Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida como medir Corrente de uma fonte notebook

Avalie este tópico:


lord-zeus

Posts em destaque

Boa noite pessoal, estou ultimamente pegando várias fontes que a tensão está perfeita, exemplo 19v, porém a máquina tenta ligar e desliga, e quando troco o carregador ele fica perfeita, suspeito que seja a corrente dela (A) geralmente tenho pego isso em carregadores Acer, de 19v / 3.42A, gostaria de saber qual a forma que posso fazer para testar essa corrente em uso do carregador, quais opções que tenho, sem ter que fazer "gambiarras".  Se os amigos puderem ajudar a tirar essa dúvida, quem sabe me ajudaria muito nessa função, sei aquela básica de manter o neutro o no multimetro passar colocar usar os dois plugs um conectado de onde vem  a tensão e a outra ponta para onde vai. Porém teria que interromper o fio ou fazer alguma modificação para fazer os testes.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lord-zeus movi seu tópico para a área de Treinamento Notebooks, já que não tem um modelo específico para inserir no título, ok.

Sobre a sua dúvida, no link abaixo existe um projeto que pode resolver o problema.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Geralmente, o defeito nestas fontes pelo que descreveu, são capacitores esgotados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lord-zeus uma outra opção seria usar uma lâmpada 24V x 50W deste tipo:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Ela irá consumir por volta de uns 2.5A da fonte.
Se a fonte estiver boa, vc conseguirá medir os 19V na saída, mesmo com a lâmpada ligada (talvez, um pouco menos).

Se a fonte for de menor corrente, vc precisará usar uma lâmpada com menor potência (24V x 30W). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, hds-tec disse:

@lord-zeus movi seu tópico para a área de Treinamento Notebooks, já que não tem um modelo específico para inserir no título, ok.

Sobre a sua dúvida, no link abaixo existe um projeto que pode resolver o problema.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Geralmente, o defeito nestas fontes pelo que descreveu, são capacitores esgotados.

 

@hds-tec Vou tentar montar esse provador, muito útil mesmo. Gostei da ideia. obrigado por me indicar isso. Vou tirar um tempo e fazer para ver como fica. Obrigado. Era exatamente isso que eu gostaria mesmo de fazer, estou com um carregador Dell 90W mas o sistema fica dizendo ser 65W, assim quando o cliente ficar na dúvida também posso demonstrar de uma forma mais simples para ele que o carregador está avariado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 12/08/2017 às 11:19, Eric C disse:

Peque um pedaço de estanho e encoste no pino do conector paga dar contato com a ponta do multímetro e a outra ponta coloque no lado de fora do conector..
Se ajudei dá um Joinha.

Amigo @Eric C na verdade não quero medir a tensão da fonte, isso é bem simples mesmo, na verdade quero é saber uma forma de forçar o uso completo do carregador, tensão e corrente, para ver se a fonte em questão esta perfeita para o uso, assim como o colega @hds-tec sugeriu acima, um excelente projeto para fazer essa forma de medição.  Mesmo assim obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lord-zeus mesmo que já tenha informado que irá montar o projeto sugerido, cabe aqui uma correção nas informações sobre a lâmpada que citei.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Em conversa com o amigo @Neo, concluímos que esta lâmpada irá drenar uma corrente de 1.63A da fonte
(e não 2.5A, como eu havia afirmado).

Mesmo assim, esta lâmpada serve para fazer o teste, já que iria indicar uma redução na tensão de saída da fonte, confirmando que ela está com defeito.

A título de informação, segue abaixo o método para determinar esta corrente:

 

Como a lâmpada é de 24V x 50W, temos que usar a resistência da lâmpada para descobrir o consumo dela em uma outra tensão (19V no caso da fonte de notebook) utilizando a fórmula R = V / A.

Como não temos o valor da corrente, fazemos o cálculo 50W / 24V = 2.08A, depois  então, nosso calculo da resistência fica assim: 24V / 2.08A = 11.53 ohms.

Agora usamos a fórmula A = V / R para descobrir qual o consumo dessa lâmpada na tensão que vamos usar:
19V / 11.53 ohms = 1.63A.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, hds-tec disse:

@lord-zeus mesmo que já tenha informado que irá montar o projeto sugerido, cabe aqui uma correção nas informações sobre a lâmpada que citei.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Em conversa com o amigo @Neo, concluímos que esta lâmpada irá drenar uma corrente de 1.63A da fonte (e não 2.5A, como eu havia afirmado).

Mesmo assim, esta lâmpada serve para fazer o teste, já que iria indicar uma redução na tensão de saída da fonte, confirmando que ela está com defeito.

A título de informação, segue abaixo o método para determinar esta corrente:

 

Ocultar conteúdo

Como a lâmpada é de 24V x 50W, temos que usar a resistência da lâmpada para descobrir o consumo dela em uma outra tensão (19V no caso da fonte de notebook) utilizando a fórmula R = V / A.

Como não temos o valor da corrente, fazemos o cálculo 50W / 24V = 2.08A, depois  então, nosso calculo da resistência fica assim: 24V / 2.08A = 11.53 ohms.

Agora usamos a fórmula A = V / R para descobrir qual o consumo dessa lâmpada na tensão que vamos usar:
19V / 11.53 ohms = 1.63A.

 

 

 

 

 

Perfeito, realmente uma boa sugestão, penso que pode ajudar e com certeza vai ajudar na dúvida de outros membros, deveríamos até instigar mais o pessoal a investir nesse teste da fonte, pelo que vejo aqui muitos acabam testando apenas a tensão e entendendo que a fonte não é o problema e eu mesmo já peguei em minha bancada recentemente uns 5 Acer desses mais novos que o defeito era no carregador, mas marcava os 19v de tensão possivelmente capacitor com defeito e na carga dele não deixava o equipamento ligar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voce pode montar um dc jack externo, ficaria assim :

1- a fonte vai ligada no dc jack externo ( avulso )

2 - ligue um cabo, igual destes que é vendido para reparo, igual ao da sua fonte.

3- Após o dc jack externo, neste ponto voce cria um ponto de leitura de corrente ( em série ), e o cabo que sai deste dc jack externo, vai para o seu notebook.

Desta forma, voce preserva a sua fonte, e cria condições de leitura da corrente de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef aí que está, a ideia não é saber quanto esta consumindo a fonte em tempo real, e sim fazer um aparelho igual ao que o @hds-tec citou neste link

Que ele gera o consumo para ver se o carregador está funcionando ou não da forma que deveria.

Dê uma olhada que vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, vou verificar o tópico do provador de carregadores de bateria de notebook.

Fiz um desenho simples de como ficaria a proposta de se fazer um teste de limitar a corrente por uma lampada e tambem medir a corrente, sem ter de mexer no cabo original da fonte do notebook. Segue desenho em anexo.

desenho teste fonte note.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei o tópico do provador de carregadores. Fiz um novo desenho, levando em conta, como carga, não mais um notebook, e sim um circuito fechado, em corrente de curto circuito, limitando a corrente pela lâmpada. Acredito que desta forma, se pode verificar se a fonte suporta o consumo constante de corrente. Segue o desenho.

desenho teste fonte note2.png

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@regisfatef só uma observação: Na sua imagem, vc está usando um amperímetro para verificar a corrente.
Sem problemas e o teste seria válido sim.

Mas, como já sabemos que neste circuito irá circular 1.6A no máximo, poderia ser ligado apenas um voltímetro em paralelo com a lâmpada e teríamos dois resultados possíveis:

- Se a fonte mantém a tensão de 19V, ela está boa.
- Caso a tensão encontrada for muito abaixo deste valor, indica uma fonte com defeito.

No projeto original do nosso colega  @William_R ele utilizou um medidor de tensão e corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, o projeto do colega William está muito bem aplicado. Tambem ocorreu comigo, de fonte de notebook começar a carregar bem a bateria, com o notebook ligado e utilizando, porem após decorridos aprox. uma hora de uso, a tela começava a variar a iluminação, então percebi que a fonte não suportava o tempo todo ligada. Este foi um dos casos.

O assunto é bem interessante, e demonstra bastante criatividade, de formas simples e mais técnicas, de se tratar um mesmo assunto.

Vou acompanhar o tópico e continuar aprendendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...