Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Dell Inspiron 5547 / Placa LA-B012P - Quando HD está presente não dá vídeo

Avalie este tópico:


agardim

Posts em destaque

Olá a todos!

Estou aqui com um dos casos mais bizarros que peguei este ano.

Trata-se de um Dell Inspiron 5547 / Placa LA-B012P.

Se ligar ele SEM HD, ele liga normal, funciona normal, dá até para bootar algum sistema via pendrive por exemplo.

Porém se o HD está conectado na placa, o notebook liga e não dá imagem na tela. E para desligar a placa, é preciso segurar o power apertado alguns segundos (indicando que realmente a placa fica "travada").

Testes que foram feitos / coisas que já sei:

- O HD e o cabo estão bons. Tenho um notebook igual funcionando e fiz o teste.

- O circuito chamado de "SATA Rediver" que é como se fosse um amplificador de sinal que fica entre a conexão do HD e do chipset (que no caso é o próprio processador i7 de 4a geração), e que é composto por um chip (PS8520) juntamente com alguns capacitores e resistores, foi INTEIRO trocado da placa boa para a placa ruim. O resultado é que a placa boa continua boa, e a ruim continua ruim. Com isso eu eliminei a possibilidade de ser TUDO o que tem entre o HD e o chip (processador).

- A BIOS foi invertida com a placa boa, e mais uma vez nada mudou.

- A BIOS foi regravada para última versão via DOS e mais uma vez, nada mudou.

- Tentei alimentar o HD com uma fonte de 5V externa para não puxar os 5v da placa.

- Se plugar o HD mas cortar a alimentação dele, a placa não trava (mas claro que não reconhece o HD também).

- Como alguns sabem, a comunicação SATA acontece através de 2 pares de linha de dados, um par chamado de TX e outro par chamado de RX. Se eu corto a linha de dados TX, a placa funciona normalmente (mas óbvio que não reconhece o HD). Se eu corto apenas a RX, a placa não dá vídeo e fica travada também.

- "Gambiarras" do tipo aquecer, apertar e coisas do tipo já tentei de tudo.

Resumo de tudo: Quando ocorre uma comunicação do HD com o processador através da linha de dados TX, por algum motivo a placa trava antes mesmo de iniciar o vídeo. No meu entender o único culpado só pode ser o próprio processador. Mas este tipo de processador não dá para ser trocado (é soldado na placa e não me atrevo a mexer nesse tipo de processador em formato BGA).

Se alguém já pegou algum problema bizarro deste tipo e tiver alguma observação a fazer, será bem vinda. Da minha parte não tenho mais nada para tentar e vou ter que devolver sem conserto.

 

Obrigado!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo visto pode ser mesmo o processador, mais ja testou com outro HD? a tensão sem o hd e com hd está estavel no conector? ja tentou aquelas case que fica no cd rom pra colocar o HD?

tipo esses

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NandoZimba, @grego:

Acho que não ficou claro, mas na minha saga quando eu disse "- O HD e o cabo estão bons. Tenho um notebook igual funcionando e fiz o teste." eu quis dizer que eu peguei o outro notebook igual que funciona e troquei não só o HD, mas o conjunto todo (HD, conector, cabo). E também aproveitei para colocar o HD, conector e cabo deste notebook ruim no outro e funcionou no outro perfeitamente.

Tensão com e sem HD: Perfeitamente estáveis. Ainda assim como eu relatei tentei alimentar o HD "por fora" usando uma fonte simétrica (só por garantia) e nada mudou.

Finalmente, com relação a case de adaptar HD no drive de CD/DVD não tem como. Este modelo é aqueles Ultrabook, não tem CD/DVD.

Sabendo que estes processadores possuem 4 canais de SATA, cheguei até a pensar no absurdo de tirar o HD do canal SATA 0 e passar com ligação com fiozinho para o canal SATA 1 por exemplo. Mas infelizmente não tem como acessar estes pontos do processador pois está por baixo dele e pelo esquema elétrico eles não tem ligação na placa, ou seja, não "saem para fora" através de trilhas e nem passam para o outro lado da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Também fiz a medição apenas para saber mesmo, pois resolver eu já sabia que eu não ia conseguir. Tanto que o cliente já foi avisado que o reparo não deu certo e vai retirar.

A próxima vez que pegar uma funcionando vou medir para ver se estes valores são coerentes.

 

Obrigado!

Editado: por agardim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Sim, são padrão. Acredito que em placas com arquiteturas diferentes pode dar pequenas diferenças. Vou medir em outra placa assim que tiver algum em mãos, embora, vamos supor que apresente valores bem diferentes e indique que realmente há algo errado na placa do Dell que estou me referindo aqui... vai servir apenas como aprendizado mesmo, pois resolver não vou ter como, isso porque estas linhas de dados vão direto ao processador nesta arquitetura (que é um i7 de 4a geração em formato BGA no caso).

Capacitores da linha RX e TX: Não só chequei como troquei os 4 por via das dúvidas. Inclusive chequei a inverter eles com os de uma placa igual boa e a placa boa continuou boa e a ruim continuou ruim.

Os 5V do HD aparecem sim, normal e totalmente estável, tanto com o HD presente, como sem o HD presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...