Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo G470 (PIWG1 LA-6759P Rev.1.0) - Só liga na bateria.

Avalie este tópico:


FantomBr

Posts em destaque

Olá pessoal, estou com um Lenovo G470 (PIWG1 LA-6759P Rev.1.0) que 99% das vezes só liga com a bateria. Seu eu conecto o carregador ele não liga (não acende led nenhum). Se ele ficar parado por um tempo costuma ligar com o carregador e funciona normal, carrega a bateria, tudo normal, mas se eu desligar e tentar ligar denovo, ele não dá nada, a partir daí só funciona desconectando o carregador (só na bateria). Alguém poderia me ajudar? Obrigado!

Editado: por LEONTEC
Sem feedback do autor do tópico.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FantomBr seu tópico foi movido para a área correta »

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o defeito é intermitente, a causa tende a ser mau contato.Eu utilizo uma escova de dentes e alcool isopropílico para uma limpeza da placa, depois um tempo na estufa e verifico solda fria na lupa ou microscópio, fazendo ressoldagem na placa.

OBS: altere o título do seu tópico conforme orientação do hds-tec para manter a boa organização do forum.

Editado: por ricdeldebbio
+ orientações.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • FantomBr alterou o título para Lenovo G470 (PIWG1 LA-6759P Rev.1.0) - Só liga na bateria.

Obrigado @hds-tec @ricdeldebbio @lucasdeliima10. Penso que agora o título está correto (me desculpem, vou aprendendo aqui).

Então ricdeldebbio, o defeito é intermitente porque às vezes funciona normalmente. Vou procurar por solda fria aqui. 

Anexo imagens da situação atual da placa.

BAT.jpg

IMG_20170705_012820.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FantomBr so por desencargo de consciência ja trocou o carregador? 

se sim, faz o seguinte, mede a tensão nesse PQ303 quando ele ligar no carregador ver se a tensão passa desse PQ303, se passar provavelmente é ele.

Se tiver o esquema elétrico seria bem melhor

Editado: por lucasdeliima10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @lucasdeliima10 testei com outro carregador mas não funcionou. Então... achei estranho esse PQ303 não passar tensão nenhuma para o outro lado, e é exatamente para onde deveria ir tensão para carregar a bateria e também para essa outra trilha que chega nessa bobina PL301 e outros. 

Vou deixar a placa mãe desconectada do carregador por um tempo e tentar ligá-la amanhã para medir o PQ303.

Não encontrei o esquema elétrico ainda (vou continuar procurando).

Obrigado.

PL301.jpg

Editado: por FantomBr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz um outro teste aqui que não havia feito antes com a placa mãe na bancada:

Como o notebook só liga na bateria, montei o hd na placa mãe e a liguei em um monitor externo. Encaixei a bateria e liguei a placa mãe. Blz, ligou e iniciou normalmente o windows, após isso liguei o carregador e não ocorreu nada além do normal ( apareceu o ícone da bateria com o carregador e carregou normalmente.

Ainda com tudo ligado, medi o PQ303 e aí sim, de um lado entrando os 19 e 20v e do outro lado saindo os 12v para a bateria e bobina PL301 e outros.

Ainda com tudo ligado, retirei a bateria e continuou tudo funcionando normalmente, porém o PQ303 parou de mandar os 12v para a bateria e outros. Assim como o @everaldo designer disse (os 12 só aparece com a bateria).

Após eu desligar a placa mãe pelo windows, o problema continua é claro (placa mãe não liga com o carregador conectado).

O que vocês acham? Obrigado.

 

IMG_20170706_004751.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, brunorivera disse:

Bom, vamos recapitular. 

1º O note liga apenas com a bateria e quando ligado se retirar a bateria ele se mantém ligado no carregador né?

2º Esquema da placa você tem?

3º Dá pra medir os mosfets de entrada por favor?

4º PQ303 qual é a referência do mosfet?

 

Olá @brunorivera tudo bem?

1º Sim, correto.

2º Consegui agora a pouco o esquema da placa, porém ainda não sei lê-los (estou vendo uns videos para aprender).

3º Quais são os mosfets de entrada? Desculpe, ainda sou leigo (mas quero aprender, estou estudando aqui).

4º Segundo o que consegui ver no esquema na página CHARGER, o PQ303 é um AO4407.

Anexo o esquema que tenho aqui. Está correto?

OBRIGADO.

ref esquema.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ElianLaptop disse:

quais tensões em pu301 com fonte conectada amigao?

Boa noite @ElianLaptop, segue as tensões do PU301:  Pino 1(4.9v), pino 2(1.3v), pino 8(2.2v), pino 15(4.9v), pino 16(4.9v), pino 19(20.2v), pino 20(20.2v), pino 24(19.8v).

PU301.jpg

PU301.jpg

Editado: por FantomBr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

O pq303 não tem defeito. Deve ser observado o pu301. No pino 7 desse pwm sai um sinal chamado ADP_I dizendo ao sio que o adaptador está conectado. Veja se no pino 127 do sio (U31) tem essa tensão de ACIN.

Boa noite @Gilson Macedo. O pino 127 do sio está medindo 2.8v. Estou medindo com a placa desligada e apenas o carregador conectado. 

Obs: No pino 7 do PU301 não tem tensão nenhuma, você viu? (Esse sinal que referiu acima seria uma tensão?).

Desculpe qualquer burrice aqui.

Obrigado.

Editado: por FantomBr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, dúvida é apenas dúvida, e não burrice. Não se preocupe, pode perguntar a vontade. Vejo que tem vontade de aprender, e isso é bom. Há alguns anos atrás eu também tinha essas mesmas dúvidas. As vezes eu uso o termo "sinal" pode ser uma comunicação entre o pwm e o sio, mas esse sinal é uma tensão sim. Verifica se o capacitor pc315 não está em curto. Pelo que vi na resposta anterior ele está sendo alimentado, mas veja também o pino 3 que deve habilitar o pwm. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, paulonegreiros disse:

Acho que você mediu os pinos errado amigo! 

Você disse que tem 19.8V no pino 13, pino 13 é GND. 

Passe pra gente as tensões nos pinos 3, 24, e 15 do CI.

 

@paulonegreiros, inverti a sequência mesmo. Vou corrigir agora a informação. Me desculpe, obrigado.

 

Pino 3 - (0.0v)

Pino 15 - (4.9v)

Pino 24 - (19.4v)

 

Editado: por FantomBr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, fiz uma lambança aqui:

Enquanto eu media as tensões do PU301, numa fração de segundo a ponta de prova raspou entre o pino 24 e o 23 e sapecou esse componente aí (é um resistor?Tinha o número 100 em cima). E agora a placa liga mas não dá video no monitor. Que triste! O que faço agora? (tenho uma placa velha aqui do Lenovo PAW10 LA-7011P). Consigo outro desse nela?

IMG_20170707_005305.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @brunorivera, obrigado pela força. Então,... medi esse resistor que sapecou (inclusive deu até uma trinca em cima dele) e mediu 650ohm (mas está oscilando as vezes sobe para 3.165k, acho que ele tá zuado mesmo). (Com o carregador conectado, meço a tensão (entra 19.8v e oscila a saída entre 14v até 19v).

Medi um outro resistor numa placa velha que tenho aqui Lenovo PAW10 LA-7011P. Imagino que seja o mesmo, mediu 10.1ohm.

Vou postar a foto da placa velha aqui. Realmente é o mesmo resistor? Poderia usá-lo para substituir o que estraguei?

Vou postar a foto do esquema que estou usando. Qual seria esse resistor nesse esquema?

Muito obrigado. Vlw pela paciência.

Placa sucata.jpg

Esc resistor.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Gilson Macedo disse:

Colega, dúvida é apenas dúvida, e não burrice. Não se preocupe, pode perguntar a vontade. Vejo que tem vontade de aprender, e isso é bom. Há alguns anos atrás eu também tinha essas mesmas dúvidas. As vezes eu uso o termo "sinal" pode ser uma comunicação entre o pwm e o sio, mas esse sinal é uma tensão sim. Verifica se o capacitor pc315 não está em curto. Pelo que vi na resposta anterior ele está sendo alimentado, mas veja também o pino 3 que deve habilitar o pwm. 

Olá @Gilson Macedo, boa noite. Agradeço o incentivo. Estou tentando resolver um erro que cometi aqui em estragar um resistor próximo ao PU301. Assim que conseguir vou seguir sua dica. Inclusive não encontrei o capacitor PC315( procurei na placa inteira. Pode acontecer de não estar impresso na placa o indicador PC315 ?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...