabeçalho secundário (Secondary GPT Header) que funciona como backup da tabela de partições.

O campo Protective MBR funciona ao estilo do MBR, mas com suporte para 64 bits. Esta área funciona como como “mecanismo” de retro compatibilidade.

 

Diferença entre MBR e GPT em camadas:

 

 

 

Um abraço, espero ter ajudado!

mbr_thumb.jpg.c2c491ddf32ebae7d6ce23ac61956df3.jpg

gpt_00_thumb.jpg.a9678a1d3fac5bb5a468d4d3fc3d1381.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, não pense 2 vezes, se o UEFI estiver presente na MB, use GPT, ainda mais se o SO for windows 8.1 ou 10. O login fica muito mais rápido e vários recursos do Windows podem ser usados, como a restauração completa do sistema. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na GPT ela cria os endereçamentos de blocos lógicos (LBA) no lugar dos cilindros-cabeça-setor (CHS) que eram usados no MBR porém por motivos de compatibilidade ela mantém informações MBR no LB0, ficando o cabeçalho GPT no LB1 e demais, liberando geralmente o disco a partir do LB34 (64 bits) para os setores úteis propriamente ditos do disco!

Se quiser se aprofundar no assunto eu recomendo bastante a leitura, só buscar no google por "Tabela de partição GUID" e abra o site do Wikipédia referente, tem muita informação interessante lá sobre!

Abraços :)

 

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

se eu instalar o Sistema com o HD nos parâmetros GPT, surtirá alguma otimização no uso do sistema, ou seria exatamente a mesma coisa do que se eu instalar no formato MBR.

R - Os Windows 8.1 e 10. Instalados em GPT ficam com o boot muito mais rápido e melhora na segurança também.  Algumas máquinas mais novas tenho reparado que se formatar em MBR começa até dar problema, não reconhece o HD etc.

 

seria certo dizer "os arquivos GPT ficam localizados nos primeiros 512 Bytes do HD, ou seja, no primeiro setor"

R - Não quando vc converte um HD para GPT o HD todo é em GPT.

 

Todo PC com suporte para o GPT recomendo que seja formatado em GPT, fica melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...