Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Montagem Relógio de Ponto - Me ajudem

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Boa tarde amigos. Faço curso de eletrônica profissionalizante no colégio Padre Eustáquio aqui em Belo Horizonte. Estou concluindo o curso nesse semestre e preciso de um projeto para conclusão do mesmo e recebi o projeto de montagem de um relógio de ponto eletrônico. Estou com uma certa dificuldade de consegui uma placa e os componentes eletrônicos para montar essa placa, pois não encontrei praticamente nada na internet. Gostaria de saber se alguém pode me indicar onde consigo uma placa dessa e seus componentes  para comprar poder montar. Ou se sabem me dizer onde consigo uma lista de componentes dessa placa. Se puderem ajudar, agradeço muito . Desde já, muito obrigado.

Editado: por southparklio
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As seguintes buscas em um site de mercado resultaram em componentes principais para tal fato disponíveis facilmente:

- Placa Arduino = Placa principal (Se o seu projeto for microcontrolado)
- Sensor Leitor Biométrico De Impressão Digital Arduino = Caso o projeto tenha a leitura biometrica
- Teclado Arduino 3x4 ou 4x4 = Para o funcionario digitar seu código de registro e operador cadastrar/ remover usuários e alterar data/hora, etc...
- Display LCD Arduino 16x2 = Mostrar na tela a data e hora e o nome do funcionario quando este digitar seu id ou usar biometria.
- RTC Arduino = Real Time Clock para armazenar a data e hora
- Impressora Termica = uma dos itens mais caros, juntamente com o sensor biometrico e terá que fazer interfaceamento com o seu software (algo tipo isso h ttps:// www .adafruit. com/product/597 ou  h ttp:// tronixstuff .com/2011/07/08/tutorial-arduino-and-a-thermal-printer/ ) ( tag: arduino thermal printer module ). Emitir o recibo para o funcinário.
- Ethernet Arduino (shield ou modulo) = Recuperar a hora do sistema da rede e enviar os dados do relógio de ponto para o banco de dados do setor de DRH (Departamento de Recursos Humanos)
- Leitor de SD Card Arduino = Salvar os dados e posteriormente enviar para o DRH por meio de ethernet.
- Fonte de alimentação
- Placa de fenolite, fibra de vidro ou placa prototipo para algum circuito extra.

Acredito que isso seja o básico.

Flw...

Editado: por nagkiller
Adição de outras informações pertinentes ao projeto. Remoçao dos links para nao ferir as regras do forum.
  • Joinha 1
Link para o comentário

23 horas atrás, nagkiller disse:

As seguintes buscas em um site de mercado resultaram em componentes principais para tal fato disponíveis facilmente:

- Placa Arduino = Placa principal (Se o seu projeto for microcontrolado)
- Sensor Leitor Biométrico De Impressão Digital Arduino = Caso o projeto tenha a leitura biometrica
- Teclado Arduino 3x4 ou 4x4 = Para o funcionario digitar seu código de registro e operador cadastrar/ remover usuários e alterar data/hora, etc...
- Display LCD Arduino 16x2 = Mostrar na tela a data e hora e o nome do funcionario quando este digitar seu id ou usar biometria.
- RTC Arduino = Real Time Clock para armazenar a data e hora
- Impressora Termica = uma dos itens mais caros, juntamente com o sensor biometrico e terá que fazer interfaceamento com o seu software (algo tipo isso h ttps:// www .adafruit. com/product/597 ou  h ttp:// tronixstuff .com/2011/07/08/tutorial-arduino-and-a-thermal-printer/ ) ( tag: arduino thermal printer module ). Emitir o recibo para o funcinário.
- Ethernet Arduino (shield ou modulo) = Recuperar a hora do sistema da rede e enviar os dados do relógio de ponto para o banco de dados do setor de DRH (Departamento de Recursos Humanos)
- Leitor de SD Card Arduino = Salvar os dados e posteriormente enviar para o DRH por meio de ethernet.
- Fonte de alimentação
- Placa de fenolite, fibra de vidro ou placa prototipo para algum circuito extra.

Acredito que isso seja o básico.

Flw...

Bom dia amigo, muito obrigado pela ajuda. Eu ainda estou pesquisando, mas acho pouca coisa mesmo, mas isso q já me falou , ajudou bastante. Como é apenas projeto de conclusão de curso, não devo usar a biometria, pois fica caro . Talvez a impressora possa incluir para qualificar o projeto melhor. No curso pedem pra usar o Microcontrolador PIC16F877A , mas não sei se o meu caso dá pra usar ele e programar. De qualquer forma, obrigado pela ajuda amigo.

• Joinha 1
Link para o comentário

Na minha opinião, southparklio, vai depender do quanto você sabe sobre microcontroladores pic(no caso PIC16F877A)e da linguagem de programação(C ou assembly), já com o Arduíno você vai encontrar quase tudo pronto, o trabalho maior será juntar tudo e montar sua lógica.

A pergunta seria: você tem tempo? Você quer aprender sobre eletrônica e microcontroladores? 

Se for sim para as duas perguntas recomendo PIC16F877A.

Se tem pressa e não quer aprofundar em eletrônica e microcontroladores  recomendo Arduíno, pois ele abstrai muita coisa.

Tenho bastante experiência com microcontroladores posso tentar te ajudar.

Abraços.

• Joinha 1
Link para o comentário

11 minutos atrás, claytonJunior disse:

Na minha opinião, southparklio, vai depender do quanto você sabe sobre microcontroladores pic(no caso PIC16F877A)e da linguagem de programação(C ou assembly), já com o Arduíno você vai encontrar quase tudo pronto, o trabalho maior será juntar tudo e montar sua lógica.

A pergunta seria: você tem tempo? Você quer aprender sobre eletrônica e microcontroladores? 

Se for sim para as duas perguntas recomendo PIC16F877A.

Se tem pressa e não quer aprofundar em eletrônica e microcontroladores  recomendo Arduíno, pois ele abstrai muita coisa.

Tenho bastante experiência com microcontroladores posso tentar te ajudar.

Abraços.

Boa tarde Clayton, muito obrigado pela ajuda amigo. Como disse, estou no último semestre do meu curso de eletrônica e preciso montar esse projeto. Tempo tenho, pois vou entregar em novembro, só não sei se vou ser obrigado a usar esse Microcontrolador ou se vou poder usar o arduíno. Amanhã confirmo sobre isso. Sobre a programação, estou aprendendo nesse último semestre, então meu conhecimento é muito pouco, mas aos poucos estou aprendendo. Se for para conhecimento eu usar o PIC16F877, então usarei. Se puder me ajudar em algo, vou agradecer e muito Clayton. Amanhã vou retornar e falo se usarei o arduino ou o microcontrolador. Desde ja, obrigado.

Link para o comentário

Boa tarde Clayton. Vou ter q usar o microcontrolador PIC16F877A  , consegui falar com meu professor e não pode usar arduíno, hehehe . A minha dúvida principal é : com esse PIC16F877A  , ele seria a minha placa principal? Ou seja, a partir dele , vou ligando o restante dos componentes como o display, o teclado, etc. Obrigado.

Link para o comentário

Exatamente!!!

Só fazer a ligação dos componentes nos pinos do PIC, mas terá que analisar e usar os pinos corretos, pois alguns desses modulos acima utilizam comunicação spi ou serial...

Para efeito de projeto, talvez possa remover o RTC, sensor biometrico, ethernet... deixando o projeto mais barato.

Flw.

• Joinha 2
Link para o comentário

Boa noite, não sei quais requisitos exatos do seu projeto, para facilitar você pode fazer tudo por software(firmware) por exemplo rtc, dados de cada funcionário, etc.. e somente utilizar display e teclado para entrada de dados, isto simplifica muito o hardware e diminui o custo.

Verifica certinho com o professor.

Abraços.

• Joinha 1
Link para o comentário

Em 28/08/2017 às 17:49, nagkiller disse:

Exatamente!!!

Só fazer a ligação dos componentes nos pinos do PIC, mas terá que analisar e usar os pinos corretos, pois alguns desses modulos acima utilizam comunicação spi ou serial...

Para efeito de projeto, talvez possa remover o RTC, sensor biometrico, ethernet... deixando o projeto mais barato.

Flw.

Em 28/08/2017 às 23:28, claytonJunior disse:

Boa noite, não sei quais requisitos exatos do seu projeto, para facilitar você pode fazer tudo por software(firmware) por exemplo rtc, dados de cada funcionário, etc.. e somente utilizar display e teclado para entrada de dados, isto simplifica muito o hardware e diminui o custo.

Verifica certinho com o professor.

Abraços.

Perfeito galera. Obrigado pela ajuda até então. Sim, o máximo que puder simplificar, vou fazer, pois não precisa ser tão complexo . Mas vou ter que colocar a impressora que é um dos mais caros e vou usar s´ó o teclado. Felizmente o curso nos disponibiliza alguns equipamentos, para emprestar, pois assim ajuda no custo . Já estou dando andamento no  meu projeto a partir das dicas de vocês. Caso tenha alguma dúvida, entro em contato aqui no fórum. Muito obrigado @nagkiller e @claytonJunior pelas dicas até agora, já me ajudaram bastante. 

• Joinha 2
Link para o comentário

26 minutos atrás, slugpoa disse:

@southparklio

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Provavelmente ainda devo precisar de ajuda, por isso não coloquei como resolvido. No caso, eu colocaria como resolvido e se fosse o caso abriria outro tópico se precisar de ajuda futura ? Obrigado

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...