Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica ---ME--- Teste prático para saber se o bga necessita de reballing (minimal esquentation)

Avalie este tópico:


edsonninja

Posts em destaque

É isso ai Sr. Mod, não podemos esquecer da desumidificação. depois que comecei a fazer, o índice de sucesso foi muito maior. Ótima dica, parabéns...

 

Como vocês fazem essa desumidificação ?

 

 

Deixar a placa por algumas boas horas dentro da estufa!  [ 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  ]

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkputs veio agora entendi o que e me "minimal esquentation" e

eu quebrando a mufa pra decifrar o que era valeu aprendi mais uma

heheh

Essa informação estava aqui também:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Sou novo por aqui e se fala muito em "ME" e eu não tinha achado até agora a explicação, e não fazia a menor idéia do que era... hahahaha!!!! Muito Boa mesmo!!!  ;D ;D ;D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Entendido, já ando usando o teste do ME a algum tempo, agora gostaria que alguém me explicasse que fenômeno acontece, já que no ME, não é necessário que a solda derreta, e o notebook sobe o vídeo só de esquentar. Ps, já fiz com um DV9000 sem abrir, liguei e deixei ligado e asfixiei ele com um travesseiro de maneira que esquentasse bem, daí desliguei e liguei novamente e o bixo funfou, porém por 15 min rsrs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

não vou detalhar, mas a solda sem chumbo tem uma péssima plasticidade e com o tempo e especialmente com oscilações de temperatura cria microfissuras, que resultam em maus contactos provocando o defeito nos chips bga que todos conhecemos.

 

pois bem, o estanho é extremamente bom condutor e, como a maior parte dos metais, dilata com o calor. daí que esse procedimento de aquecimento do chip provoca dilatação nas esferas que, em caso de sucesso, resolve temporariamente essas microfissuras e o chip bga volta a exercer as sua funções.

 

quando as esferas voltam a arrefecer, devido à tal falta de plasticidade, voltam a surgir microfissuras e o chip volta a não funcionar.

 

conheço este tipo de procedimento que aqui chamam de ME, com algumas variações, há mais de 20 anos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço este tipo de procedimento que aqui chamam de ME, com algumas variações, há mais de 20 anos.

 

Errado! O que provavelmente conhece e que volta dar problemas são os famosos Reflows.

 

O ME é somente para diagnóstico e posterior REBALLING. Nunca foi recomendo aqui no fórum que se libere a máquina apenas com o ME.

 

ESTE PROCEDIMENTO É SOMENTE PARA TESTE !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conheço este tipo de procedimento que aqui chamam de ME, com algumas variações, há mais de 20 anos.

 

Errado! O que provavelmente conhece e que volta dar problemas são os famosos Reflows.

 

O ME é somente para diagnóstico e posterior REBALLING. Nunca foi recomendo aqui no fórum que se libere a máquina apenas com o ME.

 

ESTE PROCEDIMENTO É SOMENTE PARA TESTE !

 

bom, não quiz nem quero criar polémica com o que postei, mas com todo o respeito quem está errado é você.

 

tive o cuidado de ler e perceber o que é o ME. conheço-o perfeitamente, só que por outros nomes e com algumas pequenas variações. também conheço o procedimento a que chamamos hoje de reflow desde essa altura.

tinha 14 anos quando comecei a estudar reparação de placas de vários equipamentos na ásia, na altura por extrema necessidade económica, sendo explorado como mão de obra infantil.

já nessa altura se usava procedimentos de aquecimento muito similares ao ME e ao reflow.

eu nunca mencionei que utilizassem o ME como solução final - sei perfeitamente que é usado apenas para diagnóstico.

 

quanto ao reballing, sou do tempo em que se faziam as esferas soldando-as à mão. lembro-me perfeitamente de chegar a casa com os olhos vermelhos do fumo e do cansaço e de ter problemas respiratórios quando ia dormir de tanto fumo ter inalado.

a título de exemplo, já conheço e utilizo a aplicação de atmosfera de azoto há muitos anos e só agora é que estão a chegar essas máquinas ao mercado. há muitos anos que também que nem sequer utilizo esferas nesse procedimento.

 

sou um convidado neste fórum e tento prestigiá-lo com contribuições fundamentadas.

respeito e espero ser respeitado. pretendo ajudar e não estou aqui para chamar ninguém de ignorante, ok?

 

 

ATENÇÃO: estou introduzindo isto depois de ter postado a minha resposta porque achei que é muito importante e desculpem a parte em maiúsculas.

 

embora o ar que respiremos seja constituído na sua maior parte por azoto e apesar do azoto - também designado por nitrogénio - ser um gás inerte (não provoca combustão), A SUA INALAÇÃO NO ESTADO PURO NEM QUE SEJA POR UMA VEZ PODE CAUSAR COMA CEREBRAL OU MORTE IMEDIATA!

POR FAVOR, NÂO FAÇAM EXPERIÊNCIAS SEM SABEREM O QUE ESTÃO A FAZER!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas se não voltar o video? Faço o reball mesmo assim?

 

Depende, tem chipsets como os Intel que normalmente não voltam a funcionar somente com ME, tem que fazer o rebaling mesmo, agora os AMD e os Nvidia quase 100% das vezes voltam a funcionar, mesmo aqueles Nvidias grandões. Note que eu disse quase 100% da vezes, aparelhos que já passaram por reflow outras vezes normalmente não volta a funcionar, nesse caso somente rebaling mesmo.

Agora se vc fez um ME e não voltou a ligar, é hora de usar outras técnicas antes de partir pra um rebaling, analise de toda a parte elétrica da placa-mãe acompanhado com o esquema é o mais indicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, venho aqui pedir uma ajuda de vcs, comprei minha ht r490, nunca fiz um reballing e estou com umas placas velhas aqui pra testar o equipamento, me tirem algumas duvidas o que é ME alguém tem os profiles delas pra xbox e ps3, e me decupem se estiva usando o tópico errado.

 

este topico vai tirar algumas duvidas suas

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Dinha, no ME não é necessário: Agora, constatou que é caso de rebaling  é recomendável, a não ser que tenha uma máquina poderosa como honton ou SP, nestes casos quem tem desas máquinas aqui no fórum nem estam usando disumidificar, vai direto pro reballing

 

Bom dia amigo, agora o ignorante vai ser eu rsrs... Como se desumidifica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...