Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Dificuldade em me acertar com a AFR-850B

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Olá pessoal,

Eu tinha uma yaxun 850, que utilizei por um longo tempo, mas deu problema no controle de temperatura.

Então comprei uma yihua 850, que depois de 3 meses começou a dar problema no controle de vazão de ar, então enviei para garantia.

Lendo dicas aqui no fórum, comprei a AFR-850B.

No início, me pareceu um bom equipamento, mas no dia a dia, estou tendo dificuldades com ela.

Começou com problemas para retirar blindagens de celulares que são soldadas, com a AFR, tenho que jogar até 500º pra conseguir tirar a blindagem, sendo que a com yaxun, em 400º já saia de boa (detalhe, minha yaxun, não tinha o visor digital, então confiava na temperatura do botão).

E também para outros serviços triviais, como troca do conector, e reballing estou tento dificuldades em acertar a temperatura certa de fusão.

Com o termômetro do multímetro, medi a temperatura que sai da ponteira. Se coloca 400º, segurando o sensor bem próximo da saída de ar (quase dentro), e fluxo de ar no meio, marca os 400º, mas se afasto certa de 1 cm (que seria a distância que seguro a ponteira da placa), a temperatura, já cai para 300º a 340º, será que isto é normal?

Eu não consegui fazer este teste com minhas outras estações, então não teria um comparativo, mas visto a dificuldade que estou tendo com este aparelho, acredito que deve ser deste aparelho.

Queria ver se mais alguém que trabalha com esta estação de ar, já passou por dificuldades semelhantes.

 

Editado: por Diego Wodanaz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2017 às 12:21, romualdo disse:

Boa tarde amigo tenho uma yaxun 702 e com o bocal fiz os testes para vc comparar com vazão 3 coloquei 400º e com uma distancia de 1cm como disse deu os exatos 400º ai coloquei com vazão 6 tb deu os 400º vc lembrando que fiz os testes usando termometro do multimetro.

Olá Amigo, obrigado pelo teste. Esta minha só pode estar com problema então. Estou bom baita azar com estas estação de solda, já é a terceira este ano.

Quando fui comprar, iria pegar uma Hikari, mas ouvi que pessoal falou bem desta AFR, e resolvi arriscar, se soubesse....

Vou tentar entrar em contato com o suporte da AFR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2017 às 23:24, Diego Wodanaz disse:

Olá pessoal,

Eu tinha uma yaxun 850, que utilizei por um longo tempo, mas deu problema no controle de temperatura.

Então comprei uma yihua 850, que depois de 3 meses começou a dar problema no controle de vazão de ar, então enviei para garantia.

Lendo dicas aqui no fórum, comprei a AFR-850B.

No início, me pareceu um bom equipamento, mas no dia a dia, estou tendo dificuldades com ela.

Começou com problemas para retirar blindagens de celulares que são soldadas, com a AFR, tenho que jogar até 500º pra conseguir tirar a blindagem, sendo que a com yaxun, em 400º já saia de boa (detalhe, minha yaxun, não tinha o visor digital, então confiava na temperatura do botão).

E também para outros serviços triviais, como troca do conector, e reballing estou tento dificuldades em acertar a temperatura certa de fusão.

Com o termômetro do multímetro, medi a temperatura que sai da ponteira. Se coloca 400º, segurando o sensor bem próximo da saída de ar (quase dentro), e fluxo de ar no meio, marca os 400º, mas se afasto certa de 1 cm (que seria a distância que seguro a ponteira da placa), a temperatura, já cai para 300º a 340º, será que isto é normal?

Eu não consegui fazer este teste com minhas outras estações, então não teria um comparativo, mas visto a dificuldade que estou tendo com este aparelho, acredito que deve ser deste aparelho.

Queria ver se mais alguém que trabalha com esta estação de ar, já passou por dificuldades semelhantes.

 

termopar não serve pra medir temperatura do ar, o mais indicado seria um termômetro infravermelho, é obvio que se vc afastar o termopar ele vai dar essa diferença, pois o que está sendo medido é a temperatura do sensor termopar e não do ar quente. Outro detalhe, é que afr850, hikari 850, por dentro é tudo a mesma coisa, são remarcações da chinesa quick soldering, hakari 936 pro ou toyo 850d, mesma coisa, remarcação da chinesa quick soldering, você só troca, seis, por meia-dúzia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Entrei em contato com o suporte da AFR, e eles comentaram, que se bem na saída do bico, atinge a temperatura marcada, a estação de solda está calibrada.

O que ele me disse, que estas outras estação (yaxun, yihua, etc), eles sempre dão um ganho a mais (tinha marca 400, mas na verdade está esquentando um pouco a mais), e talvez por isto, estava diferente de trabalhar com a yaxun e esta AFR.

O que pode ser feito, é avançar um pouco o tripot da temperatura, dela, para a AFR também esquentar um pouco mais, mais ai no caso, ela não vai estar mais calibrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...