Jump to content
Diego Guimarães de Barros

dúvida Notebook cce t23l não funciona com sistema Ubuntu pós 12.04 com 8gb ram

Rate this topic

Recommended Posts

Olá todos.

Tenho um notebook cce t23l com 8 gb de ram.

Não consigo usar nenhuma distribuição do ubuntu que seja superior a 12.04 utilizando meus 8gb. O sistema trava e da erro na primeira iniciação. as vezes nem carrega o sistema. É como se fosse um erro na partição do sistema.

O que já tentei?

Troquei HD por SSD, já particionei de várias formas durante a instalação.

Já testei Ubuntu, xubuntu, lubuntu, manjaro, mint, deppin...

Já tentei novas interfaces gráficas, gnome, xfce, unity...

Pesquisei um pouco sobre o assunto e vi que poderia ser a bios. Talvez uma atualização resolva.

Apesar que softwares de análise de hardware indica o uso de até 8gb de pela placa mãe.

Caso eu retire um dos pentes de memória, ficando apenas com 4gb o SO funciona normalmente.

Caso alguém possa me ajudar eu ficaria muito agradecido. Quero muito poder utilizar os 8gb de ram em distribuições mais atuais.

• Like 1

Há equipamentos em que para se usar um pente de maior capacidade deve se mudar configurações no setup. Verifique suas configurações de setup

9 horas atrás, everaldo designer disse:

esta instalando a versão 64 do ubuntu?

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.

Sim, versão 64 bits. Toda as versões após a 12.04 não funcionam com 8gb apenas com 4 gb.

Assim fico na escolhe, entre um sistema mais moderna ou mais memória ram. Eu gostaria de atualizar a bios mas não achei meios para isso.

53 minutos atrás, Marcelo Spike disse:

Há equipamentos em que para se usar um pente de maior capacidade deve se mudar configurações no setup. Verifique suas configurações de setup

Já verifiquei o setup várias vezes. Com falei antes outras pessoas relatam o mesmo problema com notebooks cee da mesma época. É um incompatibilidade de hardware. O problema é que não acho a versão mais recente dessa bios.

vc pode tentar acessando o datasheet, porém , é um procedimento arriscado e se for deficiência da marca aí fica difícil

Em 01/08/2017 às 08:22, Diego Guimarães de Barros disse:

Já verifiquei o setup várias vezes. Com falei antes outras pessoas relatam o mesmo problema com notebooks cee da mesma época. É um incompatibilidade de hardware. O problema é que não acho a versão mais recente dessa bios.

ola  ja testou em outro Hard Disk ou tente fazer a instalação limpa pode ser algum bad blocks no inicio do HD  Pode estar dando erro grub ou tente fazer o particonamento manual e faça a instalação

Eu acho que você não leu a postagem. "Troquei HD por SSD, já particionei de várias formas durante a instalação."

Eu testei em 3 hds diferentes e em SSDs (dois).

O problema é a bios mesmo. Eu ja sei... o problema é que tem um cara nesse fórum que tem uma versão da bios que eu preciso.

Porém devido as regras do fórum não posso pedir a ele essa versão da bios.

Tenho de esperar a boa vontade de alguém... bom não sei.

É uma limitação da placa com o SO.

vc consegue atualizar a BIOS? Tipo, no suporte da marca baixar a BIOS e atualizar via SETUP? Teoricamente resolveria o problema. Ou ver uma BIOS equivalente e trocar fisicamente, porém isso, já seria bastante radical. Se isso não resolver, aí já é um problema sério da marca. Um erro grave de projeto

Amigo vc já tentou usar no inicio da instalação o parâmetro nomodeset geralmente resolve a maioria dos problemas relacionados ?

Olá,acho que o problema seria incompatibilidade de drive pois por ser um sistema bastante ultra passado o kernel não tenha drives para reconhecer.Eu sugiro que você simule o sistema no Virtual Box ou VMware caso queira utilizá-lo.

Brother muito estranho o Ubuntu pega em tudo que é máquina com requisito minimo para rodar... Tu testou com ssd blz, essa tecnologia é nova. Te sugiro colocar um outro hd sata nessa máquina para testar... Utilizei o linux por muio tempo ele pega até em máquinas com extremos defeitos tanto em hd como placas.. Acho que é  hd ou setup se liga no setup do CcE LEGACY e afins tira o do modo uefi.

• Like 1

Vc disse que tentou o Ubuntu e suas variações ... Já tentou usar apenas on the fly, outro tipo de distribuição por exemplo o Open Suse ou Fedora?