Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

tutorial Montagem Esmeril Reutilizando HD e Fonte Atx

Avalie este tópico:


micxnet

Posts em destaque

Ola Pessoal! Gostaria de compartilhar este projeto, para a construção de um mini esmeril, utilizando sucatas de HD e fonte Atx, para utilização no dia a dia para quem tem necessidade. No youtube existem vários exemplos, aqui no fórum tb temos alguns, mas o diferencial deste, é que foi montado de uma forma, para que posso ficar o mais compacto possível e facilitar a utilização. Uma de suas utilidades alem afiar metais e plásticos é a reparação de pontas de chaves to tipo fenda, Torx e Pentalobes. Em varias ocasiões ja tive as pontas dessas chaves quebradas principalmente tentando soltar parafusos que outras pessoas utilizaram chaves erradas para abertura. O produto final ficou desta forma: 20170827_104530.jpg

20170827_104522.jpg

20170827_104540.jpg

Editado: por micxnet
  • Joinha 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passo a Passo:

Preparação do HD:

1 - Desmonte o hd para retirada do disco e cabeça de leitura. No caso deste hd, tive que deixar a cabeça travada com um parafuso, pois sem o flat da cabeça conectado na placa logica, o disco nao rodava, mas ja vi exemplos com outros modelos de hd que o funcionamento do disco foi possivel sem a presença do flat da cabeça de leitura.

2 - Retire o disco superior para a colagem da lixa. No meu caso, usei o disco para riscar a lixa com um lapis e depois cortei com tesoura e após isso colei com TekCouro, um tipo de superbonde só que mais forte. É encontrado com mais facilidade em Lojas de Sapateiros.

Após a preparação do HD, partimos para a fonte ATX:

3 - Desmonte a fonte ATX. Dessolde os fios que nao serão utlizados, não esquecendo de deixar os fios para o conector de energia para o HD (1 Vermelho, 1 Amarelo, 2 pretos) e os fios reponsaveis para ligar a fonte (1 Verde, 1 preto). Ver Imagem 01.

4 - Faça a furação para a colocação do Botao Liga / Desliga. Utilizei broca (Metal) para fazer vários furos e uma lima  para fazer ajustes e acabamento. Após a Colocação do botao, coloque o termoretratil e solde os fios no botao. Ver Imagem 02

5 - Ligação Interna Finalizada. Ver Imagem 03

6 - Faça a medição e fure com uma broca para a colocação dos parafusos que irá fixar o hd sobre a tampa. OBS: Caso o modelo da fonte escolhida seja igual ao do projeto utilizado (Fonte Menor), será necessário fazer cortes na carcaça da fonte para que a cabeça dos parafusos que fixarão o hd, não atrapalhe na hora do fechamento da fonte

7 - Fonte pronta. Plug o conector de energia no hd, selecione a voltagem a ser utilizada e ligue-a na chave.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Utilize óculos de proteção principalmente na manipulação de Metais.

- Evite esmerilhar metais próximo a equipamentos eletrônicos, pois haverá criação de limalhas de metal.(Limalhas Condutíveis que poderão criar curtos circuitos se caírem em placas eletrônicas)

 - Como o motor utilizado no hd, é um motor de passo, se colocarmos muito peso no disco, o motor irá parar. Caso aconteça, basta desligar e ligar novamente na chave Liga / Desliga. Outra observação importante, é a rotação do hd escolhido. Se optarem por um hd de 7200rpm, a rotação será maior.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exemplos para Utilização:

- Afiar espatulas de plastico e Metais.

- Afiar laminas de metais diversas.

- Reparar pontas de chaves como por exemplo fenda, Torx e Pentalobes.

- Ajustes de pontas caseiras para ferro de Solda. Obs: Não façam em pontas compradas, esse procedimento irá tirar a proteção que aumenta a durabilidade delas.

- Amolar Brocas segundo a Idéia do nosso colega @Jackfider

 

Montegem 3.jpg

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola @jackfider! Não conheço exatamente esse disco citado por vc, desconheço as medidas dele, mas é possível criar diversos discos com medidas e tipos de lixas diferentes, coladas para diversas funções. Espero que essa ideia seja útil a vc e aos colegas do Fórum. Quem puder agradecer com Jóinhas j+ fico agradecido, é uma forma de incentivar eu e outros colegas a continuarem contribuindo com o forum. :)

Editado: por micxnet
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ola@jackfider ! Vc usou cola tb? Estou tentando aprimora-la trocando o motor de hd por um motor que  traciona o carro de impressora Hp Linha 600. Estou bolando um jeito de fixa-lo na carcaça do hd. É um motor bem mais forte. Farei a modificação e se ficar bom vou postar neste tópico. De repente ajuda outras pessoas q precise de algo mais forte e que nao fique parando caso coloque muita peso.

Editado: por micxnet
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, micxnet disse:

Ola@jackfider ! Vc usou cola tb? Estou tentando aprimora-la trocando o motor de hd por um motor que  traciona o carro de impressora Hp Linha 600. Estou bolando um jeito de fixa-lo na carcaça do hd. É um motor bem mais forte. Farei a modificação e se ficar bom vou postar neste tópico. De repente ajuda outras pessoas q precise de algo mais forte e que nao fique parando caso coloque muita peso.

Ola´, isso mesmo, eu usei super bonde mesmo, colei e deixei com um peso em cima de um dia para o outro... aderiu bem. Na questão do motor parar também acontece comigo, mas, eu alivio o peso da mão e ele volta a girar, o que ajuda é a alta rotação, eu sugiro que use óculos de proteção, sempre solta fagulha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...