Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Netbook Acer Aspire 1410 - DA0ZH7MB8C0 REV.C - Não liga

Avalie este tópico:


XkawagataX

Posts em destaque

Boa Noite!!!

 Galera estou com esse notebook na bancada com o seguinte problema: Ele não dá sinal de vida nem com o carregador plugado, nem na bateria. Eu desmontei e fiz as medições preliminares e encontrei todas as tensões, 3v, 5v, 3.3v no power, 3.3v na bios. O problema é que quando pressiono o botão power todas as tensões caem menos os 19v. Em nenhum momento a placa está matando a tensão do carregador mas as outras tensões todas caem quando pressiono o botão de ligar. E mais um detalhe nenhum led acende nem mesmo quando pressiono o botão de power. Eu verifiquei algumas dicas sobre essa placa no fórum antigo mais nenhum surtiu efeito para mim. Alguém com mais experiência poderia me dar uma luz?

 

segue link do esquema

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, CJ disse:

@XkawagataX , é provável que haja curto em alguma fonte secundária. Da uma olhada se não tem curto na linha de alimentação das USBs, no CI da rede, na linha do Vcore.

pensei em verificar injetando tensão nas bobinas de 3v e 5v mais como não tenho uma fonte de bancada onde possa setar a corrente que queria uma ajuda dos colegas. A fonte que possuo é uma feita com o lm317 e outra um pouco mais bruta de 5a feita com tip 35 e transformador 12v. O problema como falei é que não tenho como setar a corrente isso pode prejudicar mais algum componente. Como eu poderia testar com essas duas fontes que possuo sem danificar mais componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite amigo verifica se o ci controlador de rede nao esta aquecendo muito tive um caso aqui desse modelo resolvi removendo o ci de rede como não encontrei outro para substituir e também ja avia mexido em outra assistência resolvi vender uma placa de rede usb para o cliente e deixar sem o ci de rede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, infor souza disse:

boa noite amigo verifica se o ci controlador de rede nao esta aquecendo muito tive um caso aqui desse modelo resolvi removendo o ci de rede como não encontrei outro para substituir e também ja avia mexido em outra assistência resolvi vender uma placa de rede usb para o cliente e deixar sem o ci de rede

Vou verificar novamente, mas a primeira vista não encontrei nenhum ci aquecendo, nem mesmo quando derruba a tensão após pressionar o power.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Se tem tensão até o botão power isso quer dizer que o provável curto não está na linha dos 3 ou 5v, mas pode estar na linha que alimenta as memórias, ou mesmo na linha do processador, e como sabemos essa tensões só surgem após o start da placa.

Então Gilson eu verifiquei as linhas de 3v e 5v e não tem curto (verificação feita com a fonte e a lâmpada em série) eu vou verificar a linha do processador e das memórias injetando tensão nas respectivas bobinas. Só estou com uma dúvida: como foi dito acima minha fonte é de fabricação caseira e a tensão mínima dela é de 1.3v. Se eu injetar essa tensão na linha do processador essa diferença de 0,2v pode danificar os componentes desta linha? caso sim se eu adicionar um resistor para diminuir essa tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não precisa necessariamente injetar tensão para detectar esse curto. Veja quais as bobinas estão ligadas ao vcore e teste para ver se a resistência está apenas baixa ou se tem curto. Lembre-se de usar a escala de 200 ohms, já que o multímetro poderá bipar por ter uma resistência bem baixa. A memória ram tem uma tensão de vdd e outra de vtt. Aconselho também a verificar o pwm em todos os seus pinos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

Você não precisa necessariamente injetar tensão para detectar esse curto. Veja quais as bobinas estão ligadas ao vcore e teste para ver se a resistência está apenas baixa ou se tem curto. Lembre-se de usar a escala de 200 ohms, já que o multímetro poderá bipar por ter uma resistência bem baixa. A memória ram tem uma tensão de vdd e outra de vtt. Aconselho também a verificar o pwm em todos os seus pinos. 

Farei essa verificação amanhã e postarei o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2017 às 22:38, Gilson Macedo disse:

Você não precisa necessariamente injetar tensão para detectar esse curto. Veja quais as bobinas estão ligadas ao vcore e teste para ver se a resistência está apenas baixa ou se tem curto. Lembre-se de usar a escala de 200 ohms, já que o multímetro poderá bipar por ter uma resistência bem baixa. A memória ram tem uma tensão de vdd e outra de vtt. Aconselho também a verificar o pwm em todos os seus pinos. 

Estou com resistência de 38,5 ohms na PL7 e de 20,8 na PL8. Sendo a PL7 a bobina de vcore. Quanto a tensão das memórias não sei como medir pois elas deveriam existir após o start da placa, coisa essa que não está acontecendo. 

AS tensões do pwm  RT8206B são:

Pino 1: 0v              Pino 13: 3.3v          Pino 26:  3.3v

Pino 2: 0v              Pino 14: 5v              Pino 27: 5v

Pino 3: 5v              Pino 15: 5v              Pino 28: 3.3v

Pnio 4: 8.7v          Pino 16: 5v              Pino 29: 0v

Pino 5: 0v             Pino 17: 10.1v        Pino 30: 3.3v

Pino 6: 19v           Pino 18: 0v             Pino 31: 1v

Pino 7: 5v             Pino 19: 5v             Pino 32: 5v

Pino 8: 0v             Pino 20: 0v

Pino 9: 5v             Pino 21: 0v

Pino 10: 5v           Pino 22,23 : 0v

Pino 11: 0v           Pino 24: 8.4v

Pino 12: 0.8v       Pino 25: 3.3v

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem um problema no RT8206. Veja que falta a tensão REF que é VREF, uma tensão de referência para dizer ao componente que está tudo certo. Pino 5 e 8 também deveria ter tensão. Comece verificando se esse componente não está em curto em algum pino. Outros componentes que podem dar defeito são os mosfets, então teste os 2 componentes.

obs: pino 2 também deveria ter tensão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2017 às 22:35, Gilson Macedo disse:

Você tem um problema no RT8206. Veja que falta a tensão REF que é VREF, uma tensão de referência para dizer ao componente que está tudo certo. Pino 5 e 8 também deveria ter tensão. Comece verificando se esse componente não está em curto em algum pino. Outros componentes que podem dar defeito são os mosfets, então teste os 2 componentes.

obs: pino 2 também deveria ter tensão

Gilson verifiquei e encontrei curto no pino 8 do RT8206B, vou verificar se existe algum capacitor em curto nessa linha e posto o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 09/07/2017 às 22:35, Gilson Macedo disse:

Você tem um problema no RT8206. Veja que falta a tensão REF que é VREF, uma tensão de referência para dizer ao componente que está tudo certo. Pino 5 e 8 também deveria ter tensão. Comece verificando se esse componente não está em curto em algum pino. Outros componentes que podem dar defeito são os mosfets, então teste os 2 componentes.

obs: pino 2 também deveria ter tensão

bom dia. finalmente chegou o pwm, eu substitui mais continua com o mesmo problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/07/2017 às 22:35, Gilson Macedo disse:

Você tem um problema no RT8206. Veja que falta a tensão REF que é VREF, uma tensão de referência para dizer ao componente que está tudo certo. Pino 5 e 8 também deveria ter tensão. Comece verificando se esse componente não está em curto em algum pino. Outros componentes que podem dar defeito são os mosfets, então teste os 2 componentes.

obs: pino 2 também deveria ter tensão

Gilson após a substituição do rt8206b as tensões do pino 1 (2v) e do pino 5 (1,5~3,3v) estão presentes porém a do pino 8 ainda não surgiu e a placa continua na mesma (quando pressionado o botão power zera todas as tensões).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...