Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mediçoes para testar alguns BGA

Avalie este tópico:


infosquad

Posts em destaque

  Uns companheiros lá do Mexico pegaram uns chips novos e mediram eles fora da placa com a ajuda de um multimetro, sei que muitos pensam que é lenda urbana mas achei bem interesante e me ajudou a constatar alguns chips ruins.

  Nao sei se é permitido colocar a fonte da informaçao, se for o caso me avisem

que eu edito com a mesma.

 

 

Este é valido tanto para 6100 como também para 6150, aqui o relato é prestar atençao principalmente nos capacitores superiores já que estes costumam passar a medir 0 ohm quando o chip fica em curto.

nvidiag6150.png

 

SB700

sb700mediciones.png

 

MCP67M-A2 vale para o MCP77

mcp67ma2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu acho esse tipo de teste muiot legal, mas tem que ter muiot cuidado, deveria ser posto com que instrumento foi medido e que escala, pois dependendo do instrumento a medida seria uma ou outra completamente diferente.

ex:

se for medir um resistor de 0,33 ohms  a variação seria minima isso somente ele fora da placa

agora imagine ele  ou um capacitor na placa internamente ligados a centenas de ligações

portanto a tensão aplicada percorreria diversos caminhos uns serie uns paralelo.

pois bem acontece que um Multimetro analogico pro ex: escala X1 usa 3v (2 pilhas) escala de 10K usa bat 9v isso a maioria tem diferentes

um digital cada tipo usa uma tensão no teste.

 

agora um PROCESSSADOR e  (antes outros aparelhos 3v não afeta muita coisa pois maioria das linhas trabalha com 3v3, ou 5v ou 12, ou 200v por ái vai

 

voltanto o MICROPROCESSADORES usam tensões baixissimas 1,8v, 2,5v, 1,25v tudo menos de 3v.

então sendo a tensão do teste superior a tensão na linha do circuito

confundiria as medidas

curto total em 0,00 n]ao enganaria

mas outras medidas nos bons

cada multimetro ou LCR meter poderia dar uma

 

VEJAM O EXEMPLO NESTE TOPICO

tem 02 MCP67  iguais

em cima o cara mediu com instrumento de precisão ele usa 3 digitos depois do 0,xxx

 

todos os valores MAIORIA ABAIXO DE 1,00 OHMS o maior uns 10,0 ohms

IMAGINO QUE ESTA FOTO ERA D EUM BOM

 

embaixo tem outra figura memso MCP67

agora tudo valores altissimos tipo 500x o valor de cima

1k... 500 ohms creio que os 2 sejam bons não foi avisado, mas 2 instrumentos que aplicaram tensão completamente diferente

 

se fosse medir um resistor fora do circuito os 02 MEDIRIAM IGUAIS...

devo ter um MCP67((( pifado)))) aqui  vou ver se o Rodrigo acha ele e vou medir em varios multimetros. e comparar com essas 2 figuras aí, fd vai ser achar ele, o Rodrigo não é organizado hehehe

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Eu acho esse tipo de teste muiot legal, mas tem que ter muiot cuidado, deveria ser posto com que instrumento foi medido e que escala, pois dependendo do instrumento a medida seria uma ou outra completamente diferente.

ex:

se for medir um resistor de 0,33 ohms  a variação seria minima isso somente ele fora da placa

agora imagine ele  ou um capacitor na placa internamente ligados a centenas de ligações

portanto a tensão aplicada percorreria diversos caminhos uns serie uns paralelo.

pois bem acontece que um Multimetro analogico pro ex: escala X1 usa 3v (2 pilhas) escala de 10K usa bat 9v isso a maioria tem diferentes

um digital cada tipo usa uma tensão no teste.

 

agora um PROCESSSADOR e  (antes outros aparelhos 3v não afeta muita coisa pois maioria das linhas trabalha com 3v3, ou 5v ou 12, ou 200v por ái vai

 

voltanto o MICROPROCESSADORES usam tensões baixissimas 1,8v, 2,5v, 1,25v tudo menos de 3v.

então sendo a tensão do teste superior a tensão na linha do circuito

confundiria as medidas

curto total em 0,00 n]ao enganaria

mas outras medidas nos bons

cada multimetro ou LCR meter poderia dar uma

 

VEJAM O EXEMPLO NESTE TOPICO

tem 02 MCP67  iguais

em cima o cara mediu com instrumento de precisão ele usa 3 digitos depois do 0,xxx

 

todos os valores MAIORIA ABAIXO DE 1,00 OHMS o maior uns 10,0 ohms

IMAGINO QUE ESTA FOTO ERA D EUM BOM

 

embaixo tem outra figura memso MCP67

agora tudo valores altissimos tipo 500x o valor de cima

1k... 500 ohms creio que os 2 sejam bons não foi avisado, mas 2 instrumentos que aplicaram tensão completamente diferente

 

se fosse medir um resistor fora do circuito os 02 MEDIRIAM IGUAIS...

devo ter um MCP67((( pifado)))) aqui  vou ver se o Rodrigo acha ele e vou medir em varios multimetros. e comparar com essas 2 figuras aí, fd vai ser achar ele, o Rodrigo não é organizado hehehe

Bem colocada suas palavras, ali vemos um capa isolado, (sozinho) mas abaixo a milhares de circuito que ele esta interligado, a melhor coisa já que tirou e colocar um novo, não estou desmerecendo o topico pois toda ajuda é legal, eu mesmo que estou começando neste ramo é uma boa dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
  Eu Geralmente não gosto de chips novos eu não tenho sorte compro 3 funciona 1 eu gosto mesmo de usar o mesmo que estava na maquina eu faço de tudo para não estressar o mesmo de mais já cheguei a rebalar um chip 3x. Duas não funcionou comprei um novo piorou coloquei o antigo pela 3ª vez e funcionou o cliente não voltou faz mais de 1 ano esse aparelho foi de vários que comprei o chip e veio com problema !

 

  ótima didática parabéns !!!!

 

  As imagens sumiram vc teria elas disponíveis para upar novamente ?

 

 

 

 

Gente desculpa esta ressucitando um tópico tão antigo mas valeu a pena ler ! j+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Apesar de ser um tópico antigo é sempre atual, foi lido quase 1200 vezes, é sinal que interessa, e com certeza sua opinião é valiosa pode crer, abraços.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

nao aparecem as imagens

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, poderia upar elas novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Administrador

Cade as imagens

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
? ? ?  >:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui também está faltando as imagens.

 

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
,  Ahhh nao !  Assim nao pode, tao boicotando os tópicos do Squad !

 

Esse do Hantek eu deveria ter em um HD que deixei de lado porque tava dando bad block, vou ver se acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Aguardando então. Valeu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
Agora que comprei a ponta de 200 MHZ!!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...