Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Apple MacBook PRO A1278 - MOBO 820-3115-B - Não dá vídeo

Avalie este tópico:


joaodalvi

Posts em destaque

Primeiramente, boa noite a todos do fórum. Este é meu primeiro post por aqui. Sou técnico de suporte autônomo, aficionado por linux desde criança (uso desde o slack 8.1), interessado em diversas áreas do conhecimento humano desde a física moderna a tópicos da medicina, línguas, culturas, tecnologia, et cetera. Apesar de trabalhar com TI sou graduando em meteorologia. Entendo muito pouco de eletrônica, e pretendo começar a estudar a área pois o trabalho do dia-a-dia tem me jogado cada vez mais pra esse lado. Conto, por isso com a ajuda do pessoal, e me disponho a ajudar a quem precisar nos campos em que me saio melhor.

Apresentações a parte, meu problema é o seguinte. Este macbook sofreu derramamento de café. Continuou funcionando por um bom tempo, e depois parou de dar vídeo.

Já foram testadas memórias, já foi feito reset de NVRAM (CTRL, OPTION, SHIFT, POWER), desconexão da bateria e tentativa de ligar o note com a bateria off. Durante estes testes reparei que há um CI praticamente derretido próximo ao flat de vídeo.

Em todos os testes acima realizados, o note apresentou o mesmo comportamento: não dá vídeo, não faz o POST. A ventoinha do processador liga, o drive de DVD faz barulho, mas não há saída de vídeo nem beep de POST bem sucedido, nem beep de problema de RAM ao ligar o note sem as memórias.

Procurei o esquema e o boardview da placa mãe em questão, já que uma usada no ML está na casa de R$1500+, pra ver se consigo me virar. Reparei que o CI derretido próximo do flato do monitor é referenciado no boardview como "T4001". O referido CI tem serigrafia com os dizeres "8904C-F DELTA 1343A". No mesmo ponto, do outro lado da placa, há um CI idêntico, o que pode ser confirmado no boardview e no esquema. Pelo que entendi, se trata de algo referente ao adaptador de rede ethernet (RJ-45), mas não sei ao certo o que estes chips fazem. O esquema cita estes CIs como T4000 e T4001. Especulo que se trate de algo relacionado a WOL ou coisa do tipo, ou alimentação da porta ETHERNET, já que a DELTA costuma fabricar coisas na área de energia. Pois bem, isto é apenas uma especulação.

Venho aqui pedir a ajuda do pessoal. Alguém sabe dizer o que estes dois CIs fazem? Alguém sabe se podem ter alguma relação com o fato de a placa não fazer o POST, e se eu poderia tentar remover o CI queimado, ou os dois CIs e tentar ver se sem eles a placa faz o POST? Por favor pessoal, preciso de um norte aí. Desde já agradeço :)

 

imageproxy.php?img=&key=7b5c1230d965a9d8

WP_20170815_016.jpg

WP_20170815_015.jpg

WP_20170815_012.jpg

WP_20170815_017.jpg

WP_20170815_025.jpg

MACBOOK SCHEME T4000-T4001 - 001.png

Editado: por joaodalvi
Add Text
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, joaodalvi disse:

Mas a placa funciona sem ele então? Tenho que remover os dois ou só um mesmo? Esse CI queimado pode estar sendo o responsável por a placa não fazer POST?

ola esse ci acredito que ele e controlador de potencia acredito que ele esteja relacionado com a falta de video

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...