Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida como medir Corrente de uma fonte notebook

Avalie este tópico:


lord-zeus

Posts em destaque

Pra quem tiver interesse de pegar uma ferramenta pronta e encaixotar tem esse aqui: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Já vem com saídas para ligar amperímetro e voltímetro, conector para ligar o potenciômetro e pesquisando um pouco encontrei boas avaliações sobre este projeto, prestem atenção que tem montadores diferentes, que vendem um produto com mesma aparência mas com especificações diferentes. Esse ai suporta picos de 75W, 50w continuamente, da pra colocar no máximo 2.6A de carga numa fonte dessas de 19V x 3.42A, que é mais do que suficiente para detectar aquelas fontes mentirosas que mostram 19v na saída e não aguentam carga, e da para extrair os 3.42A por um breve período de tempo do jeito que está, para manter funcionando por mais tempo com uma carga maior é necessário fazer algumas modificações.

O que tem que fazer é montar a caixa para colocá-lo dentro e caprichar na dissipação de calor, quanto maior o dissipador e mais vento forçado, melhor. ;D Na descrição do anúncio é possível ver para que serve cada conector, ele precisa de uma fonte de 12V individual para funcionar, e a corrente necessária depende do consumo dos medidores e do consumo do fan. Se forem chatos como eu, usem potenciômetros de 10 voltas para a seleção de quantidade de corrente a ser consumida. 

Mandei vir um, e pretendo modificar para alcançar uns 150w e se conseguir a façanha vou replicar mais 3 (ou dependendo do custo para fazer mando vir mais 3 prontos e modifico) e ligá-los em paralelo com chaves individuais, a meta é conseguir jogar fora uns 600w pra testar inclusive fontes de PC, se obtiver sucesso eu posto pra todos terem como fazer o mesmo, mas ainda deve demorar um tempo pra chegar, e vou deixar em teste por pelo menos 1 mês antes de mexer na bagaça. 

Já montei alguns desses dummy loads, alguns duraram mais, outros menos, mas invariavelmente me deixaram na mão quando precisava testar alguma fonte com urgência (op-amp sempre queimava) mas esse ai respeitando os limites parece que vai funcionar por mais tempo, e pelo preço que está vale apena na minha opinião, quando tiver testado vou poder falar se presta mesmo ou não hehehe por em quanto é só suposição.

Abraços.

 

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, isso seria de uma grande valia, por favor nos repasse os testes que fizer, realmente gostaria de algo com uma potência maior mesmo. E essa ideia de ter a placa já em circuito impresso deixa tudo mais organizado. Muito bom o post, penso que foi um bom questionamento e pode ajudar muito na bancada essa ideia. @Neo espero que dê tudo certo e consigamos utilizar essa ferramenta. Mas notei que a tensão de entrada ali é de até 100V, será que temos algo pronto já para 220V também ? Vou dar uma procurada aqui. Mesmo assim obrigado por fazer parte desse tópico. Não sabia que minha dúvida pudesse render tanto empenho. Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele ali suporta até 100V CC ou seja corrente contínua, para testar em 220V CA teria que retificar primeiro, e tem que ser considerada a tensão de pico que poderia alcançar 311V. 

Teríamos dois grandes limitadores numa tensão tão alta,

1: O mosfet, que teria que suportar pelo menos uns 450V e teria que suportar uma boa corrente o que geralmente não ocorre para estes mosfets de alta tensão, e ter baixíssimo rds(on), além de VGS compatível ao que está sendo utilizado no aparelho. 

2: O fato de só suportar 50w, por mais que eu consiga triplicar isso pra uns 150W, continuaria um grande problema.

Analisa comigo:

50W / 220V = 222mA

150W / 220V = 680mA 

Então para testar saídas de estabilizadores e no-breaks, que acredito seja a intenção, ainda é mais válido usar outros tipos de cargas, como esta por exemplo: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
. hehehehe

;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo No aliexpress não possui outro desse que você achou com carga maior, eu vi um mas penso que não dê pra esse situação. Seria esse 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Mas penso que a função é outra né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função é a mesma, a questão é que este produto tem um péssimo review, um cara comprou e testou a versão de 150W e ela não consumia mais do que os 100W originais do projeto, é propaganda enganosa, até porque o cooler utilizado é daqueles antigos da época dos "pentium 4" e não suporta dissipar corretamente nem os 100W, tinha vários outros poréns que tornavam o produto não recomendado, embora não recorde agora quais eram exatamente lembro que tinha até falhas de programação, as serigrafias são em chines, e apesar de usar um cooler de 3 fios ele não usa o fio de controle, fica sempre no máximo independentemente de quantos Watts estejam sendo jogados fora. 

Acho mais válido pegar aquele outro e fazer as modificações, vai ficar mais simples e funcional, e de quebra mais robusto.

 

O meu está em trânsito mas nem estou conseguindo rastrear, entrei em contato hoje novamente com o vendedor, já faz 50 dias e continuo sem conseguir rastrear nos correios... :( Então é bom ter em mente que o transporte grátis deste vendedor é ruim, acho que ele mandou por navio hueaUHAEUHAEU, o aliexpress incrementou a proteção de compra automaticamente em 60 dias, imagina...

Mas o cara é bem prestativo, julgo que eu é que dei azar, na data que comprei se bem recordo o correio estava em greve...

Abraço.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

huaehuaeuhaehuaehuaehuahu

Tá uma comédia esse negócio, to com disputa aberta, o pacote saiu da China mas nunca chegou ao Brasil, mas acabei comprando outras duas peça de outro vendedor que já chegaram ao Brasil e estão em Curitiba, liberado sem tributação, agora to esperando chegar.

Amanhã vou descobrir se o aliexpress devolve meu dinheiro relativa a primeira compra, o vendedor é muito prestativo e acredito que eu é que dei azar, algum problema com o correio deles lá, mas não indico que comprem desse cara ai não, tem um que vende uma versão de 6.6A e foi deste que comprei e enviou rápido, assim que eu testar volto aqui pra contar o desfecho da história. ;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segundo pedido chegou e o primeiro tá lá com disputa aberta, já tive oportunidade de fazer os testes básicos, e realmente aprovou, contudo está versão que recebi está configurada para no máximo 6.xxA 

Nenhum componente é exatamente igual ao outro, então tem umas pequenas variações entre o consumo máximo entre as duas placas, gostei do fato de que ao setar o consumo para uma determinada corrente ela vai se ajustando pra manter sempre exatamente o mesmo consumo, projetos mais simples deixam a desejar neste quesito pois quando o mosfet aquece a resistência muda, e o consumo fica variando.

Testei com o mosfet conectado a um dissipador de processador duron 1600 e uma ventoinha de três pinos de gabinete 12v 180ma e uma delas trabalhou a 80° quando consumindo algo próximo de 72w, a outra chegou a 101°, isto sem nenhum tipo de isolante entre o mosfet e o dissipador, pode ser que a segunda tenha tido menos contato com o dissipador que a primeira pois foi tudo feito apenas no intuito de testar rapidamente e qualificar o vendedor.

Deixei ambas consumindo por aproximadamente 30 minutos em 50W e ambas estão inteiras, com exceção do mosfet irpf250n todos os outros componentes trabalham frios.
O resistor de shunt desta versão que comprei é duplo, usaram dois daquele que usavam na versão de 3.3A, por isso nominalmente dizem que esta versão suporta 6.6A e suporta até um pouco mais, refizeram os cálculos dos outros resistores pra compensar o valor do shunt que agora tem metade da resistência da versão original de 3.3A, mas pecaram um pouco nisso, a tensão medida com o multímetro era compatível com a que a fonte indicava, mas o medidor conectado ao dummy load informava tensão inferior, como houvesse queda na tensão, a corrente também ficou mais baixa no medidor do que na fonte, quando o medidor acusava 2.6A a fonte de bancada informava 3.08A uma discrepância significativa, claro que um pouco disso ai poderia ser perda ao longo dos cabos mas tudo isso acho que não. 

Como os medidores que tenho tem ajuste atrás depois vou fazer alguns testes e correções da calibragem para corrigir,quando for montar em uma caixa vou usar cabos curtos e boa bitola afim de que não hajam fios atuando como resistores e alterando as medições.

Resumindo o dummy load cumpre com a obrigação de exercer consumo fixo de uma fonte, e por isso fica a indicação do vendedor:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

No futuro pretendo fazer algumas modificações neles, mas isso provavelmente vai virar um novo tópico ou tutorial que vai estar disponível a todos.

Abraços.

Editado: por Neo
incluída palavra faltando...
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

@Neo Pensa que esse seria interessante ? Lógico com frete mais em conta né.....

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha se cumprir com o que promete hehehe parece ser muito bom sim.

Acho que pela escolha dos materiais ele acaba valendo esse preço salgado que estão cobrando.

 

Mas é sempre bom ter em mente que se alguma coisa danificar é só jogar fora e comprar um novo pois é microprocessado e os caras provavelmente não vão te fornecer firmware se precisar reparar.

Esse que eu indiquei acima se alguma coisa estragar tu compra os componentes em qualquer loja de componentes...

E no geral a minha experiência pessoal com esse tipo de carga eletrônica diz que mais cedo ou mais tarde vai dar uma merda e tu vai precisar consertar auhaehuaeuhae.

Alias é bom salientar que vários meses depois de receber a segunda encomenda com duas unidades de 6A, a primeira encomenda com o de 10A chegou então talvez o problema tenha sido o método de envio ou o próprio correio... O China nem acreditou quando pedi um link pra pagar novamente pelo produto, pois eu já tinha recebido de volta a tempos a grana por disputa.

 

Eu ando na correria por aqui, mas estou quase liberando um projeto baseado nestes que adquiri, funcionou com 18.5V x 12A = 222W na protoboard sem maiores problemas e é esperado que aguente 300w, mas quando montei na pcb deu alguma nhaca e ainda não tive tempo de verificar qual foi a nhaca, hueauhaeuhae acho que "noobei" em alguma coisa simples de corrigir, mas preciso analisar se foi caca no projeto da pcb, ou na montagem, mas ta quase. ;D Se não comprou ainda e gosta de por a mão na massa, talvez valha apena esperar, mas se quiser um produto pronto pra só usar, com certeza esse aí deve ser uma das melhores opções levando em conta custo benefício. No geral todos os de boa qualidade caríssimos (acima de U$:1000,00) também são microprocessados e provavelmente os caras também não te dariam a firmware para reparo, então se optar por um destes acho que será um bom negócio.


Foto da placa que possivelmente sofrerá alguma alteração ainda, só pra dar água na boca de quem estiver curioso. ;D 

 

WhatsApp Image 2018-06-27 at 16.28.42.jpeg

 

 

Editado: por Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo  Show man, vou aguardar seu projeto sim. Lógico que o dia a dia pede algumas ferramentas. Mas lógico que algo que fica em nossas mãos é bem melhor, e afinal de contas tem que ter robustez e ser algo que funcione de fato. A ideia de poder testar os carregadores é justa, afinal pego muitos problemas aqui relacionados a isso. E cliente só aprende vendo. Mas para todo caso, tens ideia de quanto tempo mais leva esse seu projeto? Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu to com ele do meu lado aqui, sempre que sobra tempo eu dou uma futucada, mas não sei te dizer bem certo, acredito que nos próximos dias vou conseguir resolver.

Se Deus quiser na próxima vez que parar pra analisar já descubro o que deu de errado na montagem. Que funciona funciona porque na protoboard funcionou muito bem ;D mas na hora de montar na placa eu fiquei com preguiça de tirar os componentes da protoboard e peguei novos, pode ser que dei o azar de pegar algum novo com defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei, ;D o problema é a origem do potenciômetro multivoltas, que foi comprado no soldafria.com.br, explicarei melhor numa postagem no blog. Junto com os detalhes do projeto, ou até antes.

To com uma raiva desses caras que só me vendo pra crer.

Agora tenho que remontar o circuito de proteção pra calibrar e testar todo o conjunto da obra, com um pot de R$: 1.00 funciona perfeitamente.

Não recomendo portanto que comprem nada deles para a execução do projeto. hauhuaehueahuea 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IMG_20180710_222459000.jpgIMG_20180710_222452747.jpg

Tá bom? ;D Vídeo rápido: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Editado: por Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Proteção contra sobre temperatura testada e parcialmente ok. ;D

Em 100W de consumo os mosfets ficam frios, em 200W ficam morninhos, em 305W esquentam bastante nem da pra segurar os dedos em cima, mas não chegam a 100°C. 

Vou ter que refazer uma parte da pcb pois encontrei um erro, vou fazer algumas modificações na proteção de temperatura só pra evitar possíveis problemas de instabilidade.

A questão é que tendo que modificar a placa deve demorar um pouco mais do que o previsto, pra poder liberar o projeto.

Pra ser franco a proteção contra sobre temperatura, desde que respeitados os parâmetros iniciais do projeto é desnecessária, mas... sempre tem alguém que resolve montar com dissipadores inadequados, e nesse caso ela vai acabar salvando alguns mosfets huaeuhaeuhae ;D 

 

 

Editado: por Neo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Com certeza se o projeto for bem construído e melhor ainda se for bem executado, evita muitas dores de cabeça. Mas sempre tem os que querem fazer besteiras e colocar a culpa no projeto, se estiver tudo bem especificado, no projeto não se pode colocar a culpa. IUHhaihishiuauiashas. Mas esse projeto no meu ver vai ajudar demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...