Jump to content
Sign in to follow this  
infosquad

Mediçoes para testar alguns BGA

Rate this topic

Recommended Posts

Uns companheiros lá do Mexico pegaram uns chips novos e mediram eles fora da placa com a ajuda de um multimetro, sei que muitos pensam que é lenda urbana mas achei bem interesante e me ajudou a constatar alguns chips ruins.

Nao sei se é permitido colocar a fonte da informaçao, se for o caso me avisem

que eu edito com a mesma.

Este é valido tanto para 6100 como também para 6150, aqui o relato é prestar atençao principalmente nos capacitores superiores já que estes costumam passar a medir 0 ohm quando o chip fica em curto.

nvidiag6150.png

SB700

sb700mediciones.png

MCP67M-A2 vale para o MCP77

mcp67ma2.png

Eu acho esse tipo de teste muiot legal, mas tem que ter muiot cuidado, deveria ser posto com que instrumento foi medido e que escala, pois dependendo do instrumento a medida seria uma ou outra completamente diferente.

ex:

se for medir um resistor de 0,33 ohms  a variação seria minima isso somente ele fora da placa

agora imagine ele  ou um capacitor na placa internamente ligados a centenas de ligações

portanto a tensão aplicada percorreria diversos caminhos uns serie uns paralelo.

pois bem acontece que um Multimetro analogico pro ex: escala X1 usa 3v (2 pilhas) escala de 10K usa bat 9v isso a maioria tem diferentes

um digital cada tipo usa uma tensão no teste.

agora um PROCESSSADOR e  (antes outros aparelhos 3v não afeta muita coisa pois maioria das linhas trabalha com 3v3, ou 5v ou 12, ou 200v por ái vai

voltanto o MICROPROCESSADORES usam tensões baixissimas 1,8v, 2,5v, 1,25v tudo menos de 3v.

então sendo a tensão do teste superior a tensão na linha do circuito

confundiria as medidas

curto total em 0,00 n]ao enganaria

mas outras medidas nos bons

cada multimetro ou LCR meter poderia dar uma

VEJAM O EXEMPLO NESTE TOPICO

tem 02 MCP67  iguais

em cima o cara mediu com instrumento de precisão ele usa 3 digitos depois do 0,xxx

todos os valores MAIORIA ABAIXO DE 1,00 OHMS o maior uns 10,0 ohms

IMAGINO QUE ESTA FOTO ERA D EUM BOM

embaixo tem outra figura memso MCP67

agora tudo valores altissimos tipo 500x o valor de cima

1k... 500 ohms creio que os 2 sejam bons não foi avisado, mas 2 instrumentos que aplicaram tensão completamente diferente

se fosse medir um resistor fora do circuito os 02 MEDIRIAM IGUAIS...

devo ter um MCP67((( pifado)))) aqui  vou ver se o Rodrigo acha ele e vou medir em varios multimetros. e comparar com essas 2 figuras aí, fd vai ser achar ele, o Rodrigo não é organizado hehehe

Eu acho esse tipo de teste muiot legal, mas tem que ter muiot cuidado, deveria ser posto com que instrumento foi medido e que escala, pois dependendo do instrumento a medida seria uma ou outra completamente diferente.

ex:

se for medir um resistor de 0,33 ohms  a variação seria minima isso somente ele fora da placa

agora imagine ele  ou um capacitor na placa internamente ligados a centenas de ligações

portanto a tensão aplicada percorreria diversos caminhos uns serie uns paralelo.

pois bem acontece que um Multimetro analogico pro ex: escala X1 usa 3v (2 pilhas) escala de 10K usa bat 9v isso a maioria tem diferentes

um digital cada tipo usa uma tensão no teste.

agora um PROCESSSADOR e  (antes outros aparelhos 3v não afeta muita coisa pois maioria das linhas trabalha com 3v3, ou 5v ou 12, ou 200v por ái vai

voltanto o MICROPROCESSADORES usam tensões baixissimas 1,8v, 2,5v, 1,25v tudo menos de 3v.

então sendo a tensão do teste superior a tensão na linha do circuito

confundiria as medidas

curto total em 0,00 n]ao enganaria

mas outras medidas nos bons

cada multimetro ou LCR meter poderia dar uma

VEJAM O EXEMPLO NESTE TOPICO

tem 02 MCP67  iguais

em cima o cara mediu com instrumento de precisão ele usa 3 digitos depois do 0,xxx

todos os valores MAIORIA ABAIXO DE 1,00 OHMS o maior uns 10,0 ohms

IMAGINO QUE ESTA FOTO ERA D EUM BOM

embaixo tem outra figura memso MCP67

agora tudo valores altissimos tipo 500x o valor de cima

1k... 500 ohms creio que os 2 sejam bons não foi avisado, mas 2 instrumentos que aplicaram tensão completamente diferente

se fosse medir um resistor fora do circuito os 02 MEDIRIAM IGUAIS...

devo ter um MCP67((( pifado)))) aqui  vou ver se o Rodrigo acha ele e vou medir em varios multimetros. e comparar com essas 2 figuras aí, fd vai ser achar ele, o Rodrigo não é organizado hehehe

Bem colocada suas palavras, ali vemos um capa isolado, (sozinho) mas abaixo a milhares de circuito que ele esta interligado, a melhor coisa já que tirou e colocar um novo, não estou desmerecendo o topico pois toda ajuda é legal, eu mesmo que estou começando neste ramo é uma boa dica.

Tenho notado que mesmo com um aquecimento muito ligeiro os valores da impedância alteram bastante também é essa a vossa experiência ?

De qualquer modo aplauso aos que postaram informação  , já é um passo em frente até porque normalmente só verifico se está em curto. 

Boa tarde.

Sou extremamente iniciante, porém, muito curioso.

Alguém poderia por gentileza, explicar como faço passo a passo esta medição?

Obrigado.

Eu Geralmente não gosto de chips novos eu não tenho sorte compro 3 funciona 1 eu gosto mesmo de usar o mesmo que estava na maquina eu faço de tudo para não estressar o mesmo de mais já cheguei a rebalar um chip 3x. Duas não funcionou comprei um novo piorou coloquei o antigo pela 3ª vez e funcionou o cliente não voltou faz mais de 1 ano esse aparelho foi de vários que comprei o chip e veio com problema !

ótima didática parabéns !!!!

You are not allowed to view links. Sign in or sign up.
  As imagens sumiram vc teria elas disponíveis para upar novamente ?

Gente desculpa esta ressucitando um tópico tão antigo mas valeu a pena ler ! j+

, Apesar de ser um tópico antigo é sempre atual, foi lido quase 1200 vezes, é sinal que interessa, e com certeza sua opinião é valiosa pode crer, abraços.

eu nao faço reballing, mas uso o multímetro, se os capacitores do chipset estao em curto, é bem provável que esteja com problema. pelo menos foi isso que o rapaz q faz esse serviço me passou!

,  Ahhh nao !  Assim nao pode, tao boicotando os tópicos do Squad !

Esse do Hantek eu deveria ter em um HD que deixei de lado porque tava dando bad block, vou ver se acho.