Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Gostava muito do forum, mas de uns tempos para cá notei que os tópicos ficam esquecidos sem respostas, para vcs terem idéia teve tópico meu respondido depois de 3 a 6 meses, aí a viola virou caco, não tem como.Se eu, como todos os outros que postam alguma dúvida, é pq queremos ajuda de alguma forma.Me desculpem mas aqui só ficou venha a mim, ou paga a taxinha pra ter ajuda.Sei que vão entrar aqui e me massacrar senão me banir, visto que já foi feito com vários outros que reclamaram, não estou pedindo ajuda pra resolver defeito fe placa, só uma dica para comprar um equipamento bom.Estava pensando em fazer a assinatura VIP, diante da dificuldade em resolver problemas e dificuldade de acesso a outras areas do forum, visto que os tópicos não tem tido nenhima ajuda na resolução de problemas.....desculpem mas é meu desabafo....

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafasc

 

Boa noite,

 

Sinceramente não sei o porque reclamar e criticar o fórum.

 

1 hora atrás, rafasc disse:

não estou pedindo ajuda pra resolver defeito fe placa, só uma dica para comprar um equipamento bom.

 

Vc conhece melhor que todos aqui no fórum, quem fornece este tipo de gravador de SIO. No entanto deixou uma mensagem aqui no fórum, criticando este vendedor. Se não houve uma resposta prontamente, foi porque o pessoal não tinha conhecimento onde comprar.

Como vc pode criticar este fórum, onde já tem um cadastro a 4 anos e 6 meses, com 702 posts. Será que sempre foi assim, sem respostas, sem ajuda ? Será que se olharmos estas 702 mensagens que postou teremos mais ajuda sua ou solicitação de ajuda ?

 

1 hora atrás, rafasc disse:

Me desculpem mas aqui só ficou venha a mim, ou paga a taxinha pra ter ajuda

Todos aqui tem o mesmo tratamento, sendo usuário normal ou VIP. Não é porque vai pagar a taxinha como vc mesmo informou, que terá um atendimento VIP diferente dos outros sem esta assinatura. VIP é para quem não tem tempo de ajudar nos tópicos e precisa de arquivos ou acesso aos resolvidos.

 

1 hora atrás, rafasc disse:

Sei que vão entrar aqui e me massacrar senão me banir, visto que já foi feito com vários outros que reclamaram

 

Esta sua informação não procede. Leia as regras e irá perceber que banir qualquer usuário, deverá ter um motivo para isto e não alguém que venha reclamar de algo sem ofender ninguém.

 

1 hora atrás, rafasc disse:

visto que os tópicos não tem tido nenhima ajuda na resolução de problemas.

 

Então vc acha que somente usuários VIP recebem ajuda em seus tópicos ? Se vc participar ajudando como vem reclamando, quem sabe irá enxergar o fórum de outra maneira.

 

 

 

 

 

  • Joinha 4
  • Legal 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafascSe de fato quer se VIP, ótimo. Mas eu não escolho se é VIP ou não pra ajudar. Ao invés de reclamar você pode citar alguém na sua postagem. Todos nós temos as nossas assistências e não podemos ficar o tempo todo no fórum. Na medida do possível tentamos ajudar. 

Editado: por Gilson Macedo
  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, andremprs disse:

Amigos, qual gravador de BIOS me recomendam comprar hoje para a manutenção de notebooks e desktops? 

Depende do seu valor disponível pra investir. Por ordem de preço:

 

CH341

Ezp2010

TL866

RT809H

TNM5000

 

Tenho todas elas, sendo que cada uma tem seus pontos positivos. As duas últimas também gravam nand flash e SIO.

Editado: por El Prem
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, El Prem disse:

Depende do seu valor disponível pra investir. Por ordem de preço:

 

CH341

Ezp2010

TL866

RT809H

TNM5000

 

Tenho todas elas, sendo que cada uma tem seus pontos positivos. As duas últimas também gravam nand flash e SIO.

O que seria nand flash e sio? 

 

Não queria gastar muito, mas também não queria comprar algo mais barato mas que no fim me deixasse na mão. 

 

Qual desses me recomenda? É qual valor médio dele? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As nands são mais encontradas nos televisores, mas também existem em algumas poucas placas de notebook, bem poucas mesmo. Se você pretende trabalhar apenas com notebooks e desktops pode comprar um mais barato, mas se quer algo um pouco melhor pode comprar um tl866 ou um rt809F que é mais em conta do que o rt809H.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gilson Macedo disse:

As nands são mais encontradas nos televisores, mas também existem em algumas poucas placas de notebook, bem poucas mesmo. Se você pretende trabalhar apenas com notebooks e desktops pode comprar um mais barato, mas se quer algo um pouco melhor pode comprar um tl866 ou um rt809F que é mais em conta do que o rt809H.

Vou dar uma olhada nesses. 

 

Trabalho com notebook a tempo já, mas não tenho experiência com atualização de BIOS, sou funcionário. Mas quero aos poucos criar meus equipamentos e trabalhar por mim mesmo. Já tenho tudo, falta só o gravador de BIOS. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafasc é sempre bom lembrar também que o que fazemos aqui no fórum é voluntário, ninguém recebe nada pra ajudar, postar arquivos etc, todos que vem aqui e dedicam tempo a difundir conhecimento  o fazem porque acham que isso é importante pois pode mudar a vida de algumas pessoas pra melhor.

Como foi bem dito acima VIP ou não a ajuda é a mesma, depende do tempo que cada um tem disponível no momento, este fórum tem por objetivo a troca de conhecimento de forma gratuita, quem não participa ativamente por indisponibilidade de tempo ou falta de conhecimento ou sei lá que motivo, tem a opção de pagar a VIP e acessar as áreas de seu interesse, no entanto é muito importante deixar claro que o valor da "taxinha" é revertido para melhorias no fórum e manutenção dos servidores, domínio, hospedagem, não tem ninguém aqui ficando rico as custas dos outros como alguns certamente estão dizendo por ai...

Onipresente só mesmo Deus, portanto quando precisar de ajuda e estiver tendo dificuldade de encontrar, marque alguém da moderação no tópico, por mais que ele não saiba a resposta ele tem como contactar os demais, e assim que for humanamente possível alguém vai lhe responder.

Vale salientar que o canal mais adequado para sugerir melhorias, ou reclamar, ou desabafar, é o: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sobre seu questionamento, se é um kit "plug and play" que queres, o SVOD é uma boa solução, no entanto se levares em conta a questão custo benefício e analisares todos os demais quesitos o rt809h acaba sendo a melhor opção, podes adquirir pelo ebay e pelo aliexpress uma infinidade de adaptadores que lhe permitem fazer muito mais serviços do que o svod da versão antiga, e o preço em comparação é infinitamente melhor, tenho gravado alguns sios por aqui com ele via flat do teclado, o adaptador da ITE utilizado com alguns fios jumpers femea/macho ligados ao gravador permitem também gravar os ENE de maneira prática e fácil através do conector de teclado, ainda não precisei gravar mas sei que o rt809h grava também os chips nuvoton.

A principal vantagem é ter um único gravador na bancada que faz com alta velocidade tudo que você faria com um SVOD + TL866 mais lentamente.

O contra é que o suporte deles não me agradou, bem como o suporte do tl866 deixa muito a desejar, mas até então tudo que precisei fazer ele fez com excelência.

Até onde sei o beeprog e tnm5000 também permitem a gravação com adaptadores via flat do teclado, e tem suporte infinitamente melhor, a questão é se estas disposto a pagar o preço deles, e relativo ao beeprog cuidado com as falsificações que custam quase tanto quanto o original mas que no fim te deixarão sem suporte, os adaptadores são infinitamente mais caros bem como os próprios gravadores, mas nunca em lugar nenhum vi alguém reclamar de um beeprog ou de um tnm5000 tendo razão, também nunca pesquisei muito sobre isso verdade seja dita, mas nas pesquisas que fiz a maioria recomendava.

Se quiser o link do vendedor que vende o kit com melhor custo beneficio do ali para o rt809h me fala e eu te passo.

Alguns flats tem que ser adquiridos a parte, nos kits acompanham apenas 2 flats, mas tudo que é necessário esta disponível para compra no ali.

 

Qualquer dúvida que tenhas pode perguntar que vamos tentar te ajudar.

 

 

 

 

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, andremprs disse:

O que seria nand flash e sio? 


Nand flash é um tipo de memoria com alta capacidade de armazenamento se comparada com as spi flash (as populares bios de notebook). As nands são mais usadas em equipamentos com sistema operacional embarcado (tvs, celulares, decodificadores).

SIO é o Super Input/Output Controller... é o chip controlador presente na maioria das placas de notebook e desktop. Alguns Super I/O mais novos vem com memoria interna, necessitando de um gravador mais moderno pra conseguir gravar essa memoria interna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que doido,.... Tenho o Beeprog e o tl866, o Beeprog para quem tem uma produção alta ajuda muito pois ele grava sem exagero até uma dezena vez mais rápido além de possuir algoritmo para mais de 100 mil componentes, tenho os dois,  porém não abro mão do meu tl866 pois os adaptadores do Beeprog, são caríssimos. No fórum tem dezenas de postagens sobre gravadores, inclusive no post que estamos conversando. É só da uma pesquisada e correr pro abraço. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, El Prem disse:

Acer com processador integrado não tem nada a ver com modelo de BIOS...

 

Quais são esses "modelos novos de BIOS" que você se refere?

Sim amigo, falei uma característica geral desses novos Acer que estão chegando, pois não lembro nenhum de cabeça agora 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

 

- Galera to afim de comprar esse gravador de bios 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
já me recomendaram ele, pelo o que eu pesquisei e pra minha função que somente regravar Bios de PC e NB,  ele da conta o que vocês me indicam? e sobre os adaptadores será que vou precisar mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia a todos, gostaria de uma opinião para um gravador, atualmente utilizo o G540 mas está muito limitado atualmente, precisaria de um gravador para as bios de 16Mb, bios 1.8v, digamos que um gravador completo, até as bios que as vezes vem aquelas Winbond 25q64Fwig que são mais achatadas e mais largas, praticamente todos os modelos que possuímos em notebook, netbook e nas novos netbooks da multilaser que parece mais placa de tablet do que não sei o que. Tem o Spi Ch341a que é bem barato comparado com o minipro Tl866CS, qual a grande diferença deles? Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença é que apesar de mais barato o ch341 grava e lê o kb9012 (no linux), e o tl866 não grava nem lê de jeito algum ( pelo menos eu não consegui)...

O tl866 adiciona novos chips com mais frequência, sejamos justos.

Suporte de qualquer gravador chines é ruim, então não serve pra nada...

O TL866 funciona maravilhosamente bem para os chips comuns das series 24 e 25 que é o que mais vemos na área de informática, mas pelo preço dele mais vale ir diretamente pra um rt809h se a intenção é que atenda a área de notes.

O TL Grava pics atmel e alguns outros chips que aleatoriamente aparecem em nobreaks, não tenho certeza se o rt809h grava eles, mas eu nunca consegui um arquivo dump de nobreak pra gravar então pra mim não faz diferença, se o defeito é o pic volta sem conserto. 

Tenho os 3 aparelhos citados, usei durante um bom tempo cada um deles, o TL é muito bom mas é lento, o CH341 já lê pelo menos o kb9012 que é o que mais aparece com defeito dos kbc graváveis, e senti que ele é um pouco mais rápido que o tl866, o rt809h grava uma bios de 8mb mais rápido do que o tl866 grava uma de 2mb, antes com o t866 eu botava a bios pra gravar e ia tomar um café, agora não dá mais, com o rt809h é na hora, mandou gravar ta gravado.

Se conselho fosse bom ninguém dava vendia, mas...

Finca a mão no bolso e compra um rt809h, se paga rápido se tiver fluxo de manutenção, o meu fluxo aqui não é dos melhores, e 2 meses depois tava pago.

 

 

 

 

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Como sempre uma bela explicação. Já vi esse RT809H porém está muuuuito além do meu orçamento. Pelo visto o CH341 é similar o TL porém voltado somente para notes que realmente é o que eu necessito nada além dele. Eu uso o G540, se o TL da para tomar um café, o G540 faz o pão, o café, chama a família toma café conversa e depois pega o chip gravado. Li que i CH341 identifica o chip também eu acho que ele possui um bom custo benefício só me parece que é fácil dar erros por ser muito básico (julgando o livro pela capa). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo preço se der problema é só comprar outro, 1 serviço com ele e já ta pago e da algum lucrozinho ainda... uhaehuAEUHaehuaeuh

E se não gostar é só passar com o carro em cima, se duvidar o frete é mais caro que ele, custa menos que 2 x-galinha e 2 refri, ueauhaeuhaeuh

Não sei se subiu muito, mas se não me engano paguei 35 temers por ele. 

Mas faça como achar melhor. ;D

O Tl866 é um bom aparelho e faz o que promete fazer, infelizmente poderia fazer bem mais coisas e não faz por preguiça do pessoal da autoeletric.cn, poderia ser um pouco mais rápido também.

O RT809H estes dias estava custando 680 temers no aliexpress num kit com quase todos os adaptadores que se precisa para notes.

O TL no ML ta custando 350 sem adaptadores imagino...

Faça bem as contas, e compre aquilo que achares melhor pra ti.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Pois é o CH341 ta R$90,00 sem adaptadores e o Tl R$300,00 com os adaptadores se não me engano, por enquanto vou optar pelo CH341 por ser bom e barato pelo que vi e tem o diferencial de gravar o KB ainda o TL não sei se grava também. Mas vou comprar e ir usando, quando não me suprir mais, evoluímos novamente. O RT ta R$1200,00 no ML e não vi a quantidade de adaptadores bem fora para mim ja que é para a empresa e não para mim e a empresa tem má administração infelizmente...

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...