Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Samsung np270e4e-kd7br / BA41-02206A GCE / Liga e não da vídeo

Avalie este tópico:


Israel Lorandi

Posts em destaque

Boa tarde pessoal tudo bem? Estou com este aparelho na bancada, é um intel. Veio para a loja pois ligava e não dava vídeo, as vezes não ligava, verifiquei que o TPS51461 estava estourado e pra varias o tps51225 também estava em curto, substitui os dois máquina está ligando tranquilo só que não está dando vídeo. Regravei a BIOS dele era uma GigaDevice e o cooler não ligava e não dava vídeo também, botei uma cFeon QH64 e o cooler liga corretamente quando o processador aquece mas continua sem vídeo, verifiquei que tem uma bobina ao lado do processador que está sem tensão nenhuma, a medição dos capacitores embaixo do processador está em 0,001 ohms, estou achando muito baixa esta resistencia, isso seria sinal de processador em curto, aaa e detalhe ao lado desta bobina tem uns 10 ou mais capacitores ambos com resistencia de 0,001ohm, não deu tempo de retirar e testá-los? O processador está aquecendo bastante. Vou postar fotos pois samsung não tem identificação de componentes.... 

 

OBS.: Na foto o que está circulado e com a seta é o que mencionei antes.

21284421_1395413070566712_358375419_o.jpg

Editado: por Israel Lorandi
Aparelho devolvido
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Israel Lorandi disse:

Regravei e coloquei a Bios Gigadevice nele que é a original dele e o problema do cooler não tem mais, bobina e capacitor que comentei continua sem tensão, to achando que é o processador que foi pro espaço, pois ele esquenta muito... e bem rapido

Pode ser sim @Israel Lorandi , se tiver pra teste melhor. Veja se não tens solda fria no SIO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Israel Lorandi disse:

@ALR Cartucharia baaa problema tirar e depois ter que recolocar, mao de obra absurda..... Vou ver aqui se eu tiver stencil eu faço kkk

 

Eu não tinha percebido que essa placa o processador é soldado, nesse caso é mais complicado,  tens o board viewer dessa placa ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi fazer um reflow no processador ontem e não adiantou nada mas estou com uma pulga atras da orelha, eu acho que já foi feito rebailling nos dois chips BGA dessa máquina, não tem o silicone que fica ao redor dos chips e principalmente a temperatura da solda ficar líquida foi abaixo de 200°C. Como a solda original beira os 227°C e ontem não estava tão quente assim achei muito estranho pois foi "muito fácil" o chip se ajeitar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Israel Lorandi disse:

Resolvi fazer um reflow no processador ontem e não adiantou nada mas estou com uma pulga atras da orelha, eu acho que já foi feito rebailling nos dois chips BGA dessa máquina, não tem o silicone que fica ao redor dos chips e principalmente a temperatura da solda ficar líquida foi abaixo de 200°C. Como a solda original beira os 227°C e ontem não estava tão quente assim achei muito estranho pois foi "muito fácil" o chip se ajeitar...

Desculpa eu não ter retornado,  esse seu processador está suspeito mesmo. Vamos ver se algum colega dá uma luz, @Neo o que me diz ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ALR Cartucharia Magina meu velho, postei ali o esquema, vai que dê uma luz em alguma coisa, vou verificar os capacitores que mencionei se tem algum em curto ou o que pode estar acontecendo na região da bobina ali que mencionei, vou verificar também 4 mosfets que tem do outro lado d placa um pouco pra cima do processador pois se não me engano estavam estranho também, vou verificar aqui e depois dou um grito aqui.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os jumpers devem ser fechados com a pilha na placa. ;D Retirando a pilha você consegue o reset do cmos, mas sem ela o crisis reset não funciona.

0.001 ohms é curto sem sombra de dúvidas, se o processador e o pch já foram rebalados tens que pensar se vale apena financeiramente mexer nesta placa, se já foi reballado e não voltou provavelmente um dos dois precisa ser trocado, ou até ambos...

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Neo pois é eu estou começando a pouco nesta área e eu tenho dúvidas de qual seria um "padrão" de quantos ohms tem que ter para dizer que o processador está em curto ou não, existe um padrão?

Outra coisa que vi é que ambos BGA estão esquentando bastante, o chip sul bem menos mas na minha pequena experiência, muito mais que o comum. 

Pode ter algo fazendo o processador estar em curto ou essa resistência de 0.001 ohms é diretamente do processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Israel Lorandi disse:

"estou com uma pulga atrás da orelha, eu acho que já foi feito rebailling nos dois chips BGA dessa máquina"

Cara, ja peguei casos assim que o reballing que foi feito estava uma bosta, cheio de esferas mal soldadas e creio que não pegavam contato direito com a placa... fiz o reballing novamente e ficou 100%... mas é uma loteria, pois pode ser o reball mal feito, como também pode ser que quem fez o reball jogou calor demais e fritou o chip também... mas o que me deixou intrigado sobre essa questão do processador é a ausência de tensão nessa bobina... chegou a levantar ela e jogar tensão na linha pra ver se alguém aquece????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...