Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
dionathaikki

dúvida xbox 360 corona,dicas para um primeiro reballing!!

Avalie este tópico:

Posts em destaque

ola pessoal irei fazer o meu primeiro reballing estou com um trinity aqui e me reponderam no forum que o hanna queimou,tenho algumas duvidas quanto a troca das peças de um modo geral

1 quando eu sei que um reballing funciona ou precisarei trocar por uma peça nova?

2 o chip hana quando da problema so um novo?

3  ksb é o mesmo caso ou ela pdoe ser consertada com reballing e a gpu?

4 para descobrir o circuito com problema so com fonte assimetrica?

irei fazer pelo metodo da churrasqueira e uma estação yaxun 902 soprando o ar quente em cima e tenho duvidas pra variar kk

qual a temperatura e a vazao de ar ideal?

a placa pode ficar em cima ca churrasqueira ou preciso colocar algo para proteger?

estou comprando esse kit o que acham?? 

Conteúdo oculto

Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

desculpem tantas perguntas estou me forçando bastante para ser um tecnico de qualidade o pessoal tem me ajudado bastante aqui!!

Editado: por dionathaikki

Compartilhar este post

Link para este post
Compartilhar em outros sites
17 horas atrás, dionathaikki disse:

ola pessoal irei fazer o meu primeiro reballing estou com um trinity aqui e me reponderam no forum que o hanna queimou,tenho algumas duvidas quanto a troca das peças de um modo geral

1 quando eu sei que um reballing funciona ou precisarei trocar por uma peça nova?

2 o chip hana quando da problema so um novo?

3  ksb é o mesmo caso ou ela pdoe ser consertada com reballing e a gpu?

4 para descobrir o circuito com problema so com fonte assimetrica?

irei fazer pelo metodo da churrasqueira e uma estação yaxun 902 soprando o ar quente em cima e tenho duvidas pra variar kk

qual a temperatura e a vazao de ar ideal?

a placa pode ficar em cima ca churrasqueira ou preciso colocar algo para proteger?

estou comprando esse kit o que acham?? 

Conteúdo oculto

Dê reação ou responda a este tópico para ver o conteúdo oculto.

desculpem tantas perguntas estou me forçando bastante para ser um tecnico de qualidade o pessoal tem me ajudado bastante aqui!!

Eae carinha blz?

Respondendo tuas perguntas:

1 - não há como ter certeza, só fazendo reballing primeiro e caso não resolva, troca do chip (há alguns pontos no chip q se pode testar fora da placa, mas mesmo assim não é 100% eficaz)

2 - sim, se ele queimou/curto, só um novo ou de sucata resolverá

3 - mesmo caso da primeira pergunta

4 - não, você pode usar multimetro pra achar a maioria dos defeitos, medindo os pontos de tensão na placa (tem vários esquemas das placas coronas, Trinity pelo fórum e pela internet).

Sobre o reballing, oq eu sempre uso (nessa mesma estação) é vazão no máximo e temperatura em 390c

A placa fica direto na churrasqueira, sem proteção por baixo (apenas cuidar as partes plásticas de baixo da placa pra não encostar nos ferros da churrasqueira e não esbarrar na placa enquanto estiver esquentando)

Cuida pra não deixar ligada o tempo todo a churrasqueira quando chegar no ponto de usar a estação, pode ficar alternando entre ligada e desligada pra controlar a temperatura (caso tua churrasqueira não tiver aquele controle de temperatura)

Valeu!

Compartilhar este post

Link para este post
11 horas atrás, dionathaikki disse:

lucas50 valeu pelas dicas,voce viu o kit que postei ai em cima??ele serve para começar pq sei que tem que usar um liquido para ajudar a dessoldar os componentes,qual liquido é esse??

Sim, da pra começar legal, inclusive esse fluxo mob39 incluso no kit é um dos melhores (dificil de encontrar e muito caro em potes maiores, recomendo usar o amtech 559 pote de 100g quando acabar o mob39).

Ah, atente-se na hora de comprar o amtech, pois estão vindo vários falsificados pro Brasil, a média de valor é R$ 100,00~R$ 130,00 os potes de 100g original (verifique a reputação dos vendedores, etc)

Compartilhar este post

Link para este post

poxa valeu pela sua atenção pra quem ta começando são muitas duvidas mas estou me esforçando e o pessoal aqui ajuda bastante quem quer aprender,o fluxo que eu passo do lado do componente que facilita soltar é qual??

Compartilhar este post

Link para este post

bom tambem vou tentar te ajudar começei com reballing a pouco tempo os primeiros nao deram muito certo mais o sucesso de reballing e a persitencia tambem tenho uma yaxun 702 e igual a sua so muda a numeraçao temperatura que uso e 390graus vazao do ar no maximo e movimento circulares e nao pode concetrar o ar em cima do chip curasqueira tambem uso por baixo espero a placa atingir uns 130 graus ai começo jogar o ar com a estaçao de ar um medidor de temperatura e bom e ajuda mais tem que ser um multimetro que mede temperatura pois acho o de infra vermelho nao muito preciso e se tratando de fluxo o mob39i pra min e o melhor mais e mais caro e vem menos que o amtech 559 o que faço e na hora da retirada do chip uso o amtech 559 e na hora da colocaçao do chip na placa tambem o amtech 559 agora na hora de soldar as esferas no chip uso o mob39i pois achei melhor nessa parte e assim ele dura bem mais ja que vem menos que o amtech espero ter ajudado hoje ja to bem nos reballing mais presisa praticar

Compartilhar este post

Link para este post

Concordando com o @willianlopes, o procedimento realmente não é recomendado, nem tão pouco profissional, mas é "ideal" para quem está começando no ramo, assim que você tiver condições e tirando um dinheirinho legal com esse reparo, invista em equipamentos (como uma Honton, por exemplo)

Compartilhar este post

Link para este post

@dionathaikki @lucas50 @flaviosilvapereira

Apos um tempo que prática a gente aprende que o segredo do sucesso de qualquer soldar e dessoldar BGA é dominar e controlar a temperatura na área que queremos soldar.

Com churrasqueira, não existe esse controle. Toda a placa será aquecida, circuitos e plásticos que nao tem nada a ver com o problema serão afetados.

Acompanhei os problemas enfrentados por técnicos usando os primeiros equipamentos bga vendidos de baixo custo. O maior problema deles sempre foi o pré-aquecimento e a falta de controle preciso na temperatura real da placa.

Não digo que não é possível. Ja vi videos, inclusive de um famoso ai no youtube q faz placa de PS4 na churrasqueira. Mas vale lembrar que ele tem equipamento profissional conhece muito bem o procedimento e ja treinou muito com outras placas antes de postar aquele vídeo. Então quando voce entende e domina a física que acontece em derreter uniformemente o estanho de um chip obedecendo a curva de aquecimento e limite de temperatura máxima e não stressando os circuitos ao redor.... pode ser possível sim ...

Mas vocês que estão começando podem ter resultados desastrosos e certamente acabar de vez as chances de reparo de mais uma placa do nosso "finado" xbox 360. 

Outra coisa, reball não é só dessoldar e soldar o chip. É necessário treinar a limpeza do chip e da placa sem danificar os pads e verniz, recolocar as esferas e dominar o controle de temperatura na hora de soldar elas. Ou todo esse tempo e trabalho vão resultar em fracasso. Quem já faz sabe do que estou falando.

Compartilhar este post

Link para este post
Em 23/08/2017 às 08:50, willianlopes disse:

@dionathaikki @lucas50 @flaviosilvapereira

Apos um tempo que prática a gente aprende que o segredo do sucesso de qualquer soldar e dessoldar BGA é dominar e controlar a temperatura na área que queremos soldar.

Com churrasqueira, não existe esse controle. Toda a placa será aquecida, circuitos e plásticos que nao tem nada a ver com o problema serão afetados.

Acompanhei os problemas enfrentados por técnicos usando os primeiros equipamentos bga vendidos de baixo custo. O maior problema deles sempre foi o pré-aquecimento e a falta de controle preciso na temperatura real da placa.

Não digo que não é possível. Ja vi videos, inclusive de um famoso ai no youtube q faz placa de PS4 na churrasqueira. Mas vale lembrar que ele tem equipamento profissional conhece muito bem o procedimento e ja treinou muito com outras placas antes de postar aquele vídeo. Então quando voce entende e domina a física que acontece em derreter uniformemente o estanho de um chip obedecendo a curva de aquecimento e limite de temperatura máxima e não stressando os circuitos ao redor.... pode ser possível sim ...

Mas vocês que estão começando podem ter resultados desastrosos e certamente acabar de vez as chances de reparo de mais uma placa do nosso "finado" xbox 360. 

Outra coisa, reball não é só dessoldar e soldar o chip. É necessário treinar a limpeza do chip e da placa sem danificar os pads e verniz, recolocar as esferas e dominar o controle de temperatura na hora de soldar elas. Ou todo esse tempo e trabalho vão resultar em fracasso. Quem já faz sabe do que estou falando.

Olá, por acaso vc tem alguma dica para usar na honton r490, tipo perfis de cgpu, hana, ksb, memorias.

acabei de adquirir uma e não tenho ainda noção de usá-la corretamente, fiz so alguns testes e quero programar as rampas coretamentes.

Compartilhar este post

Link para este post

Realmente eu que uso churrasqueira, treinei muito até acertar (detonei algumas placas sucatas que comprei), precisa do pré aquecimento, desumidicar a placa, tentar controlar a temperatura da placa na faixa de no máximo 150 graus, para processadores que são maiores e que tenham dissipadores recomendo 350 graus ou mais (ps3 fat e slim 390°), sempre soprando em volta do componente e não pode movimentar o soprador muito lentamente, com a prática vai se adaptando... para chipset, hanna e bga menores uso temperatura 300~340 graus pois se soltam facilmente... (heater 5~6 yaxun 850), uso para tudo amtech 559... O fluxo é aplicado somente em um dos lados do bga (para não criar bolha) ir aplicando até preencher tudo, somente no cell do ps3 ou alguns bgas é aplicado em todos lados pois o meio é vazado... Complementando, precisa colocar fita kapton em todos capacitores em volta(2 camadas ou mais), fita alumínio por cima para expandir melhor a temperatura... memórias, nec tokin e outros, cubra com fita alumínio e em baixo da placa também se houver  componentes sensíveis ao calor...

Editado: por sh4d0w4224
Complementando

Compartilhar este post

Link para este post

so use a churrasqueira em suas proprias placas e para fins de aprendizado... usei uma churrasqueira eletrica durando 4 meses pra fazer testes... não faço isso em placas de clientes... fora isso bom estudo e bora praticar...

Compartilhar este post

Link para este post

pessoal to treinando no meu xbox de sucata,retirei a gpu,qual produto eu uso para limpar a gpu e a placa do fluxo que ficou??tentei com alcool iso mas nao limpou muito bem,o que vcs recomendam??

Compartilhar este post

Link para este post

Limpe com pano no local do fluxo e pincel para uma limpeza profunda quando tem muito fluxo em capacitores/resistores... eu uso Tíner comum pra limpeza do fluxo (tanto na placa, quanto na cpu/chipset e outros bgas)... (esfrega, esfrega e renovando o tíner, igual pintar um quadro) :D  Quando aplicar o fluxo, vai aplicando de pouquinho em pouquinho,até preencher todo o bga e não exagerar no fluxo, comece a aplicar quando a temperatura da placa estiver em 80 graus...

Editado: por sh4d0w4224

Compartilhar este post

Link para este post

Registre-se ou faça login para comentar

Você precisa ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
    • 8 Posts
    • 51 Visualizações
    • 6 Posts
    • 59 Visualizações
    • 6 Posts
    • 65 Visualizações
    • 1 Posts
    • 33 Visualizações
    • 7 Posts
    • 54 Visualizações

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...