Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não liga na casa do Cliente (Mistério)

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom Pessoal,

 

Estou aqui só para contar um caso que aconteceu comigo semana passada, tinha pego a maquina de um cliente para formatar, ao formatar verifiquei que o HD da maquina estava com defeito, fiz a troca do HD e a formatação, normalmente, a máquina estava perfeita, entreguei para o cliente, no outro dia ele voltou dizendo que a maquina funcionou apenas alguns minutos e reiniciou, após não ligou mais. Coloquei a maquina na bancada e liguei para verificar o problema, a maquina ligou normalmente, mostrei para ele a maquina ligada e devolvi. Logo após algumas horas o mesmo me ligou novamente, dizendo que dessa vez a maquina não estava nem dando sinal de vida, ou seja, não fazia nada ao apertar o power. Pedi pra que ele trouxesse novamente aqui na loja, e novamente a maquina ligou normalmente.

Perguntei se ele utilizava estabilizador, ele disse que sim, entreguei um estabilizador, pedi para ele colocar no lugar do dele, imaginando que o problema fosse esse, pois a maquina funcionava normalmente aqui na loja. Ele levou o estabilizador, e para meu espanto a maquina novamente não ligou.

 

Resolvi então ir até a casa do cliente para poder verificar se o mesmo não estava ligando nada errado, e para minha surpresa estava tudo certo. =/

 

Para tirar da duvida se o estabilizador novo e o dele estava com defeito liguei a maquina diretamente na tomada. BINGO!!! a maquina ligou, porém começava iniciar o windows e reiniciava, imaginei que de dando tentar ligar e desligar havia corrompido o sistema, trouxe para loja para reparar, porém chegando na loja a maquina ligou normalmente, resolvi então ligar a maquina com o estabilizador que trouxe da casa dele, e a maquina não ligou.

 

Toquei a fonte... a maquina ficou perfeita.

 

Agora a duvida... nas medições de tomada que fiz, na casa dele, direto na tomada estava com 120V, na saida do estabilizador, 112V e aqui na minha loja 127V.

 

Alguem já viu essa pequena diferença de tensão fazer com que uma fonte nem ligue?

 

A fonte realmente estava com defeito, mas essa diferença de 15V fazia com que a maquina ligasse normalmente ou nem ligasse.

 

muito estranho, a fonte está comigo para fazer alguns testes com ela.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Genesio, é estranho mas pode acontecer sim, duas coisas podem interferir nisso: Falta de aterramento que realmente funcione, que tenho no máximo 0,03v entre terra e neutro. Ou pode alguma outra coisa ligado na rede da casa do cliente dando retorno na rede. Se constatado que direto na rede sem o estabilizador funciona normal, aí com certeza o estabilizador está alterado, como você mediu saindo um pouco mais baixo a tensão. Alias estabilizador só serve pra transformar e ainda de forma inconfiável, melhor seria um nobreak, ou apenas um filtro de linha com fusíveis. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ja aconteceu  comigo em um computador positivo em que a fonte estava com um dos capacitores de alta com problema gerando instabilidade na fonte então como a voltagem do estabilizador era mais baixa o PC reiniciava constantemente. descobri trocando a fonte e depois procurando encontrar o porque que a outra não funcionava, encontrei o defeito no dobramento e troquei o capacitor e ficou ok. OBS o capacitor estava levemente estufado quase não dava pra perceber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, peça ao seu cliente para chamar um eletricista de confiança para verificar a instalação, com certeza é problema de instalação elétrica, a tensão está abaixo do normal e com ctz, caso esse micro funcione o mesmo irá ficar instável, provavelmente irá ficar reiniciando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A titulo de curiosidade:

 

Aqui na minha cidade a tensao é 220V. Acontece do cliente colocar a fonte em 220V e ligar num estabilizador que eh transformador. As vezes liga, funciona normal as vezes fica doido. Por isso que na OS a gente sempre anota que tensao ta a maquina pra devolver sempre na tensao que entrou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou do Litoral trabalhamos com 220V este problema é muito comum aqui .

existe varias possibilidades so testando para ter certeza de qual possibilidades

  * fonte com defeito (capacitores alterados principalmente)

  * estabilizador alterado ( como voce trocou nao dever ser )

  * Placa mae instalvel ( se a maquina é nova nao deve ser)

  * oxilacao de energia

  * neutro e fase invertidos , fio terra nao presente .

 

Mais voltando ao inicio vou pegar o primeiro problema que voce informou HD danificado este ja é uma dica do problema

possivelmente seu cliente tem problemas com energia , oxilacao intermitentes e provavelmente ele nao tem aterramento.

o ideal era voce fazer testes na tomada dele . importante medir nao somente o fase 110 mais o importante  é medir o neutro ele dever dar proximo de zero , no terra tambem ...

 

oque acontece com frequencia e de a tomada ter retorno de energia no neutro e passando essa carga para fonte, gabinete , placa mae e causando intabilidade geral . porisso voce liga na bancada (aterrada imagino) e volta a funcionar normal ...

quanto voce liga em uma tomada aterrada ele descarrega os componentes e volta a funcionar .

 

Caso esse for o problema do seu cliente aconselho ele a chamar um eletricista , porque o problema voltara acontecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de Problema está relacionado a fonte. Quando ocorrer, messa as tenões de saida dos pinos da fonte. Principalmente os fios laranja. 3.3v que é power good, se tiver abaixo de 3.1v a placa não liga a fonte. Existe uma tolerança em torno de de 10% na variação das tensões. portanto se ficar abaixo disso, todas as tensões baixarão, inclusive a de 12v, quando fica abaixo de 11v o HD não liga. Isso é muito comum em fontes nominal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sò por descargo, já vi parecido mas no final das contas a voltagem da fonte estava selecionada em 220V, e a tomada era 110V em alguns lugares até funciona em outros não.

 

Não estou dizendo que é este o caso, você já deve ter visto, mas já vi muita gente apanhando disso.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa variação de tensão que você mencionou é normal encontrar e não causa problema não, pois a fonte já é feita para receber essa variação na entrada, tanto pra mais quanto pra menos, já peguei um caso desses, testei item a item na casa do cliente e o problema estava no cabo, não passava a tensão correta, troquei o cabo da fonte e beleza na represa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre recomendo usar fontes de boa qualidade ao invés de fontes genéricas mais baratas, assim fico tranquilo com relação a eventuais problemas futuros, pois as fontes de qualidade dispensam o uso de estabilizadores, se muito o uso de um bom nobreak para eventual falta de energia e olhe lá, pois dependendoda fonte tmb não é recomendável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa semana algumas máquinas da marca positivo com fonte automática apresentaram esse problema. Descobri que fazendo atualização no BIOS o problema foi resolvido!

Lembrando que já havia verificado os possíveis problemas:

- fonte com defeito (capacitores alterados principalmente)

- estabilizador alterado

- oscilação de energia

- neutro e fase invertidos e fio terra não presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão de diferença na voltagem de sua bancada e casa do cliente e normal e não causa o tal problema.

 

Chegou  a verificar a tomada ou o cabo de força do pc se não estão com mal contato? Caso positivo pode ser isto inclusive que danificou o hd anterior, sempre que pego uma maquina e diagnostico problema no hd solicito que o cliente verifique sua tomada elétrica.

 

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Eu SEMPRE testo exaustivamente todo o PC antes de mandar orçamento (até por isso o serviço custa mais). Isso implica testar fontes sob consumo elevado, "burn-in".

 

Se tiver um osciloscópio, melhor, analisa regulação de TODAS as fontes do PC sob stresse, no mínimo um multímetro.

 

Abraço

 

Márcio Campos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Variação de tensão é bastante frequente na rede elétrica. Alguns aparelhos vem com especificações do tipo: 110 a 127 volts. Isso quer dizer que ele funciona dentro desse limite de tensão.

Quanto a questão da fonte, o que pode ter acontecido é o seguinte: para que a placa mãe funcione é necessário uma tensão chamada de "power good". Essa tensão é encontrada na fonte e sem ela a MB não liga. Mesmo que todas as outras tensões da fonte estejam boas, se não houver a tensão "power good" a placa não vai startar.

Alguns componentes nos dão muito trabalho quando não estão danificados completamente e funcionam intermitentemente, quer dizer, ora funciona, ora não. Esses são os piores casos para nós, técnicos. O melhor é quando já pára de vez e aí fica fácil dizer qual o problema.

 

Obs: caso minha a resposta lhe seja útil, não esqueça do "joinha". Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuta que é macumba amigo kkkk... Realmente acontece e isso não é só com você não parceiro já peguei maquinas que nem Pai de Santo conseguia desvendar o mistério, mais como já foi dito ai em cima o problema provavelmente vai estar sim relacionado a fonte, fale com seu cliente e veja a questão de colocar uma fonte real e claro para que ele verifique junto a um eletricista a tensão da tomada pra ver se estar tudo certo, no caso aconselho uma fonte real pois ela vai dar uma estabilidade melhor para o PC podendo assim resolver o problema da voltagem baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...