Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo E431 / VILE1 NM-A043 / Não reconhece fonte

Avalie este tópico:


stylebreak

Posts em destaque

Amigos, eu estou achando um problema aqui meio complicado.
O cliente sumiu o  carregador original. E comprou um que serve pro mesmo modelo. A fonte é Lenovo ADP-65YB B (20V 3.25A  acredito que seja 65W).
Quando está conectada ao notebook já ligado com windows (por bateria) ele dá sinal de carregamento por 3 segundos e "desconecta".
Quando o notebook é ligado por ele (sem a bateria) ele dá uma mensagem antes do boot dizendo que pluguei um unknown ac adapter e o sistema vai ser desligado, e apaga!
O cabo do carregador só tem o fio + (20v) e o  - negativo, e um pino central sem tensão nenhuma. (os 20v passam pelas laterais internas no conector).


Esse pino central faz contato unicamente com o pino 1 do JDCIN1 (conforme o esquema abaixo) e vira de alguma forma esse ADP_ID.
thinkpad.JPG
Nesse esquema elétrico, esse ADP_ID só volta a aparecer no U2201 (EC ENE-KB9012).
thinkpad-02.JPG

Alguém com mais experiência pode me dizer pra que esta servindo esse ADP_ID aí? Se é ele mesmo que está fazendo o carregador não ser reconhecido.

Essa é a mensagem de erro que aparece antes do boot ao ligar o notebook.
WhatsApp Image 2017-09-05 at 11.31.51.jpeg

Esse é o plugue do carregador.
WhatsApp Image 2017-09-05 at 11.31.50.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, stylebreak disse:

@CJ Poisé, Teve uma coisa que esqueci de mencionar.
Com o carregador desconectado tenho 0v nesse pino 1 do JDCIN1,
quando eu plugo ele vai para 1.4V e quando ligo o note cai para 1.38v.
(tudo isso sem a bateria do notebook ligada, só a pilha da RTC_BAT 3.3v)

Isso indica que a tensão esta passando conforme o esquema ja que se trata dos 65w, a variação tambem é mostrada na foto. Voce ja testou com outro carregador ou fonte assimétrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, johnnymaia disse:

Isso indica que a tensão esta passando conforme o esquema ja que se trata dos 65w, a variação tambem é mostrada na foto. Voce ja testou com outro carregador ou fonte assimétrica?

Testei com a fonte assimétrica, e da o mesmo problema, será que tem um jeito de eu fazer um jumper, ou uma adaptação usando uma pilha 3.3v e resistores pra simular essa tensão dos 90w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, stylebreak disse:

@johnnymaia No PR103 do lado 2 tenho os 3.3v e do lado 1 tenho 1,4v.
Será que se eu fizer um jumper No PR103 pra passar os 3.3v corre risco de eu danificar a placa?
Ou será que ele vai reconhecer como se fosse de 90W?

Não há necessidade de jumper, verifique se a tensão chega lá no GPIO. Teste outra fonte. Poste resultados.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos esse circuito é um identificador de corrente da fonte, se vc tem uma fonte de 90w, com uma tensão de 20v, vc teria uma corrente de 4,5Amp. e com uma fonte de 65w, vc teria uma corrente de 3,25A. segundo a informação, para ter uma tensão de 3.3v em 90w e 1,65v em 65w, na fonte original deve ter um resistor de 5R6 em serie com os 20V nesse pino APDIN. Pode ser que de certo ao em vez de um curto, colocar um resistor desse valor.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

desculpa a demora amigos, desconsiderem o que eu disse do valor do resistor, estive estudando melhor o esquema e acredito que seja um circuito divisor resistivo, então na fonte nesse pinos APDIN tem um resistor de 330R para 90W e um de 401R para 65W. Vou postar uma foto com as formulas, e gostaria que mais pessoas desse sua opinião sobre o que acham. Se minha analise estive certa agora @stylebreak sim, colocando um resistor de 330R no APDIN vc vai ter 3.3v no ADP_ID, Mas vai ter que usar uma fonte de 20v 4,5A.

IMG_20170905_141802217.jpg

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiz.moreno Eu não sei se essa informação ajuda, mas quando eu tirei o pino 1 do JDCIN1 
(ou seja, a placa perdeu o contato com o pino central da fonte), os 3.3v passaram direto para o ADP_ID, e encontrei os 3.3v la no pino 74 do super io (conforme esquema), que antes chegava os 1.4v nesse mesmo pino 74.
Só que mesmo assim ele diz que conectei um unknown ac adapter.
Eu acho que minha fonte por ser 65W, tem que ter tal resistência que faça com que chegue 1.65v nesse ADP_ID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, stylebreak disse:

@luiz.moreno Eu não sei se essa informação ajuda, mas quando eu tirei o pino 1 do JDCIN1 
(ou seja, a placa perdeu o contato com o pino central da fonte), os 3.3v passaram direto para o ADP_ID, e encontrei os 3.3v la no pino 74 do super io (conforme esquema), que antes chegava os 1.4v nesse mesmo pino 74.
Só que mesmo assim ele diz que conectei um unknown ac adapter.
Eu acho que minha fonte por ser 65W, tem que ter tal resistência que faça com que chegue 1.65v nesse ADP_ID.

então vc tinha os 3.3V ou os 3valw? pois 0,3v nesses circuito de identificação pode ser muito.

quando estava conectado estava chegando 1.4v?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, stylebreak disse:

@luiz.moreno Eu não sei se essa informação ajuda, mas quando eu tirei o pino 1 do JDCIN1 
(ou seja, a placa perdeu o contato com o pino central da fonte), os 3.3v passaram direto para o ADP_ID, e encontrei os 3.3v la no pino 74 do super io (conforme esquema), que antes chegava os 1.4v nesse mesmo pino 74.
Só que mesmo assim ele diz que conectei um unknown ac adapter.
Eu acho que minha fonte por ser 65W, tem que ter tal resistência que faça com que chegue 1.65v nesse ADP_ID.

companheiro ja peguei uma vez um bucho desse de queda de tensão no circuito RTC, a solução foi tirar todos os capacitores.

Mas para não fazer isso, substitua esses dois PC101 e PC102, apesar de eu achar que a variação esta dentro do padrão que o esquema menciona para detetar a voltagem, 1,32 a 1,98.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, luiz.moreno disse:

então vc tinha os 3.3V ou os 3valw? pois 0,3v nesses circuito de identificação pode ser muito.

quando estava conectado estava chegando 1.4v?

Luiz, eu acabei de fazer uns testes aqui que da informações pra gente matar a charada eu acho.
Esse 3,3v que eu falo é o always mesmo, a fonte só faz mandar os 20v.
E quando eu conecto ela no note, faz o ADP_ID virar 1,4v, e se eu isolar o pino central do conector da fonte, os 3,3v always passam direto para o ADP_ID, e se eu deixar o pino central, esses 3,3v cai pra 1,4v la no ADP_ID.
Retirei o cabo da fonte e medi as resistências.
entre o fio negativo da fonte e o pino central do conector da fonte têmos uma resistência de 548 ohms.

To achando que não tem a resistencia que deveria nesse cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, stylebreak disse:

Luiz, eu acabei de fazer uns testes aqui que da informações pra gente matar a charada eu acho.
Esse 3,3v que eu falo é o always mesmo, a fonte só faz mandar os 20v.
E quando eu conecto ela no note, faz o ADP_ID virar 1,4v, e se eu isolar o pino central do conector da fonte, os 3,3v always passam direto para o ADP_ID, e se eu deixar o pino central, esses 3,3v cai pra 1,4v la no ADP_ID.
Retirei o cabo da fonte e medi as resistências.
entre o fio negativo da fonte e o pino central do conector da fonte têmos uma resistência de 548 ohms.

To achando que não tem a resistencia que deveria nesse cabo.

tenta retirar o resistor de 270R e colocar um resistor de 120R acredito que de certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resistores não podem ter valor baixo se não vai queimar o I/o. O divisor de voltagem deve usar 2 resistores de 10k pra dividir 3v3 e ficar com 1.65v.

esquece o que eu falei porque eu não olhei o esquema, mas toma cuidado se for conectar o ADP_ID ao 19v ou 20v usando resistores porque se o valor do resistor for baixo de mais vai queimar o I/O.

Editado: por e1D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luiz.moreno @e1D @johnnymaia  Agradeço vocês pela atenção.
Eu usei um "jogo" de resistores em série até dar 235 ohms e coloquei em serie com o pino central da fonte que tem 550ohms, e conectei ao notebook, a tensão subiu de 1,4v (só com a fonte) para 1.689v. E mesmo assim o notebook dá o erro de fonte desconhecida, troquei para a segunda compilação da BIOS que foi antes de lançar o recurso anti-fonte falsa. E mesmo no windows não aceita o carregador, ele carrega por uns 3 segundos e desconecta o carregador.
Eu peguei uma fonte Lenovo original (de outro modelo) e a resistência do pino central dela (118 ohms) faz essa tensão do ADP_ID ficar ~0.4V.
Consequentemente o mesmo erro aparece, e o problema persiste.
Aumentei o "jogo" de resistores que mensionei no início pra fazer a tensão do ADP_ID subir para 2.65V, mesmo assim, sem sucesso.
To achando que o problema está no Super io , que recebe essa tensão ADP_ID.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o changelog das BIOS desse modelo.

 

<1.31>
- (New) Update UMRS02168 Security fix for SMM Callout vulnerability in SystemSmmRuntimeRt driver	[Security ID 004-018]"
- (New) Update UMRS02003 Security temporary fix for Mantis 1622 (DHCP packet size check).
- (New) PSIRT Security Vulnerability LEN-8328 - Signed driver facilitates Hypervisor bypass. 

<1.30>
- (New) Security fix addresses LEN-2015-002 SMM "Incursion" Attack
- (New) Updated to include some security fixes.
- (New) Enabled back flash prevention for security fixes
- (New) Set TPM permanent flag to nvlocked


<1.29>
- (New) Included Intel TA-001, TA-003
- (New) Enabled 2x refresh rate onto DRAM


<1.28> 
- (New) Updated Embedded UEFI Diagnostics Tool to v2.05.00.
- (New) Improved BIOS security UEFI vulnerability.
- (New) Enhanced POP/HDP password security scenario.

<1.25>
- (New) Modified Power off USB timing.
- (New) Added New Panel Support.
- (Fix) Fixed an issue related to post hang up issue with special input KB/Mouse on docking
- (Fix) Fixed an issue related to unsupported resolution appeared during VGA/HDMI first plug in. 
- (Fix) Fixed an issue that Fn lock can't be kept after reboot.

<1.22>
- (Fix) Fixed a potential BSOD issue on HGST HDD.

<1.17>
- (New) Upgraded Embedded UEFI Diagnostics Tool to v02.01.06
- (New) Modified EDID table for the Panel LP156WH4-TLP3.

<1.16>
- [Important updates] Removed Zero Power ODD function.
- (New) Upgraded Embedded UEFI Diagnostics Tool to v02.01.04.
- (New) Modified EDID table for the Panel LTN156AT32-401.
- (Fix) Fixed an issue that PM doesn't show "Incorrect AC adapter is attached" prompt box.
- (Fix) Fixed an issue that system will show 1W adaptor attached when plug in the unknown adaptor.
- (Fix) Fixed an issue that system will shutdown in DC only when using full restart.
- (Fix) Fixed an issue that bluetooth can not turn off.
 
<1.15>
- (New) Added fucntion to show error message when plugging unknown adapter. 
- (New) Implemented function to not support charging feature for illegal adapter.
- (New) Added support for S5 DC mode AOU4.6 function.
- (New) Improved S5 DC power consumption setting (turn off Valw when LAN wakeup setting is "Ac Only" mode.
- (New) Improved S4/S5 DC mode power consumption setting (adjust EC_ON(Valw)/LID_OUT/PBTN_OUT GPIOs control)
- (Fix) Fixed an issue that is related to Valw power off(after 9sec) when first time attaching battery.
- (Fix) Fixed an issue that is related to alarm of battery communication fail(monitor EC_ON state to update battery information or not).

 <1.14>
- [Important] Fixed an issue that system shows "0190: Critical low-battery error" during boot even with normal battery capacity.

<1.12>
- (New) Initial release for ThinkPad Edge E431,E531.
_____________________________________________

Eu usava a versão 1.23 (não está listada) troquei para a versão 1.14 que é anterior ao recurso anti-illegal adapter.
Ainda não testei a versão mais recente da BIOS mas já estou ficando sem esperança.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você atualizou a BIOS rodando a atualização ou com programador? Porque se uma atualização de BIOS causou esse problema você vai precisar atualizar o firmware do EC (ene KBC9012) pra resolver.

É muito estranha essa verificação de fonte de fonte "ilegal". Se tudo que ele precisa para identificar a fonte é ter 3.3v ou 1.65v lá, pra que fazer a verificação? Porque se 3.3 ou 1.6v é a unica coisa que precisa ter no pino adp_id do I/O pra ele verificar se é uma fonte original ou não, qualquer fonte falsificada vai fazer o mesmo sem dificuldade nenhuma e a solução mais obvia seria deixar sem resistor pra ficar com 3.3v e detectar como 90w.

Editado: por e1D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, e1D disse:

Você atualizou a BIOS rodando a atualização ou com programador? Porque se uma atualização de BIOS causou esse problema você vai precisar atualizar o firmware do EC (ene KBC9012) pra resolver.

Deu pra atualizar pela atualização usando o windows, mas não foi uma atualização que fez isso, eu só troquei de BIOS pra ver se resolvia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/09/2017 às 22:14, e1D disse:

Você atualizou a BIOS rodando a atualização ou com programador? Porque se uma atualização de BIOS causou esse problema você vai precisar atualizar o firmware do EC (ene KBC9012) pra resolver.

É muito estranha essa verificação de fonte de fonte "ilegal". Se tudo que ele precisa para identificar a fonte é ter 3.3v ou 1.65v lá, pra que fazer a verificação? Porque se 3.3 ou 1.6v é a unica coisa que precisa ter no pino adp_id do I/O pra ele verificar se é uma fonte original ou não, qualquer fonte falsificada vai fazer o mesmo sem dificuldade nenhuma e a solução mais obvia seria deixar sem resistor pra ficar com 3.3v e detectar como 90w.

Bom dia a todos! Concordo com o e1D, outra coisa que não está sendo levada em consideração desde do inicio e que já falei, é que no esquema está falando a VARIAÇÃO DA TENSÃO aceita para ser detectada ou seja acima de 2.64v (>2.64) para fonte de 90w e 1,32v a 1,98v (variação entre essas duas tensões com limite) para fonte de 65w, o que não justificaria o jogo com os resistores, ja que temos 1,4v (dentro da variação para fonte de 65w)! Se eu estiver errado, favor me corrigir! Regrave tanto a MAIN como a EC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...