Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida como limpar a ponta do ferro de solda da estação yaxun?/

Avalie este tópico:


Posts em destaque

- Como disse, utilizo para limpar a ponta do ferro de soldar, e tambem da ponta da estação yaxun. Após limpar, é só dissolver um pouco de estanho na ponta, e limpar na esponja umida.

- Verifique se serve para a sua aplicação.

- Pastas e fluxos especificos, são para soldas tipo SMD e BGA.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a aplicação proposta esta "pasta para soldar" serve sem qualquer empecilho, no entanto é bom ter em mente que ela é além de condutiva, corrosiva.

Portanto ela vai desgastar a camada externa da ponteira, dependendo da ponteira que usas isso pode eliminar a camada externa protetiva da ponteira, deixando aparecer o cobre e se chegar a aparecer o cobre é caixão, ela se deteriora numa velocidade absurda.

Manter a estação em uma temperatura de aproximadamente 375° por uns 5 minutos e limpar na esponja vegetal umedecida e estanhar novamente pode resolver o seu problema, manter sempre a ponta estanhada ao guardar para que haja estanho na ponteira ao ligar, ajuda a prolongar a vida útil e também a manter ela limpa, procure não manter a estação em temperaturas acima de 300° em descanso, principalmente sem estanho na ponteira. Se for deixar ligada por longo período de tempo mantenha estanhada enquanto estiver em descanso, e em temperatura mais amena, algo na casa dos 250°, desta forma podes retornar a uma temperatura ideal mais rapidamente, sem desgastar a ponteira por calor excessivo, vai de cada um, eu desligo ao final do uso, e torno a ligar quando precisar novamente, a não ser que vá com certeza usar novamente em seguida, mas tem quem deixa ligado o dia todo.

Minhas ponteiras duram em média 2 anos desta forma. 

  • Joinha 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem de usar  ponta de  boa qualidade, se não for de boa qualidade, não há procedimento de limpeza que ajude.

Existe limpador reativador, nunca usei,  esponja metálica,  é a que uso, uso bucha bril, tem uma mais fina e e outra mais grossa.

O restante do procedimento o colega já descreveu acima.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Não precisa usar um  recipiente comprado, compra só o bucha bril, corta uma lata em alumínio , coloca dentro e pronto.

Tenho aqui no suporte do ferro da yaxun; uma latinha em alumínio, corte tipo flauta , imprensada no suporte. Fica show.

Se quiser jogar um pouco de fluxo em cima também pode.

  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2017 às 16:22, dionathaikki disse:

eu cheguei a usar esa dai e me disseram pra evitar pq ela é condutiva é verdade?ou nao tem nada haver??

Vdd ela e condutiva , não e indicada para trabalho em placas eletronicas, porem tem pessoas que usam, mas eu não indico ja usei amtech 559 e 223, kingbo 218 no entanto hoje uso o Mob39i fluxo muito bom da tinsolder.

Para limpar a ponta do ferro uso a esponja vegetal úmida o segredo e deixar a ponta sempre estanhada.

Editado: por Túlio Pinto
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, dionathaikki disse:

o bombril nao estraga a ponta??ou é de boa

bom dia amigos, já fiz um treinamento na Weller, e para conservar a ponta por um grande período e também evita de oxidar, usar água desmineralizara ou destilada, aquele que se colocava nas baterias antigamente, pois a água comum tem minério e danifica mais rápido a ponta.

A esponja tem que ser o própria para isso,pois não é tão abrasiva.

  • Joinha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2017 às 14:52, dionathaikki disse:

o bombril nao estraga a ponta??ou é de boa

Não é bombril, na verdade é buchabrilho, é um emaranhado de latão, parecido com o da foto acima.

Não é de aço, pelo menos a que eu uso não é.

Parecido com essa. Tem mais fina - Nunca mais vai ter problema com ponta suja.

Mas use ponta de qualidade, se usar porcaria,  só fará para comprar ponta para ferro de solda

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Editado: por rsstp21
  • Joinha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em ‎02‎/‎09‎/‎2017 às 16:45, rsstp21 disse:

Não precisa usar um  recipiente comprado, compra só o bucha bril, corta uma lata em alumínio , coloca dentro e pronto.

Tenho aqui no suporte do ferro da yaxun; uma latinha em alumínio, corte tipo flauta , imprensada no suporte. Fica show.

Se quiser jogar um pouco de fluxo em cima também pode.

muito boa essa dica parabéns ???? 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/08/2017 às 17:57, Neo disse:

Para a aplicação proposta esta "pasta para soldar" serve sem qualquer empecilho, no entanto é bom ter em mente que ela é além de condutiva, corrosiva.

Portanto ela vai desgastar a camada externa da ponteira, dependendo da ponteira que usas isso pode eliminar a camada externa protetiva da ponteira, deixando aparecer o cobre e se chegar a aparecer o cobre é caixão, ela se deteriora numa velocidade absurda.

Manter a estação em uma temperatura de aproximadamente 375° por uns 5 minutos e limpar na esponja vegetal umedecida e estanhar novamente pode resolver o seu problema, manter sempre a ponta estanhada ao guardar para que haja estanho na ponteira ao ligar, ajuda a prolongar a vida útil e também a manter ela limpa, procure não manter a estação em temperaturas acima de 300° em descanso, principalmente sem estanho na ponteira. Se for deixar ligada por longo período de tempo mantenha estanhada enquanto estiver em descanso, e em temperatura mais amena, algo na casa dos 250°, desta forma podes retornar a uma temperatura ideal mais rapidamente, sem desgastar a ponteira por calor excessivo, vai de cada um, eu desligo ao final do uso, e torno a ligar quando precisar novamente, a não ser que vá com certeza usar novamente em seguida, mas tem quem deixa ligado o dia todo.

Minhas ponteiras duram em média 2 anos desta forma. 

 

Gostei da dica, reparei que sempre eu estava deixando o ferro em temperatura alta. Vou aplicar suas dicas pra melhorar um pouco da qualidade das minhas ponteiras.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Neguin Do Pará disse:

 

Gostei da dica, reparei que sempre eu estava deixando o ferro em temperatura alta. Vou aplicar suas dicas pra melhorar um pouco da qualidade das minhas ponteiras.

Não serve só para as ponteiras,  serve para diminuir o consumo, aumentar o tempo de vida da resistência e o da própria estação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2017 às 12:11, rsstp21 disse:

Não serve só para as ponteiras,  serve para diminuir o consumo, aumentar o tempo de vida da resistência e o da própria estação.

 

Verdade, aqui em bh n da pra desperdiçar energia, ta rolando bandeira vermelha direto.

Toda economia é util.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...