Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica ---ME--- Teste prático para saber se o bga necessita de reballing (minimal esquentation)

Avalie este tópico:


edsonninja

Posts em destaque

Mexido não mexe entrega isso que o ninja quis dizer amigo.

 

Bom amigo, nesse caso eu entendi que ele só indica devolver se o chip ou a placa estiver com bolhas. até mesmo não é por que o notebook já foi mexido que não pode ser resolvido, eu já peguei varios que foram feios só o reflaw e troquei o chip com reballing e foram zerados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal show de bola

 

ontem obtive meu primeiro sucesso ao fazer ME

 

agradeço a DICA

 

semana que vem chega minha máquininha para o Reballing ai sim vou começar realmente com o trabalho de verdade

 

mas enfim vlw pelas dicas que faz esse forum cada vez mas essencial para o dia a dia de um técnico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma dúvida, não quanto aos procedimentos do ME, mas quando vocês realizam o diagnóstico através do ME e o cliente não aprova o reballing.

 

Particularmente sei que a placa vai funcionar por tempo indeterminado, mas monto o note, com o mesmo cuidado de sempre e entrego pro cliente "funcionando". Explico tudo para o cliente e cobro apenas o valor fixo de orçamento para esse tipo de equipamento.

É o que acho ético e correto, por isso faço assim. Mas sei que tem uns "ME's" que fiz que já estão funcionando a mais de meses

 

Só pra deixar claro, eu não faço reflow pra entregar para cliente como um serviço, ou é Reballing ou entrego apenas com o orçamento, mesmo que parcialmente funcionando. (Prefiro evitar transtornos com cliente vindo antes dos 90 dias legais de garantia por causa de reflow) 

 

 

Recapitulando, por curiosidade, como vocês procedem quando cliente não autoriza reballing após um ME? 

 

Att.

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente muitas placas funcionam legal por muito tempo só com esse procedimento, recomendando também a pessoa não usar em cima da cama ou no colo e usar base cooler para notebook que auxilia na refrigeração e dissipação de calor. Mas realmente é bom fazer o procedimento completo substituindo as esferas ou até mesmo o chipset, se o Chip for da AMD então nem adianta ficar tentando só "esquentar" o chip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal uma dúvida, não quanto aos procedimentos do ME, mas quando vocês realizam o diagnóstico através do ME e o cliente não aprova o reballing.

 

Particularmente sei que a placa vai funcionar por tempo indeterminado, mas monto o note, com o mesmo cuidado de sempre e entrego pro cliente "funcionando". Explico tudo para o cliente e cobro apenas o valor fixo de orçamento para esse tipo de equipamento.

É o que acho ético e correto, por isso faço assim. Mas sei que tem uns "ME's" que fiz que já estão funcionando a mais de meses

 

Só pra deixar claro, eu não faço reflow pra entregar para cliente como um serviço, ou é Reballing ou entrego apenas com o orçamento, mesmo que parcialmente funcionando. (Prefiro evitar transtornos com cliente vindo antes dos 90 dias legais de garantia por causa de reflow)

 

 

Recapitulando, por curiosidade, como vocês procedem quando cliente não autoriza reballing após um ME?

 

Att.

Lucas

 

 

Rapaz, eu prefiro explicar que como os testes podem fazer funcionar "mais ou menos", está funcionando agora mas pode ser que não dure muito. Então, se não tinha acertado uma taxa de orçamento prévio, não cobro nada para não deixar a pessoa na impressão que tem "garantia" de um serviço que não foi feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

comigo sempre funcionou.Ninja peguei um win cce daqueles antigos pretos...o mesmo dava sem ligar,tipo fazia que ia ligar e desligava.Desmontei a placa,fiz a limpeza e fiz esse procedimento.Voltou a funcionar e ja fazem 5 meses e o cliente não retornou,lembrado-se que avisei ao mesmo que o problema iria retorna e cobrei so pela limpeza feita

 

amigo esse procedimento é no chip BGA ? ou nos SMD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, companheiro, eu trabalho com placas tbm, antes so notebooks desktops..., agora meu foco esta nos reballing em playstation 3 e 4 e XBOX.

Te digo que faço o seguinte:

Antes de mexer no RSX e Processador (reballing), teste os capacitores, não os SMD, os cilindricos, que tem os polos embaixo, nos pes deles. Coloque o multimetro em Ohms, e meça todos , se ao manter por mais de tres segundos apitar ou  der muito baixo, não é BGA, nao adiantara fazer o Reballing, mas se ja fizeram o reeflow, é capaz de se for capacitor, agora tenha q tbm , fazer o reballing.

Mas no playstation dboto a 420 graus quase sem sopro, e demora uns dez minutos para soltar, ele guenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal uma dúvida, não quanto aos procedimentos do ME, mas quando vocês realizam o diagnóstico através do ME e o cliente não aprova o reballing.

 

Particularmente sei que a placa vai funcionar por tempo indeterminado, mas monto o note, com o mesmo cuidado de sempre e entrego pro cliente "funcionando". Explico tudo para o cliente e cobro apenas o valor fixo de orçamento para esse tipo de equipamento.

É o que acho ético e correto, por isso faço assim. Mas sei que tem uns "ME's" que fiz que já estão funcionando a mais de meses

 

Só pra deixar claro, eu não faço reflow pra entregar para cliente como um serviço, ou é Reballing ou entrego apenas com o orçamento, mesmo que parcialmente funcionando. (Prefiro evitar transtornos com cliente vindo antes dos 90 dias legais de garantia por causa de reflow)

 

 

Recapitulando, por curiosidade, como vocês procedem quando cliente não autoriza reballing após um ME?

 

Att.

Lucas

 

Lucas, boa noite.

 

Como foi dito aqui anteriormente, alguns testes podem ser feitos até na presença do cliente, ligar o note em um monitor externo, testar memória, etc. Se não tiver sucesso as chances de ser a BGA são grandes, então já explica para o cliente o valor mínimo que será cobrado. Assim, se ele não quiser que faça o reballing pelo menos o seu trabalho com a desmontagem, etc. estará garantido. Pode até falar que foi feita uma limpeza e que certamente o problema irá retornar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o notebook ta original sem “Reflaw”

Estação de retrabalho, ar em 3 e temperatura 350 graus

Esquente de leve por baixo do chip na placa por 30 segundos com movimentos circulares e distância de 3 cm da placa, nada de aquecer até derreter as soldas e nada de botar fluxos, subiu vídeo reballing

Quando o notebook já foi mexido “Reflaw direto”, mas se o Chip e/ou placa estiver com bolhas devolva sem mexer

 

ok , entao na verdade para se "testar" vira-se a placa com o chip pra baixo e a parte de baixo para "cima" ai aquece como vc falou , correto? ai vira e deixa esfriar, monta o necessario e liga pra ver se dá video isso?

aguardo retorno e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! Com este procedimento você acha que é possível que o defeito no BGA volte a acontecer pelo mesmo motivo?

na minha opiniao os note melhores tipo, sony vaio, dell, hp com um reflow creio q nao volta antes de 90 dias. porém como os amigos acima dizem melhor mesmo é sempre fazer o reballing. eu como no momento nao tenho estacao de reballing, eu uso aquecer a placa por baixo e por cima faco reflow porém a uns 3 ou 4 cm da placa "nao pode ser menos que isso" para nao da bolhas nao danificar e ar em 350º e sopro 3. ja fiz em dois dv4 e nunca mais voltou ja tem mais de 20 meses e o cliente nao voltou. se alguem achar bom ai minha dica e opiniao dá uns joinhas (y)  ai pra mim..rsrs pra ajudar ai amigos...hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ME--- Teste prático para saber se o bga necessita de reballing 

como já diz o título, estou vendo que tem neguinho pensando

que esse teste já é o reparo definitivo...nesse caso o reparo definitivo é o reballing

 

em outras palavras, esse teste é pra vcs terem certeza que a treta está nas soldas da bga

e partirem pro reballing sem medo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ME--- Teste prático para saber se o bga necessita de reballing 

como já diz o título, estou vendo que tem neguinho pensando

que esse teste já é o reparo definitivo...nesse caso o reparo definitivo é o reballing

 

em outras palavras, esse teste é pra vcs terem certeza que a treta está nas soldas da bga

e partirem pro reballing sem medo

 

qual a melhor maquina para fazer retrabalho ou até mesmo reflow, qual a melhor estação de retrabalho vc me recomenda? e qual mais ou menos é preço dela? e curso pra ela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...