Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise PS4 CUH1001A SAA-001 Liga e desliga rapidamente

Avalie este tópico:


LSL

Posts em destaque

Prezados!

Ultimamente venho adquirindo alguns aparelhos para treinar a manutenção e reballing, adquiri um PS4 com defeito de ligar e desligar logo em seguida e ao analisar a placa pela primeira vez vi que existia traços de um possível fluxo e que a área do CI Panasonic(HDMI) já tinha sido mexido. Ao ligar o aparelho assim que os 12v eram liberados o PS4 desligava, então ao verificar alguns componentes percebi que os capacitores da linha da memória apresentam curto entre os terminais.

Gostaria de saber dos demais se o curto nessa área tem como causador na maioria das vezes os capacitores SMD, as próprias memória ou o circuito PWM. Gostaria de saber tb se o CI HDMI em curto possa causar este curto entre os terminais do capacitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja peguei ps4 que tinha esse sintoma de ligar e desligar logo em seguida e o problema era oxidaçao nos terminais dos 12v da fonte e da placa do ps4, limpei retirando toda a oxidaçao e o problema foi resolvido! Com relaçao ao curto que voce diz ter no capacitor das memorias, em que escala do multimetro voce está fazendo o teste? Essas areas nao tem uma resistencia alta mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa a se fazer ai é verificar a região do HDMI, verifique com o teste os capacitores da linha de alimentação dele se ti Sr algum curto remova o chip e faça o teste,  nessa mesma linha tem p chip de rede Lan q pode estar com defeito caso o console tenha recebido uma descarga... Depois poste o resultado que prosseguimos ok 

 

Se ajudou de um joinha pra ajudar tbm...8)

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, CarlosSLVR disse:

Ja peguei ps4 que tinha esse sintoma de ligar e desligar logo em seguida e o problema era oxidaçao nos terminais dos 12v da fonte e da placa do ps4, limpei retirando toda a oxidaçao e o problema foi resolvido! Com relaçao ao curto que voce diz ter no capacitor das memorias, em que escala do multimetro voce está fazendo o teste? Essas areas nao tem uma resistencia alta mesmo!

Uso o teste de continuidade e nestes capacitores a resistência entre os terminais é 0 ohm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, repair disse:

Primeira coisa a se fazer ai é verificar a região do HDMI, verifique com o teste os capacitores da linha de alimentação dele se ti Sr algum curto remova o chip e faça o teste,  nessa mesma linha tem p chip de rede Lan q pode estar com defeito caso o console tenha recebido uma descarga... Depois poste o resultado que prosseguimos ok 

 

Se ajudou de um joinha pra ajudar tbm...8)

No chip de rede fiz alguns testes seguindo umas dicas que vi em outros lugares, nele não vi nada de anormal. Sobre o HDMI vou retirá-lo para ver se é ele que está afetando a linha das memórias, já que ele foi mexido então pode ser uma causa do problema.

Sobre o curto nos capacitores eles se situam nesses retângulos de cor laranja e também na área com contorno branco, todos com resistência 0 em relação ao ground.

rect4150.png

Editado: por LSL
inclusão de informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, repair disse:

Primeira coisa a se fazer ai é verificar a região do HDMI, verifique com o teste os capacitores da linha de alimentação dele se ti Sr algum curto remova o chip e faça o teste,  nessa mesma linha tem p chip de rede Lan q pode estar com defeito caso o console tenha recebido uma descarga... Depois poste o resultado que prosseguimos ok 

 

Se ajudou de um joinha pra ajudar tbm...8)

Mais tarde ao chegar em casa verifico e te respondo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola! Boa Noite!

Ja peguei aparelho com esse curto nas memorias! Tentei romper o curto e ver algum aquecimento e nada! 
Fui removendo uma a uma. 
Quando chegou na 4 memoria, sentido horário o curto acabou! 
Detalhe! O aparelho tinha vindo de outra assistência técnica e com cara de reflow! 
Boa sorte! 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2017 às 02:34, repair disse:

Primeira coisa a se fazer ai é verificar a região do HDMI, verifique com o teste os capacitores da linha de alimentação dele se ti Sr algum curto remova o chip e faça o teste,  nessa mesma linha tem p chip de rede Lan q pode estar com defeito caso o console tenha recebido uma descarga... Depois poste o resultado que prosseguimos ok 

 

Se ajudou de um joinha pra ajudar tbm...8)

@repair

Removi o CI Panasonic e já imaginava que o HDMI não afetaria a linha das memórias, pois provavelmente a Sony aplicaria no PS4 o que ela fez no PS3 em que a memória tem uma fonte própria.

Mesmo assim obrigado pela ajuda!

Editado: por LSL
inclusão de marcação de usuário
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, digodri disse:

Ola! Boa Noite!

Ja peguei aparelho com esse curto nas memorias! Tentei romper o curto e ver algum aquecimento e nada! 
Fui removendo uma a uma. 
Quando chegou na 4 memoria, sentido horário o curto acabou! 
Detalhe! O aparelho tinha vindo de outra assistência técnica e com cara de reflow! 
Boa sorte! 

@digodri

Estou com o mesmo caso, comprei este PS4 para inícios de estudo para manutenção  e quando abri vi sinais de fluxo no lado contrário onde fica o APU e ao mesmo tempo vi que não tinha a chapa metálica de proteção do CI HDMI e que o mesmo já tinha sido soldado. Fiz o teste fazendo medições com multímetro e com o osciloscópio e percebi que na hora que os 12 volts eram liberados o PS4 desligava, foi que percebi que a área das memórias está totalmente em curto.

Não queria era tirar as memórias, mas parece que vai ter que ser assim mesmo, mas antes acho que irei remover uns componentes da fonte da memória(área do contorno branco da foto acima) para isolar o problema. Vou adquirir o stencil da memória(e tb da APU) e tentar pegar um outro  PS4 para  remover as peças, pois este aparenta que terá solução.

É triste ver muitas "assistências" seguirem um padrão de tentativa de conserto sem testar os demais componentes, acho que para ganhar tempo e fazer o máximo de consertos possíveis, nesse caso o padrão que seguem para PS4 que liga e desliga é ver CI HDMI e reflow na APU, ruim para o dono do aparelho que recebe um aparelho condenado erroneamente. Já comprei um PS3 fat com tela preta, cujo antigo dono levou para a assistência e condenaram com Ylod, quando recebi o aparelho vi que o "Ylod" era diferente, o PS3 ligava, ficava com o led verde, dava tela preta, mas sincronizava o controle e também desligava normalmente caso eu apertasse o botão Power(isso não são sintomas de Ylod). Com o PS3 ligado olhei a parte traseira e vi que a saída óptica não acendia, peguei o manual de serviço e fui analisar a placa, o defeito era um simples transistor que chaveava o terra para as saídas de vídeo, HDMI e óptica, peguei a peça de uma sucata coloquei na placa e funciona até hoje(Faço coleção de consoles).

Editado: por LSL
inclusão de informação
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LSL disse:

@repair

Removi o CI Panasonic e já imaginava que o HDMI não afetaria a linha das memórias, pois provavelmente a Sony aplicaria no PS4 o que ela fez no PS3 em que a memória tem uma fonte própria.

Mesmo assim obrigado pela ajuda!

ok, pedi pra verificar essa área pois vc disse que ja tinham mexido e é necessário que essa área esteja sem curtos para prosseguirmos para onde encontra o defeito nas memórias... Onde indicou como retângulo branco é a fonte de alimentação das memórias de 1,5v, nesse momento com a placa desconectada use uma fonte assimétrica com voltagem de 1v a 2A na saída dessa fonte onde alimenta diretamente o setor em curto, se tiver um termovisor somente aponte para a placa que o culpado estará mais quente, caso contrario use álcool isopropílico sobre as memórias e capacitores do setor para identificar quem esta aquecendo e vai descobrir o culpado, geralmente é um capacitor cerâmico ou o chaveador da fonte 1,5v... faça os testes e retorne com os resultados para prosseguirmos...

 

Se ajudou de alguma forma de um joinha pra ajudar tbm...8)

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LSL disse:

@repair

Agora cheguei em um empecilho, não tenho fonte assimétrica, tenho o mais difícil que é o osciloscópio!!

Tenho umas boas fontes de PC e vi que há projetos de fontes de bancada ajustáveis, você acha uma boa ideia pegar uma das fontes e torná-la ajustável?

 

pode fazer, só não esqueça que a voltagem não ultrapasse 1v pois em pico pode danificar os bancos de memórias ok, assim que possível é bom comprar uma fonte, pois é uma ferramenta indispensável na bancada... uma 30v 5A é o ideal para trabalhos com games e notes blz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@repair

Por coincidência há poucos minutos acabei de comprar um kit DIY de fonte com regulação DC(0 ~ 30v) e regulação de corrente(2ma ~ 3A). Vai demorar uns 3 meses p/ chegar enquanto isso uso a fonte do PC em conjunto com multímetro e osciloscópio. Como a manutenção eletrônica não é o meu trabalho principal acho que fonte comprada está de bom tamanho. (O osciloscópio comprei para as manutenções nos meus aparelhos)

Tb vou encomendar aqueles voltímetro+amperímetro digitais

Editado: por LSL
correção ortográfica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, LSL disse:

@repair

Por coincidência há poucos minutos acabei de comprar um kit DIY de fonte com regulação DC(0 ~ 30v) e regulação de corrente(2ma ~ 3A). Vai demorar uns 3 meses p/ chegar enquanto isso uso a fonte do PC em conjunto com multímetro e osciloscópio. Como a manutenção eletrônica não é o meu trabalho principal acho que fonte comprada está de bom tamanho. (O osciloscópio comprei para as manutenções nos meus aparelhos)

Tb vou encomendar aqueles voltímetro+amperímetro digitais

Olha ai no YouTube e no google tem uns projetos, vai que vc tem uma fonte sobrando ai, mas sempre faz um teste antes de por no aparelho ok

 

Se ajudou de um joinha pra ajudar tbm...8)

  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@repair

Poderia me tirar uma duvida?

Fiz a adaptação que fiz com LM317 e é bem legal, mas funciona a partir de 1,27v até quase a tensão de entrada, tipo se colocar 12v ele entrega em torno de 10v. Para que eu tenha um valor inicial perto de 1,0v eu coloquei um diodo 1N4007 na saída da adaptação, visto que diodo de silício dá uma queda de 0,7v, com isso sem carga a saída dava 1,02v e com carga caia para em torno de 0,5v.


Gostaria de saber contigo onde devo ligar a saída da fonte regulada, fiz um teste colocando na saída dos reguladores(lá na área do contorno branco), a fonte regulada zerava e a corrente, segundo o multímetro, dava 260mA.

Segue foto da adaptação e da fonte utilizada.

DSC_0015.JPG

DSC_0016.JPG

Editado: por LSL
correção na unidade de amperes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@repair

Acabei pegando um Minipa MPS-3005, pelo que vi é praticamente a mesma coisa que o YaXun PS350D a diferença que vi foi que o Minipa tem um botão entre os ajustes de corrente e tensão a Escolha pelo Minipa foi o preço com a diferença foi de R$10,00 a mais e a garantia de 12 meses contra os 90 dias do YaXun.

Vai demorar mais ou menos 1 semana para chegar então o post ficará sem atualização por esse período.

Saberia dizer se há mais diferenças entre o Minipa-3005 e 0 YaXunPS305D?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, repair disse:

se não caiu a voltagem então n tem nada em curto... se não me engano nessa linha na escala de resistencia deve marcar uns 24 ohms

@repair

Não expliquei bem.

Setei a corrente em 2A e coloquei a ponta entre a bobina e os reguladores, na hora a tensão zerou e a fonte registrou os 2A, mas não percebi nenhum componente aquecendo, posso aumentar a corrente até para qual limite? 3A?

Tanto em escala de continuidade quanto na de resistência o valor apontado pelo multímetro é de 0 ohm em relação ao terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...