Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:


ES Tech

Posts em destaque

2 horas atrás, Sergio.lucas disse:

Eu mantive contato com os Ucranianos responsáveis pelo SVOD Project e no site deles você compra o SVOD 3 por 158 Euros (R$ 676,59) já com frete para o Brasil. Ressalto que segundo o video que um dos técnicos comprou, além desse valor é pago também o IOF do Cartão de Crédito que segundo ele custou mais R$ 120,00 (Aprox.).

Comprarei o meu neste mês. 

Não esquece de deixar aqui sua experiência de compra e suas dicas OK ate mesmo esta ano não vou fazer mais gastos mais ano que vem vou comprar um gravador melhor e dependo de vocês para saber qual sera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EvandroEJCS disse:

Não esquece de deixar aqui sua experiência de compra e suas dicas OK ate mesmo esta ano não vou fazer mais gastos mais ano que vem vou comprar um gravador melhor e dependo de vocês para saber qual sera.

Certo, pode deixar.. tenho comprado  alguns equipamentos  no exterior e tenho obtido bons resultados.. de fato compro muito pelo aliexpress, inclusive sabado e domingo é  o Black friday  do aliexpress, vai ter várias promoções 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/11/2018 às 12:19, Neo disse:

Não me arrependo do investimento que fiz, paguei um pouco mais caro do que está custando hoje, mas ele se paga rápido no dia a dia, se tiver demanda.

Por tudo que li e pesquisei naquela época era o melhor custo beneficio.

Se o foco for apenas notebooks o Svod3 é concorrente direto levando em conta o preço na fábrica, no Brasil estão cobrando uma fortuna por ele.

Se o foco for custo benefício, a melhor ideia continua sendo a compra do rt809h na minha opinião.

 

Teria que ver com alguém que tem, como estão os TNM5000 e o Beeprog.

Bbeeprog é bem mais caro, os adaptadores ainda mais caros e com vida útil determinada por contagem de uso, e não sei se já esta gravando kbc.

O TNM5000 parece que atualmente grava todas as linhas de KBC e pelo que sei é um gravador muito bom, inclusive melhor do que o rt809h para gravar nands segundo alguns relatos que li.

 

Se usar uma ferramenta pra cada coisa for opção tem aqueles mais baratinhos IR 16 / ENIT que gravam apenas kbcs e tem vídeos deles funcionando na web, no entanto no EBR ninguém que tenha se manifestou dizendo que funciona bem ou qualquer coisa do tipo, tenho bastante curiosidade sobre o funcionamento destes aí.

Eu utilizo o BeeProg2C , há bastante tempo com alguns adaptadores diferenciados e numca tive problemas com eles a nao ser que tive que trocar os soquetes zip dos mesmos pelo excesso de uso, ai sim vi vida util do proprio soquete mas nao pelo chip de identificaçao que vai em cada adaptador. 

E eu tenho tambem o ALL-03 e ALL-11 da Hi-lo mas utilizo mais para componentes mais antigos 

Quanto a KBC, por favor informe o part# completo do chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fer_play eu nunca tive beeprog, essa informação de que os adaptadores tem vida útil foi alguém que passou aqui no fórum, neste mesmo tópico se não estou enganado, algum tempo atrás.

Se bem recordo o cidadão falou em 5000 mil gravações antes do fim da vida útil do adaptador.

Inclusive recordo também o ramo de atuação em que ele utilizava o beeprog que era na manutenção de balanças de automação, parece que só o beeprog dava suporte aos chips que ele precisava gravar na época.

 

Esta informação está incorreta? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Neo disse:

@Fer_play eu nunca tive beeprog, essa informação de que os adaptadores tem vida útil foi alguém que passou aqui no fórum, neste mesmo tópico se não estou enganado, algum tempo atrás.

Se bem recordo o cidadão falou em 5000 mil gravações antes do fim da vida útil do adaptador.

Inclusive recordo também o ramo de atuação em que ele utilizava o beeprog que era na manutenção de balanças de automação, parece que só o beeprog dava suporte aos chips que ele precisava gravar na época.

 

Esta informação está incorreta? 

 

  Acredito que ele tenha lhe passado informaçao equivocada, o tempo de vida que se refere é em relação ao soquete ZIF Force que é utilizado nos adaptadores e nao em relação ao chip de assinatura que vai em determinados adaptadores.

specialized adapter for Atmel ATSAMD20xxx devices in QFN48 package

operating (mechanical) life of ZIF socket - 10,000 actuations

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fer_play Relativo aos KBC o @Paulo Noce já falou que o Beeprog não está aceitando nenhum.

 

Seriam os SIO/KBC graváveis das fabricantes ITE, ENE, Nuvoton, etc...

O mais fácil de implementar é o ENE KB9012qf A3/A4 e sua família kb9010 kb9016 kb9022, pois o protocolo é exato o mesmo para todos eles, muda apenas a resposta de ID do chip, e para este o datasheet está disponível.

Os outros imagino que dariam mais trabalho pra implementar.

 

A questão toda em relação ao Beeprog é que ele continua custando 10x vezes mais, num kit básico, que o RT809H num kit bem completo, e isso apesar de ofertar menor compatibilidade com a área de notebooks hoje em dia, então na questão custo beneficio ele esta longe de ser uma boa escolha pra quem trabalha especificamente neste ramo.

 

É que nem o pessoal do TL866, cujo o aparelho também poderia gravar KBCs sem problema pelas especificações apesar de um pouco mais lentamente, mas eles escolheram simplesmente não dar suporte, como me informaram por e-mail. 

 

Pra área de notebooks especificamente, atualmente, só há 4 compras sensatas a fazer, RTt809F, RT809H, SVOD3, ou TNM5000 (este último pelo que li não grava a linha MEC de KBCs).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Neo disse:

@Fer_play Relativo aos KBC o @Paulo Noce já falou que o Beeprog não está aceitando nenhum.

 

Seriam os SIO/KBC graváveis das fabricantes ITE, ENE, Nuvoton, etc...

O mais fácil de implementar é o ENE KB9012qf A3/A4 e sua família kb9010 kb9016 kb9022, pois o protocolo é exato o mesmo para todos eles, muda apenas a resposta de ID do chip, e para este o datasheet está disponível.

Os outros imagino que dariam mais trabalho pra implementar.

 

A questão toda em relação ao Beeprog é que ele continua custando 10x vezes mais, num kit básico, que o RT809H num kit bem completo, e isso apesar de ofertar menor compatibilidade com a área de notebooks hoje em dia, então na questão custo beneficio ele esta longe de ser uma boa escolha pra quem trabalha especificamente neste ramo.

 

É que nem o pessoal do TL866, cujo o aparelho também poderia gravar KBCs sem problema pelas especificações apesar de um pouco mais lentamente, mas eles escolheram simplesmente não dar suporte, como me informaram por e-mail. 

 

Pra área de notebooks especificamente, atualmente, só há 4 compras sensatas a fazer, RTt809F, RT809H, SVOD3, ou TNM5000 (este último pelo que li não grava a linha MEC de KBCs).

 

  Ok, entendi é realmente para esta area ele nao é viavel, ainda mais com os chineses criando componentes com part# especificos para eles.

  Eu utilizo o BeeProg2C pois trabalhos com diversos tipos de componentes que alguns destes da linha RT nao grava.

  Quando comprei o BeeProg eu tinha como opçao o Xeltex 6100, mas nem ele grava este tipo de componente e em quantidade de componentes suportados os dois são praticamentes iguais.

   Mas sempre é bom conversar.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Neo disse:

@Fer_play eu nunca tive beeprog, essa informação de que os adaptadores tem vida útil foi alguém que passou aqui no fórum, neste mesmo tópico se não estou enganado, algum tempo atrás.

Se bem recordo o cidadão falou em 5000 mil gravações antes do fim da vida útil do adaptador.

Inclusive recordo também o ramo de atuação em que ele utilizava o beeprog que era na manutenção de balanças de automação, parece que só o beeprog dava suporte aos chips que ele precisava gravar na época.

 

Esta informação está incorreta? 

 

Tenho o Beeprog2 é realmente os adaptadores possuem tempo de vida, são 10.000 mil siclos, mesmo que ele esteja zero ao chegar nos 10.000 mil ciclos não funciona mais, o meu adaptador para SPI na família 25 já está com 1200 e alguma coisa, pois ele conta a leitura e gravação, porém se lembrar que em média cada 6 usos bem sucedidos se paga um novo adaptador não há muito com que se preocupar, precisa mesmo é de serviço pra manter ele em uso. Porém com já disse aqui se fosse comprar gravador novo hoje compraria um TNM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, grego disse:

Tenho o Beeprog2 é realmente os adaptadores possuem tempo de vida, são 10.000 mil siclos, mesmo que ele esteja zero ao chegar nos 10.000 mil ciclos não funciona mais, o meu adaptador para SPI na família 25 já está com 1200 e alguma coisa, pois ele conta a leitura e gravação, porém se lembrar que em média cada 6 usos bem sucedidos se paga um novo adaptador não há muito com que se preocupar, precisa mesmo é de serviço pra manter ele em uso. Porém com já disse aqui se fosse comprar gravador novo hoje compraria um TNM

  Bom dia,

 Agora fiquei curioso.

  Por favor voce poderia me passar aonde consta esta informaçao, eu somente achei isto e não se fala em tempo de vida do adaptador e sim do ZIF.

*Advanced design of the BeeProg programmer, including protective circuits, original brand components, and careful manufacturing and burning allows us to provide a three-year warranty on parts and labor for the programmer (limited 25 000-cycle warranty on ZIF sockets).

*

This warranty is limited to 25,000-cycles on each DIL ZIF socket.

This warranty is limited to 10,000-cycles on ZIF socket.

Editado: por Fer_play
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Fer_play disse:

  Bom dia,

 Agora fiquei curioso.

  Por favor voce poderia me passar aonde consta esta informaçao, eu somente achei isto e não se fala em tempo de vida do adaptador e sim do ZIF.

*Advanced design of the BeeProg programmer, including protective circuits, original brand components, and careful manufacturing and burning allows us to provide a three-year warranty on parts and labor for the programmer (limited 25 000-cycle warranty on ZIF sockets).

*

This warranty is limited to 25,000-cycles on each DIL ZIF socket.

This warranty is limited to 10,000-cycles on ZIF socket.

Na imagem em anexo na linha da seta o último número é a quantidade de uso  do soquete.

Apresentação1.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, grego disse:

Na imagem em anexo na linha da seta o último número é a quantidade de uso  do soquete.

Apresentação1.jpg

@grego No caso esse valor (1131) é a quantidade de gravações (vida útil) ou é o número de gravações já realizadas?

Caso seja o número de gravações já realizadas qual é o limite máximo?

Caso seja a quantidade de gravações suportadas (Vida útil) qual a quantidade de gravações já realizadas?

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Sergio.lucas disse:

@grego No caso esse valor (1131) é a quantidade de gravações (vida útil) ou é o número de gravações já realizadas?

Caso seja o número de gravações já realizadas qual é o limite máximo?

Caso seja a quantidade de gravações suportadas (Vida útil) qual a quantidade de gravações já realizadas?

É o numero de vezes usado limitado a 10000 vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Sergio.lucas disse:

Certo @grego. Entendi esse valor de 10000 vezes onde conseguiu a informação? é do próprio fabricante do adaptador (datasheet)? 

Nos documentos que acompanham ele tinha escrito, quanto ao micro que faz a contagem é um componente específico feito sobre encomenda para elnec, em um processo altamente seguro que impossibilita a engenharia reversa. Não existem datasheet para ele, e o processo de fabricacao me parece ser a laser diferente dos processos “weifou”. Vou ver se acho a matéria e posto o link, sobre a quantidade de usos está no próprio site. 

4B35544A-5C8D-4C27-9436-965AF5ACE819.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, grego disse:

Nos documentos que acompanham ele tinha escrito, quanto ao micro que faz a contagem é um componente específico feito sobre encomenda para elnec, em um processo altamente seguro que impossibilita a engenharia reversa. Não existem datasheet para ele, e o processo de fabricacao me parece ser a laser diferente dos processos “weifou”. Vou ver se acho a matéria e posto o link, sobre a quantidade de usos está no próprio site. 

4B35544A-5C8D-4C27-9436-965AF5ACE819.jpeg

@grego Muito interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sergio.lucas disse:

@gregoEntão esse Componente é o responsável por registrar a contagem das gravações?

 Infelizmente tenho que discordar de você, este é o chip da linha DS2432 ( 1Kb Protected 1-Wire EEPROM with SHA-1 Engine ) e realmente a produção do mesmo é feito somente por encomenda e a fabrica garante que não haverá dois com a mesma numeração o sistema de gravação é feita por laser ( quando se faz a encomenda do chip), sendo realmente ate o momento impossível de "cracking" o mesmo.

 Mas o seu uso é somente por uma finalidade, evitar que se utilize qualquer tipo de adaptador universal nos programadores da Elnec, quando você pede para executar um determinado componente o software checa o adaptador e se o mesmo não tiver o chip de assinatura ele não carrega o sistema, ele esta ai mais para garantir que você usará os produtos desenvolvidos pela Elnec.

 Quanto a contagem que você esta se referindo e sobre o ZIF socket ,( vida de operaçao (mecânica) ZIF Soquete10.000).

 Segue o link do chip é bastante interessante , aqui no Brasil já foi utilizado estes chips na área de jogos. ( aqui eu não consigo enviar em pdf ) mas você pode fazer o download no site.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Fer_play disse:

 Infelizmente tenho que discordar de você, este é o chip da linha DS2432 ( 1Kb Protected 1-Wire EEPROM with SHA-1 Engine ) e realmente a produção do mesmo é feito somente por encomenda e a fabrica garante que não haverá dois com a mesma numeração o sistema de gravação é feita por laser ( quando se faz a encomenda do chip), sendo realmente ate o momento impossível de "cracking" o mesmo.

 Mas o seu uso é somente por uma finalidade, evitar que se utilize qualquer tipo de adaptador universal nos programadores da Elnec, quando você pede para executar um determinado componente o software checa o adaptador e se o mesmo não tiver o chip de assinatura ele não carrega o sistema, ele esta ai mais para garantir que você usará os produtos desenvolvidos pela Elnec.

 Quanto a contagem que você esta se referindo e sobre o ZIF socket ,( vida de operaçao (mecânica) ZIF Soquete10.000).

 Segue o link do chip é bastante interessante , aqui no Brasil já foi utilizado estes chips na área de jogos. ( aqui eu não consigo enviar em pdf ) mas você pode fazer o download no site.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

@Fer_playEntão esse contador só tem nos produtos da ELNEC?

os demais modelos não tem esse contador? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RT809F Veio primeiro, pra que ele possa gravar kbcs você precisa de uma expansão PEB1, e tem algumas outras diferenças.

 

RT809H Já incorpora a peb1 dentro do próprio case, e tem algumas funções a mais, como é o produto mais novo imagino que doravante eles vão se dedicar ao aperfeiçoamento deste aparelho, e que em algum ponto será impossível implementar no RT809F alguma coisa nova que tenha sido implementada no RT809H, se não for pela quantidade de conexões disponíveis, talvez pelo empilhamento de expansões que vai fazer o RT809F tombar ou ficar muito distante e precisar de cabos mais longos que vão interferir diretamente na capacidade de gravações e leituras, mas isso é achismo meu, pode ser que os chinas continuem criando atualizações viáveis para o RT809F também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎09‎/‎11‎/‎2018 às 22:18, Sergio.lucas disse:

@Fer_playEntão esse contador só tem nos produtos da ELNEC?

os demais modelos não tem esse contador? 

Não é um contador é somente um chip para assinatura, ou seja se o adaptador de uso especifico não tiver este chip o software do gravador não ira executar.

 E não é somente a Elnec que se utiliza deste tipo de artificio , todos os adaptadores da XELTEC também são assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Fer_play disse:

Não é um contador é somente um chip para assinatura, ou seja se o adaptador de uso especifico não tiver este chip o software do gravador não ira executar.

 E não é somente a Elnec que se utiliza deste tipo de artificio , todos os adaptadores da XELTEC também são assim.

 

@Fer_play Entendi, agradeço o esclarecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para que não fique dúvidas sobre o que postei, visto que que eu também imaginei que poderia está equivocado, acabei de ligar para Elnec/Macsyn e conversei com engenheiro, e o mesmo acabou de confirmar que o Adaptador possue 10.000 mil siclos de uso, sendo que no findar desta contagem ele não funcionará mais, mesmo que esteja relativamente novo, sendo assim necessário substituí-lo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...