Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido itautec W7540 - quanta DA0SWHMB6E0 rev: E - Tela branca ao remover o carregador.

Avalie este tópico:


Jack O'Neo

Posts em destaque

Defeito relatado pelo parceiro:

Faz três anos que essa máquina vai para o cliente e volta para nossa assistência, com relato de que esporadicamente ao retirar o cabo de força a tela ficava branca e tinha de desligar forçado e re-ligar o notebook. Nos últimos tempos o defeito passou a ocorrer mais frequentemente e passou a impossibilitar o uso do equipamento.

Defeito constatado ao abrir o equipamento:

PQ25 em curto entre seus três terminais, no gate onde deveria haver uma tensão de 26.5 a 28v havia 19v, a região da placa onde ele ficava estava bem danificada e o mosfet de tanto que esquentou chegou a se fundir na trilha de cobre (como isso funcionou assim durante 3 anos é a pergunta que ainda está me assombrando.)

Consegui remover PQ25 sem danificar muito a região, colei a trilha do drain na placa com cianoacrilato inclusive para garantir isolamento das trilhas internas pois a região estava bem carbonizada. 
Substituí o P0603BDG original por um infineon 060N03L componente de qualidade infinitamente melhor, e com especificações excelentes para a função que vai exercer. 

 Hora do teste, e como esperado encontrei no gate 27.5V o mosfet foi acionado os 19V passaram e o note ligou, tirei o carregador e deu tela branca hauhauhae ;D (Por quê tudo que chega na minha mão tem que ser bucha?)

Dando seguimento na análise encontrei o PQ3 em curto também, o P1003EVG foi substituído por um FDS6681Z, após substituí-lo o note não ligou mais... Então buscando a causa encontrei PQ8 MMBT3904-7-F danificado, PR175 originalmente 100 ohms marcando 1Mohm, e PQ27 aberto, substituídos o note voltou a ligar, e o led de carga da bateria que antes ficava apenas laranjado fixo, passou a alternar entre laranjado e branco indicativo de carregamento normal da bateria para este modelo.

Hora do teste, e quando desconectei o cabo, tela branca, e note travado.

Continuando a análise verifiquei que somente com bateria o note ligava e desligava em seguida sem vídeo, ao pressionar o botão de power surgiam 3v e 5v e várias outras tensões mas não surgiam as tensões do processador, analisando PU3 e seus circuitos dependentes, tudo resultou ok. Regravei a BIOS: 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 por desencargo de consciência, mas o defeito se manteve, a BIOS está 100% OK.

Analisando PU13 GS7502 responsável por gerar as tensões de acionamentos dos comutadores da placa e também atuar como descarregador das fontes suspended, tudo resultou ok na primeira análise com carregador conectado, e na primeira vez que chequei o danado somente com a bateria tudo estava certo com o maldito, comecei a revirar o esquema e analisar mentalmente, e tudo indicava estar ok, cheguei a cogitar problema na comunicação entre SIO Charger e Bateria, mas o osciloscópio mostrou sinais passando pela linha de dados então desconsiderei, cogitei que o defeito poderia estar no sensor de temperatura da bateria mas havia tensão que se modificava de acordo com o esperado conforme variação de temperatura da mesma.

 

Voltei a analisar o PU13 do início e desta vez para minha surpresa nem VIN no pino 20 tinha nele, pluguei o carregador e VIN apareceu, tirei e VIN sumiu, e finalmente entendi porque não estava ligando na bateria hehehe.

Sendo que com cabo VIN aparece, e até onde vi no esquema o caminho que ele percorre é o mesmo tanto para bateria quanto para carregador, não fui capaz de descobrir o motivo de sem o carregador não aparecer VIN no pino 20 do PU13 logo de cara, cheguei a conclusão de que poderiam haver apenas 2 motivos, PQ25 não se adequava a função, ou defeito na trilha, para tirar a dúvida puxei do Drain de PQ25 um fio até o test point do pino 20 do PU13, se fosse problema no PQ25 e tivesse puxado jumper do source dele resolveria mas caracterizaria algum defeito naquela parte do circuito, como puxei do mesmo local que ele viria originalmente só sobrou trilha interna danificada e com intermitência (pra ajudar uhaeuhaehuaeuha).

Novo teste, e após 22H de análise uheauhaeuhaeuhaehuae BINGO!!! Tirei o cabo e nada de tela branca.

O Esquema que utilizei para análise foi este: 

E já pra facilitar se alguém quiser ir direto ao ponto deixo alguns prints exibindo os alvos circulados em verde. ;D 

 

  

 

w7540 01.jpg

w7540 02.jpg

Editado: por Neo
Postei antes de terminar de escrever sem querer. uheauheahu
  • Joinha 2
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...