Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Consertos usando termográfia (termovisor - câmera termica)

Avalie este tópico:


repair

Posts em destaque

Pessoal venho aqui pra dar minha opinião sobre esse tipo de equipamento,  bom já tem um tempo que tenho esse equipamento e não tive tempo para fazer um post para mostrar os resultados na pratica até então.

O equipamento que adquiri é um termovisor da marca flir modelo TG165, pra quem não conhece é uma câmera térmica que estou usando para agilizar certos tipos de orçamentos e consertos na assistência, basicamente ele cria uma imagem onde difere em cores as diferenças de temperaturas (um termômetro mais invocado kkk).  Hoje placas com algum tipo de curto usando o termo visor com uma fonte assimétrica (fumegation) o componente defeituoso é identificado imediatamente não importando qual lado da placa esteja...

Abaixo ultimo defeito usando o termovisor, era um notebook hd morto que matava a fonte, então simplesmente liguei a fonte assimétrica e apontei o termo visor e o culpado ja apareceu de imediato incandescente...

FLIR00020.jpg

Logo identifiquei na placa que era um capacitor cerâmico em curto que substituído a maquina voltou a funcionar normalmente:

20170801_171800-0.jpg20170801_173427-0.jpg

Nesses casos o equipamento se mostra extremamente útil... Abaixo outros exemplos:

Placa All in One com chip de rede em curto e ponte sul...

FLIR00009.jpg

Placa de Xbox 360 com KSB defeituoso:

FLIR00018.jpg

Placa PC com chip de rede em curto:

FLIR00014.jpg

E claro kkkk Minha esposa almoçando (porque todo mundo que compra um desses vai fazer algo parecido kkk):

FLIR00005.jpg

Resumindo....

Prós:

O equipamento para o uso em bancada se tornou muito útil até nas revisores de consoles pra ver se tudo esta como deveria, e a agilidade em determinados defeitos se mostra imbatível contra outros métodos, (Sprai congelante, álcool, dedo, etc...) Afinal quem nunca queimou o dedo em um componente kkkk  

Contras:

O equipamento é caro, hoje esse modelo TG165 é encontrado no mercado na faixa de 1800 a 2700...

Esse modelo que adquiri tem resolução baixa, mas é destinado é inspeção elétrica, eletrônica e mecânica, para outros fins tem modelos com resolução maiores e melhores mas o valor é exorbitante...

Para quem quer ver mais do equipamento segue o video abaixo:

 

Pessoal se gostou do tópico ou ajudou de alguma forma de um Joinha para ajudar tbm... 8)

Editado: por repair
  • Joinha 10
  • Legal 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, slugpoa disse:

@repair que nota você dá para esta ferramenta? contando o custo beneficio?

olha ele é usado em consertos como curtos ou componentes defeituosos etc, ou seja n serve para todos os fins... para esse tipo de conserto é nota 10 é vc apontar e o bixo ta la laranja em uma placa azul kkk

Mas no custo beneficio como não é usado em todo conserto daria um 6,  é como o osciloscópio, uma baita ferramenta, mas caso vc não tenha um vai resolver o problema da mesma forma, ele serve para agilizar o diagnostico...

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos defeitos onde eu vi que o termovisor se tornou muito agil no diagnostico foi no conserto de um xbox 360 com erro 0101 que é geralmente associado a cpu, memorias ram, ou algo entre eles... Nesse conserto nada apresentava defeito visível e as alimentações estavam corretas e logo o teste seria um reflow na cpu ou até a troca da mesma, ou trocar as memórias uma a uma até encontrar a que estaria com defeito, mas decidir apontar o termo visor pra ver se aparecia algo que diferente...

Nesse caso tudo parecia normal, apenas uma das memórias apresentava uma pequena queda de temperatura em relação as outras, algo que não dava diferença de sentir com o dedo ou outro método, decidi trocar ela primeiro e VUALÁ kkkk me poupou no mínimo 1 ou 2 horas de trabalho aleatório... Então nessas hora que vejo que não foi um dinheiro jogado fora kkk.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom saber...ando namorando um Termovisor a tempos,, no começo era esse mesmo o TG165.. depois cismei que o Fluke 04 um na mesma faixa de preço era melhor de resolução, depois vi uns artigos e voltei para este tg165, vai ser uma de minhas próximas aquisições, gostei da foto do cerâmico sendo identificado, bem na imagem,, me preocupava que os vídeos de demonstração ficam apontando para painéis, motores, canos em paredes, nada pequenino de eletrônica, mas serve tranquilo,, surgiu o tg135  mas acho melhor em eletrônica o tg165  mesmo.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, silvano servitec disse:

Muito bom saber...ando namorando um Termovisor a tempos,, no começo era esse mesmo o TG165.. depois cismei que o Fluke 04 um na mesma faixa de preço era melhor de resolução, depois vi uns artigos e voltei para este tg165, vai ser uma de minhas próximas aquisições, gostei da foto do cerâmico sendo identificado, bem na imagem,, me preocupava que os vídeos de demonstração ficam apontando para painéis, motores, canos em paredes, nada pequenino de eletrônica, mas serve tranquilo,, surgiu o tg135  mas acho melhor em eletrônica o tg165  mesmo.

A resolução não é das melhores mas da para identificar sem problemas, vi o tg135 mas é muito inferior acho que não compensaria pela diferença de valor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

parabens tirou minha duvida ...agora eu nao quero compra porque estou começando um curso reparo de celular e vi varios cursos na net e preciso ter um pouco mais de cuidado em relaçao.

agora que todos ja estao profissionalizados e na epoca tiveram duvidas...me diz ai um curso de reparo de celuar bacana para eu abrir minha loja.

vi alguns no mercado livre entao se estes curso la vale apena e si voces fizeram la ou si tem algum conhecimento.

quero medir a temperatura tambem aqui nao familia...ok kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/09/2017 às 20:33, slugpoa disse:

@repair estou pensando em comprar o Flir One, o que acha? tem tecnologia MSX para qualidade de imagem superior, o que acha?

Sim qualidade melhor, mas mais caro tbm, mas se vc tiver um fluxo de serviço bom acho que compensa sim... Eu comprei esse para agilidade mesmo, mas a qualidade é inferior ao one...

 

Se ajudou de um joinha j+ para ajudar tbm... 8)

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/09/2017 às 21:06, richester disse:

parabens tirou minha duvida ...agora eu nao quero compra porque estou começando um curso reparo de celular e vi varios cursos na net e preciso ter um pouco mais de cuidado em relaçao.

agora que todos ja estao profissionalizados e na epoca tiveram duvidas...me diz ai um curso de reparo de celuar bacana para eu abrir minha loja.

vi alguns no mercado livre entao se estes curso la vale apena e si voces fizeram la ou si tem algum conhecimento.

quero medir a temperatura tambem aqui nao familia...ok kkk

Bom, quanto a cursos como celular não é minha área então vou te dar uma dica pela regra geral... Cursos que vc compra no ML geralmente vc encontra de graça na net e os caras colocam la pra vender, recomendo a achar uma empresa seria no seu ramo e fazer um curso físico e não só teórico... Participe de comunidades sobre o assunto e tente estudar e adquirir ferramentas boas para seus trabalhos...

 

Se ajudou de um joinha j+ para ajudar tbm... 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 10 meses depois...
Em 02/08/2017 às 17:27, silvano servitec disse:

Muito bom saber...ando namorando um Termovisor a tempos,, no começo era esse mesmo o TG165.. depois cismei que o Fluke 04 um na mesma faixa de preço era melhor de resolução, depois vi uns artigos e voltei para este tg165, vai ser uma de minhas próximas aquisições, gostei da foto do cerâmico sendo identificado, bem na imagem,, me preocupava que os vídeos de demonstração ficam apontando para painéis, motores, canos em paredes, nada pequenino de eletrônica, mas serve tranquilo,, surgiu o tg135  mas acho melhor em eletrônica o tg165  mesmo.

amigo por favor pode me dizer por qual motivo considera melhor o tg 135 ? pois estou pensando em comprar ele, mas não quero jogar dinheiro fora !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, silvano servitec disse:

me parece que o 135 é inferior em resolução ao 165... é se passou 1 ano e nao comprei é que comprei outros equipamentos como o Rastre Curve do dalessandro muito legal,

opa   show rastre curve realmente funciona ? vale o preço?
eu conferi a tabela de resoluções da pagina dos aparelhos e mostrou a mesma resolução nas duas maquinas efetuei a compra assim que chegar posto alguns testes por aqui pro pessoal analisar!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

comprei, infelizmente ja devolvi o produto pra não perder o dinheiro, a foto sai igual esta nos comentarios acima, porem é muito perceptivel o aquecimento do componente, não valendo a pena a compra do aparelho, garanto a você, levei o aparelho para meu colega que trabalha só com celulares e video games, na hora ele se empolgou mas depois viu que não teria utilidade, tudo antes de usar o termovisor ele ja tinha percebido anteriormente, inclusive capacitores smd, é bastante perceptivel sem precisar do termovisor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem curtos mais discretos ou componentes q esquentam pouco mais q a temperatura ambiente.

No caso de memória temos 1 q esquenta de 8 vc faz reaball nela como disse nem sempre o componente esquenta de forma perceptível 

Em reparos de celular se congela a placa para achar curto e são placas bem mais compactas imagina no ramo de informática 

Bom eu gostei giro serviço mais rápido e detecto problemas mais fáceis de forma imediata 

E acho curtos que não seria percipitiveis mesmo colocando a mao

Editado: por Harvorax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Caua Silveira disse:

comprei, infelizmente ja devolvi o produto pra não perder o dinheiro, a foto sai igual esta nos comentarios acima, porem é muito perceptivel o aquecimento do componente, não valendo a pena a compra do aparelho, garanto a você, levei o aparelho para meu colega que trabalha só com celulares e video games, na hora ele se empolgou mas depois viu que não teria utilidade, tudo antes de usar o termovisor ele ja tinha percebido anteriormente, inclusive capacitores smd, é bastante perceptivel sem precisar do termovisor

Existem curtos mais discretos ou componentes q esquentam pouco mais q a temperatura ambiente.

No caso de memória temos 1 q esquenta de 8 vc faz reaball nela como disse nem sempre o componente esquenta de forma perceptível 

Em reparos de celular se congela a placa para achar curto e são placas bem mais compactas imagina no ramo de informática 

Bom eu gostei giro serviço mais rápido e detecto problemas mais fáceis de forma imediata 

E acho curtos que não seria percipitiveis mesmo colocando a mao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...