Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dúvida cruel - capacitores ceramicos

Avalie este tópico:


R2-D2

Posts em destaque

Bom dia galera. Ja utilizo o fórum ha algum tempo porém nunca postei nada, acredito que estou postando no local correto, qualquer coisa me corrijam.

Tenho uma dúvida em relação à capacitores ceramicos de placa mae de notebooks, tenho alguns capacitores em curto, removi eles da placa e ela voltou a ligar.

Minha dúvida é:  Qual capacitor colocar no lugar deles?  Posso colocar qualquer cerâmico do mesmo tamanho? Aguardo uma resposta, obrigado desde já.

Editado: por Guii Rolim
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guii Rolim , boa tarde, normalmente esse capacitores não vem com o part number impresso no componente, o que eu faço é utilizar o esquema e com o auxilo do capacímetro conseguir um com as mesmas características em outras placas ou igual , se tiver uma placa idêntica facilita pois pode fazer o implante dos mesmos, sempre testando antes para ter certeza de que estejam bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde! Capacitores cerâmicos SMD não tem inscrições em seu invólucro, o correto e ter o esquema podendo assim ver seu valor de acordo com sua posição. 

Infelizmente nem sempre dispomos do esquema, então costumo recorrer aos datasheets do semicondutor (C.I) em que o capacitor esta desacoplando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, emersonedaiana disse:

Olá boa tarde! Meu amigo eu creio que você deve colocar de acordo com a nomenclatura deles,ok? Em cima deles você pega a referência direitinho. 

Como são de ceramica SMD nao tem nomenclatura nenhuma, mas de qualquer forma agradeço pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rampa disse:

@Guii Rolim , boa tarde, normalmente esse capacitores não vem com o part number impresso no componente, o que eu faço é utilizar o esquema e com o auxilo do capacímetro conseguir um com as mesmas características em outras placas ou igual , se tiver uma placa idêntica facilita pois pode fazer o implante dos mesmos, sempre testando antes para ter certeza de que estejam bons.

@rampa Obrigado pela resposta. Haviam 4 capacitores em paralelo e apenas um deles estava em curto, portanto deixei os 3 restantes na placa mãe, acredito que um deles nao irá fazer falta. Preciso providenciar um capacimetro para as proximas manutenções. Abraço ao amigo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Shadow.ghost disse:

Boa Tarde! Capacitores cerâmicos SMD não tem inscrições em seu invólucro, o correto e ter o esquema podendo assim ver seu valor de acordo com sua posição. 

Infelizmente nem sempre dispomos do esquema, então costumo recorrer aos datasheets do semicondutor (C.I) em que o capacitor esta desacoplando...

@Shadow.ghost Obrigado pela resposta. Foi útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 5 meses depois...

Estou aprendendo. Também me foi muito útil! Se conseguisse saber também porque a serigrafia na maioria das MB indica os capacitores ora como C, ora PC (assim como demais componentes (R, PR), (Q, PQ), (L, PL), etc, ficaria grato. Revirei sites e tutos e não tive uma explicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Kaio Macedo disse:

O P antes deve significar Power, então seria PC = Power Capacitor, PR = Power Resistor e assim sucessivamemente.

 

Recebem essa serigrafia por estarem presentes em linhas de alimentação.

 

Ou seja, recebem tensões provenientes de reguladores de tensão.

Tb imaginei isso. Faz sentido! Obgdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...