Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Acer E1 572 - V5WE2 LA-9532P - Não liga e pisca LED

Avalie este tópico:


Alberto Rosa

Posts em destaque

Prezados colegas, entrou esse note com o sintoma de não ligar. O que ocorre é piscar simultaneamente os leds 6 (laranja) e 7 (azul).

Na fonte assimétrica não tem consumo neste estágio. Tenho os 5 e 3,3V awl.

Nas buscas que fiz aqui, encontrei um caso semelhante nos casos resolvidos mas, como não tenho acesso, apelo aos nobres por aqui.

Informo que o processador é soldado na placa o que me limita a esse teste de troca.

 

Editado: por ALR Cartucharia Alr
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava vendo minha lista de postagem e já devolvi um equipamento igual, não com o mesmo problema mas, esse note é enjoado de resolver.

Alguém teria uma BIOS pra esse modelo que eu possa confiar ?  Baixei uma mas não tenho certeza dela pois não tinha nenhum comentário.

Segue o erro anexo.

Grato desde já.

IMG_0712.gif

Editado: por ALR Cartucharia Alr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, SpinNNN disse:

Boas, que aconteceu ao notebook? derrame de liquidos? 'deixou de ligar do nada?? 

é assim tente esta bios!  

essa board tem outra bios de 128kb que está no super I/O. essa ja é mais dificil de programar.. mas tente essa! 

 

 

@SpinNNN vou tentar mais essa BIOS então. Se tiver que gravar essa BIOS no SIO vou ter que devolver, não tenho o gravador de SIO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Marcelo Galtarossa disse:

Voce ja aferiu as tensoes apos pressionar o power, observou se gerou alguma fonte secundaria .

@Marcelo Galtarossa Quando plugo o carregador, ele já levanta piscando os 2 leds. Nessa situação eu encontro os 3 e 5 V. Na BIOS não tem nenhuma tensão. Era pra ter +3vs no pino 8. Não consegui localizar onde surge essa tensão. O equipamento entrou pra mim com bastante zinabre no primário, limpei bem e fui pro microscópio pra ver se achava alguma coisa. Visivelmente nenhum componente queimado ou trilha aberta. Injetei 3v no pino 8 da bios o led de liga estabilizou, ou seja, está faltando essa tensão ao meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro essa placa é chata mesmo.

Quem libera 3vs para ela é o U11 logo abaixo do slot de memória da direita.

Ele deveria ter 3v nos pinos 1 e 2

deveria ter 5v nos pinos 4,6,7.

E SUSP# deveria chegar nos pinos 3 e 5, habilitando o funcionamento dele. Tem casos em que o defeito está nele mesmo, mas as vezes é só mal contato e re-soldar resolve o problema, mas tem casos piores, se você abrir o jumper j5 logo ao lado esquerdo do processador e as tensões VS surgirem o defeito vai estar na região do processador, pode ser solda fria mas eu tentei em várias e apenas 1 voltou com reballing as demais seria necessário trocar e como estes processadores custam caro até na china nunca nenhum cliente aprovou heahuaeuhaehuae.

Então se abrindo J5 voltar parta para o reballing como diagnóstico, se não voltar melhor pois ai pode ser só o u11 com defeito ou mal soldado ou algum outro curto mais fácil de resolver.

Relativo a ec bios que fica dentro do kbc, essa placa aceita um "reset", basta remover o ci da bios e a pilha da placa mãe, esperar uns 30 segundos, ai conecta o carregador (sem bios e sem pilha) ai ligar a placa e esperar com ela ligada mais ou menos 2 minutos. Desliga o carregador coloca a bios e a pilha, plugue o carregador, ligue a placa e espere mais 2 minutos.

Geralmente com este procedimento acima o kb9012 volta a funcionar como deveria.

Quanto aos 3vs e 5vs podes para teste fazer jumpers dos pinos 1+2 para 13+14 e dos pinos 6+7 para 8+9 para simular o surgimento destas tensões, só verifique antes de fazer isso se não há curto em relação ao terra nos pontos de ligação (13+14, e 8+9).

Boa sorte.

Editado: por Neo
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta tensao que e suspend que vai para o BIOS apos pressionar o start e gerada no U11 ( CI de transferencia das ALWS de +3V  e   +5V, se nao chegar no BIOS a tensao de +3V no pino 8 verifique se este CI esta funcionando , veja na folha 31 do esquema seu funcioanamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Marcelo Galtarossa disse:

Esta tensao que e suspend que vai para o BIOS apos pressionar o start e gerada no U11 ( CI de transferencia das ALWS de +3V  e   +5V, se nao chegar no BIOS a tensao de +3V no pino 8 verifique se este CI esta funcionando , veja na folha 31 do esquema seu funcioanamento.

@Marcelo Galtarossa Perfeito farei essa análise amigo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumo:

Foi aberto o J5 e o defeito persiste.

Parti pra ressolda do U11, mesma coisa;

Injetei 3v no J36, apresentou um curto. Abri ele e injetei 3v no lado do U11, apareceu um curto e esquentou o U11.

Injetei 3v no lado de fora do J36 e apresentou curto também e esquentou o processador com J5 aberto e fechado.

Só não fiz o teste de jump dos pinos  1+2 para 13+14 e 6+7 para 8+9, ja verifiquei e não tem curto neles (faltou tempo kkk)

 

O que me diz @Neo ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara do jeito que está essa sua placa eu nunca peguei nenhuma, mas o j5 alimenta a parte do pch embutido no processador com 3vs, nada impede que seu defeito esteja em outro ponto que é alimentado por 3vs.

Faça o seguinte, abra j36 e j37 ligue o carregador e de start pra ver se aparecem os 3.3vs e 5vs, se não aparecerem teremos defeito por ali a ser resolvido antes de mais nada, verifique se SUSP# está aparecendo.

Ter consumo não quer dizer que tem curto nesta parte do circuito já que 3vs alimenta bastante coisa na placa, curto neste caso precisa ser verificado com multímetro na escala de resistência em relação ao terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...