Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tudo sobre gravadores de BIOS e EEPROM

Avalie este tópico:


ES Tech

Posts em destaque

@Neo  (a proposito matrix é um dos melhores filmes que já vi) gravadores se pagam o tempo vai da demanda... como trabalho com tudo quanto é equipamento sempre estou gravando alguma coisa, hora tv, hora notebook, impressora, balança,  agora gostei foi desta opção de gravar o kb confesso que nunca gravei um ainda ja ate devolvi alguns acer sem consertar a principio por causa da famigerada região ME agora por causa deste kb. Por acaso vc tem algum tutorial ou me indica alguma aula ensinando como usar o CH para isso? tenho o TL 866 e Um Beeprog2 mas compro o CH se aprender a usar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@El Prem Já conseguiste contato com os caras do rt809f/h alguma vez?

Eu tentei de tudo que foi jeito e não consegui nem entrar em contato, o fórum deles me mantém bloqueado até hoje, não posso nem escrever nada lá...

Se tens a manha de entrar em contato com eles passa a letra pra gente ;D isso pode vir a ser muito útil no futuro. 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Neo disse:

@El Prem Já conseguiste contato com os caras do rt809f/h alguma vez?

Eu tentei de tudo que foi jeito e não consegui nem entrar em contato, o fórum deles me mantém bloqueado até hoje, não posso nem escrever nada lá...

Se tens a manha de entrar em contato com eles passa a letra pra gente ;D isso pode vir a ser muito útil no futuro. 

Abraço.

 

Contato não, mas só desse gravador ter a capacidade de ler/gravar as nands seriais, pra mim, já fez muiiittaa diferença...

 

Tenho também o tnm5000, gravador muito bom e agora aos poucos lá vai liberando recursos pra ele, como gravação dos kbc e leitura via HDMI/VGA

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, juro que li em algum lugar que dava e vi até adaptadores sendo vendidos na época em que estava analisando qual a melhor saída pra minha necessidade. 

Mas pelo visto to confundindo com outro, talvez tenha sido o tnm 5000 sobre o qual li bastante coisa também.

Por que será que ninguém pediu a inclusão do chip na base de dados pra elnec? Será que todo mundo tem a cópia? uhaehueauhaeuh ;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Paulo Noce disse:

@Neo Boa noite. Ainda não temos esta opção neste gravador. Para que este gravador possa gravar os KB é necessário enviar a Elnec uma solicitação para incluir estes novos componentes.

A última vez que entrei em contato com a Elnec fiquei assustado com a arrogância dos engenheiros. Já na Macsym representante aqui no Brasil são bem gente boa, mas não possuem equipe de engenharia só lá Eslováquia mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@El Prem a quanto aos chips suportados concordo que a lista é extensa, mas quando falei de suporte foi suporte técnico mesmo.

O tnm 5000 realmente parece um excelente gravador, só achei os adaptadores muito caros pro meu bolso ;D sendo que ele próprio já tem um preço mais salgado.

Mas este bem como o beeprog tem suporte técnico de verdade, tu consegue falar com os caras não é? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Neo disse:

@El Prem a quanto aos chips suportados concordo que a lista é extensa, mas quando falei de suporte foi suporte técnico mesmo.

O tnm 5000 realmente parece um excelente gravador, só achei os adaptadores muito caros pro meu bolso ;D sendo que ele próprio já tem um preço mais salgado.

Mas este bem como o beeprog tem suporte técnico de verdade, tu consegue falar com os caras não é? 

Pra vc ter idei um adaptador para série 25xx para o beepro2 custa por volta de 500 barão e tem vida limitado a 10k de gravações 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Neo disse:

Poxa, eu tinha a impressão de que o beeprog era uma das melhores opções do mercado, sendo assim como estas dizendo, o meu dindin eles não verão jamais... ;D 

Tu vê alguma vantagem no beeprog atualmente? O que ele faz de especial?

Velocidade de gravação: a maior do mercado, não precisa de adaptadores de tensão para Spis de 1,8v vai direto, além de gravar alguns Mcus de balanças que só Ele  tem na memória... além da estabilidade. Grava 16mb em alguns segundos. Mesmo com tudo isso se fosse hoje compraria um tnm com um monte de soquete 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo Na realidade sempre tive gravadores da Elnec e este último o Beeprog2C, comprei porque informava que poderia gravar um BGA SMC que é usado em placas de MAC. Este SMC faz a mesma função de um SIO KB9012 onde requer um arquivo interno.

Já se passaram 1 ano é ate agora eles não conseguiram ler um componente destes. Pelo que percebi este componente foi fabricado exclusivamente para apple.

Estou fazendo um projeto, onde irei ler e escrever este componente diretamente na placa. Logo irei abrir um tópico sobre este assunto, para que possamos achar uma solução para este problema.

 

Como @grego  informou, os adaptadores são muito caros. Comprei dois Wson8 6X8 e 6X5 e paguei R$ 1.100,00 cada um. Estes adaptadores são para aquelas novas bios chapadas de 8 pinos.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos mcus eu não faço ideia nunca trabalhei com balanças, mas quanto a estabilidade e velocidade de gravação posso te falar que o rt809h é estúpido, e apesar de não ser seleção automática ( tem que especificar na hora de identificar o chip a tensão de trabalho, 3.3v 1.8v ) ele dispensa adaptador pra reduzir a tensão. 

Não sei se é porque tenho o tl866 como referencia, mas o rt809h é muito rápido cara, depois que comecei a utilizar me perguntei porque diabos não tinha comprado ele antes, ai lembrei que era porque tava sem dinheiro hueauhaeuhaehueahu... ;D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Neo disse:

Quanto aos mcus eu não faço ideia nunca trabalhei com balanças, mas quanto a estabilidade e velocidade de gravação posso te falar que o rt809h é estúpido, e apesar de não ser seleção automática ( tem que especificar na hora de identificar o chip a tensão de trabalho, 3.3v 1.8v ) ele dispensa adaptador pra reduzir a tensão. 

Não sei se é porque tenho o tl866 como referencia, mas o rt809h é muito rápido cara, depois que comecei a utilizar me perguntei porque diabos não tinha comprado ele antes, ai lembrei que era porque tava sem dinheiro hueauhaeuhaehueahu... ;D 

Não sei a velocidade do RT mas sei a do TL se tiver que gravar umas 4 de 16mb batia uma tristeza com a demora sem contar que volta e meia eu tinha a impressão que o programa era gravado errado por algum motivo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Noce quando criar me chama lá, por mais que não ajude muito, a curiosidade já ta grande. ;D 

@grego exatamente isso, não sei se cheguei a gravar 16mb mais do que 2 ou 3 vezes, mas já nas de 8mb da pra ver a diferença espantosa de velocidade entre um e outro.

o TL866 para uma bios de 8mb comum em notes atualmente leva minutos para fazer o que o rt809h faz em segundos.

Tanto na leitura como na gravação a diferença de velocidade é absurda, isso que não sei porque raios aqui não consigo usar ele na velocidade máxima, acho que é porque uso um extensor usb pra facilitar a conexão em cima da bancada, ele tem no app 3 velocidades de gravação, eu uso no médio.

Se fizer trabalhar na velocidade máxima acredito que ao soltar o clique no botão de gravar já vai ter terminado. hueahuaehuaehuaeuhaeuh ;D 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Noce disse:

@Neo Na realidade sempre tive gravadores da Elnec e este último o Beeprog2C, comprei porque informava que poderia gravar um BGA SMC que é usado em placas de MAC. Este SMC faz a mesma função de um SIO KB9012 onde requer um arquivo interno.

Já se passaram 1 ano é ate agora eles não conseguiram ler um componente destes. Pelo que percebi este componente foi fabricado exclusivamente para apple.

Estou fazendo um projeto, onde irei ler e escrever este componente diretamente na placa. Logo irei abrir um tópico sobre este assunto, para que possamos achar uma solução para este problema.

 

Como @grego  informou, os adaptadores são muito caros. Comprei dois Wson8 6X8 e 6X5 e paguei R$ 1.100,00 cada um. Estes adaptadores são para aquelas novas bios chapadas de 8 pinos.

Paulo desculpe a pergunta, pra estas novas Bios chapadas vc as retira com estação de vapor simples ou também usa a estação bga ?  Qual a média de tamanho dos arquivos para elas ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, grego disse:

Paulo desculpe a pergunta, pra estas novas Bios chapadas vc as retira com estação de vapor simples ou também usa a estação bga ?  Qual a média de tamanho dos arquivos para elas ? 

Bom dia.

 

Vc retira com estação de ar. O tamanho dos arquivos é em média bios de 64 e 128

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, o nosso TL866 já grava bios 1.8 e  nand flash sem gambiarra, só que na versão ll plus.

Confere aí: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...