Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer V3-571/ LA-7912P/ não liga.

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

Olá a todos estou com um acer V3-571-6496 MB: Q5WWV1 LA-7912P REV: 2.0, acontece que quando plugo a carregador na placa ela acende a luz do power e apaga, não para ligado. o cooler não chega nem girar já fiz um ME tanto no BGA como no soquete do processador, tensões primaria aparentemente tudo ok!

já troquei os seguintes componentes:

*PU13, PU6, PU5, PU10, PU9, U22 sem sucesso 

quando o carregador fica plugado na placa por umas horas, ela chega a ligar sozinha e funcionar normal do nada mas quando desligo ela não para ligado mais, acende o power e desliga...

mais e muito dificil disso acontecer 

 

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo @

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

eu já ressoldei a placa toda! inclusive o i/o 

mas não resolveu...

outra coisa não e toda hora que ela funciona sozinha. muito custo isso acontecer...

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatmQuando uma placa não liga e já acende o led de stanby, o ideal é verificar bios, sio, botão power. Sair ressoldando tudo quanto é PU não é nada produtivo e pode acabar prejudicando a análise. Se ela não estabiliza o led power podemos ter ou um curto ou uma falha de bios. Verifica o chip select da bios e os sinais no sio. Veja também se o sio não está esquentando. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então gente vou ser bem rápido na minha explicação pelos testes que eu fiz na placa.. vamos lá..

eu conferi as tensões VS; 

u21 = está com 3,3 de um lado always do outro 0,0v quando aperta o power
u22 - 5v de um lado e do outro 0.0v quando aperta o power
u12 = 0.0v de um lado e do outro 0.0v ao pressionar o power.

ou seja não está tendo tensões VS....

então fui pra fonte primaria da placa, testei o PWM

PU5 = pino 16 está com 19v

pino 13 está com 3.3v

pino 8 está com 3,3v

pino 17 está com 5v

então fui para os pinos 1,6,3

pino 1 está com 1,53v

pino 6 está com 1,5v

pino 3 está com 2,0v

reparei que o PU10 está sem 3,0v no pino 16, só que parece que são sinais de power good que só aparece na placa depois que starta .... mais mesmo ligando a placa não aparece essa tensão...

fui testar então o SIO.

Pino 9 do sio está com 3,3v

pino 14 do sio também está com 3,3v que é o sinal S5 (ESSA TENSÃO APARECE QUANDO APERTO O POWER GALERA)

Galera então como podem ver os testes que eu fiz está descrito ai em cima quem tiver uma experiência com eletrônica manda uma sugestão ai  @

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

espero que tenha deixado CLARO os testes que eu fiz

também como viram não tou entendendo o pq  as fontes nao estao saindo do estado suspenso
 

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

mas não tem tensão no gate e susp...

só aparece a +3VALW no u21.. e nos outros conforme mostra no esquema 

dw.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

desculpe pela demora.. seque foto abaixo

gilson.png

gilson.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

vc fala que deveria ter os 19 volts no gate do u21 e do u12 ...?

mas eu deveria ter era 1,5 volts no U12 gate ;  e 3 volts e no U21 gate...?

 

Outra coisa também a tensao do gate so vai aparecer
quando entrar no estado de despertar das fontes! ...ou estou errado...

y.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

não entendi sua pergunta!!

pode ser mais lógico  por favor ... pois eu conferi o datasheet do tp0610k-t1-e3 mas não entendi o que quis dizer em relação a pinagem, pois pelo esquema com o datasheet estão diferente sim 

outra coisa devo injetar os 19v no +VSB no R388?

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais as tensões no Q25 e no Q27? Pino a pino por favor. E qual a tensão no pino 116 do KBC?

Q25:

1:

2:

3:

4:

5:

6:

Q27:

1:

2:

3:

4:

5:

6:

Antes de pressionar o botão de power SUSP# pino 116 do KBC deveria estar em 0V, após o pressionamento do power SUSP# tem que ter 3V desta forma Q27B aterra o R246 e SUSP deixa de ter 5v para ter 0v, neste momento deveriam surgir as tensões bloqueadas por SUSP dentre elas +3VS, e +5VS, e algumas outras pelo que vi no esquema.

Aqui quase sempre o defeito estava no Q19 ou no Q25, mas houve casos de problema no KB930, e outros em que U21 ou U22 estavam com problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  A tensão no pino 116 do KBC? 0.0v quando aperta o Power 

pelo que eu vi isso parece ser problema no I/O  kb930 mais o que tenho duvida e pq não aparece +1.5v no terminal 8 do U12... pois Comando SUSP, que é uma variação do Sinal SUSP# Que vem do Super I/O . Quando a placa está desligada

 

y.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/07/2017 às 23:18, yatm disse:

 

então gente vou ser bem rápido na minha explicação pelos testes que eu fiz na placa.. vamos lá..

eu conferi as tensões VS; 

u21 = está com 3,3 de um lado always do outro 0,0v quando aperta o power
u22 - 5v de um lado e do outro 0.0v quando aperta o power
u12 = 1.5 de um lado e do outro 0.0v ao pressionar o power.

ou seja não está tendo tensões VS....

então fui pra fonte primaria da placa, testei o PWM

PU5 = pino 16 está com 19v

pino 13 está com 3.3v

pino 8 está com 3,3v

pino 17 está com 5v

então fui para os pinos 1,6,3

pino 1 está com 1,53v

pino 6 está com 1,5v

pino 3 está com 2,0v

reparei que o PU10 está sem 3,0v no pino 16, só que parece que são sinais de power good que só aparece na placa depois que starta .... mais mesmo ligando a placa não aparece essa tensão...

fui testar então o SIO.

Pino 9 do sio está com 3,3v

pino 14 do sio também está com 3,3v que é o sinal S5 (ESSA TENSÃO APARECE QUANDO APERTO O POWER GALERA)

Galera então como podem ver os testes que eu fiz está descrito ai em cima quem tiver uma experiência com eletrônica manda uma sugestão ai  @

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

espero que tenha deixado CLARO os testes que eu fiz

também como viram não tou entendendo o pq  as fontes nao estao saindo do estado suspenso

Foi com base na sua resposta que elaborei a minha pesquisa e resposta, inicialmente dissestes que tinhas +1.5V no pino 8 do U12 agora não tem mais?

Não entendi o que quis dizer em relação as tensões SUSP# e SUSP, poderias reformular a frase?

Referente a tensão de +1.5V ela é uma derivação de +1.5VP e recebe este nome após passar pelo J4, se este jumper estiver aberto ou a trilha rompida explicaria ausência de tensão no ponto em que mediu que era pra ter +1.5V.

Está tensão é gerada pelo PU6 página 49 do esquema, e PU6 também recebe SUSP# e SUSP  para estado S3, e depende de SYSON para estado S5.

As tensões que passaste na última resposta não fazem sentido para os componentes que pedi leitura Q25 e Q27, mosfets SOT23 6 pinos cada, desta forma terias 4.5V na linha de 3VS. Por favor verifique novamente.

Antes de condenarmos o KB930 temos que avaliar se nenhum dos mosfets que são controlados por SUSP# e SUSP estão danificados, pois um deles com defeito poderia matar a linha toda facilmente.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Foi com base na sua resposta que elaborei a minha pesquisa e resposta, inicialmente dissestes que tinhas +1.5V no pino 8 do U12 agora não tem mais?

Desculpa tinha medido errado! Realmente não tem +1.5V no U12 do pino 8... e jumper J4 e J5 também não tem essa tensão de +1.5v... o PU6 já foi trocado por um CI novo...

“As tensões que passaste na última resposta não fazem sentido para os componentes que pedi leitura Q25 e Q27, mosfets SOT23 6 pinos cada, desta forma terias 4.5V na linha de 3VS. Por favor verifique novamente.”

As tensões que passei estão correto amigo, são aquilo mesmo como seque a foto...

Agora o que me falas a respeito desta tensão de +1.5V que não tem ela?

 

Screenshot_20170727-110220.png

Screenshot_20170727-110248.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...