Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido SAMSUNG UN40FH5205GXZD demora a abrir o brilho totalmente

Avalie este tópico:


Felício

Posts em destaque

Caros, esta TV liga normalmente, mas com o brilho "fraco". Após alguns minutos, ou horas, o brilho abre normalmente.

Os leds acendem normalmente, sempre.

Na T-CON há uma tensão de 27,6 Volts (brilho normal) que inicia com 10,6 Volts (pouco brilho).

Alguma informação ou o esquema desta placa/TV para eu avaliar o defeito?

Aguardo e grande abraço.

Editado: por Felício
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde meu amigo. Seguinte tem um capacitor de filtro, não me lembro a posição e nem o valor dele, fica perto do conector dos LEDs troca ele, precisa nem medir, já troca direto. Peguei uma tv da samsung de outro modelo, mas com esse mesmo defeito e foi só trocar o capacitor que resolveu.

Boa sorte ai. qualquer coisa reporte pra gente.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu fiz aqui foi trocar o eletrolítico.

Vc já testou a tensão de entrada para os leds ai no conector, e a tensão de retorno? na placa fonte indica a tensão de trabalho, se tiver alteração muito grande a tv pode dar problemas, ou os leds não acendem ou pode demorar para chegar ao brilho normal. Testa as tensões de entrada e retorno dos leds.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Leandro,

Troquei, testei e nada. Mesma coisa!

A tensão de 27V, que vai aos "flats" da tela, inicia com 10,2V (tela escura). Quando ela "resolve" normalizar, a tela clareia!

Esta tensão não vem da fonte. É gerada na placa principal ou na própria T-CON.

Como não tenho o esquema...

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Felício disse:

Amigo Leandro,

Troquei, testei e nada. Mesma coisa!

A tensão de 27V, que vai aos "flats" da tela, inicia com 10,2V (tela escura). Quando ela "resolve" normalizar, a tela clareia!

Esta tensão não vem da fonte. É gerada na placa principal ou na própria T-CON.

Como não tenho o esquema...

Boa tarde amigo, acredito que você está no caminho certo. Essa tensão de 27Volts é a tensão VGH, ela é gerada à partir de uma tensão de 12v e ampliada pelo conversor DC/DC que está presente na própria placa T-Con. 

Verifique as outras tensões:

VGH = 27V positivos

VDD = 15V positivos

VIN = 11V positivos

HVDD = 7,6V positivos

VGL = 4,7V negativos

GIP_SRT = 4,6V negativos

VCC18 = 1,8V  positivos

VCORE = 1,8V  positivos

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Denilson, obrigado pelo retorno,

Ao ligar, os 12V no fusível da T-CON estão corretos, sempre.

Há uma tensão de 27,6V que inicia com 10,3V (pouco brilho)

Anexei uma foto com as tensões em destaque. Entre parênteses as tensões no momento do defeito.

Grato pelo interesse e ajuda.

Foto-02.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Essa tensão de 27 VDC é gerada pela fonte DC-DC da t-con,para que isso ocorra,é necessário que a linha enable esteja em nível alto.

  Poder ter defeito nessa linha enable,no conversor DC-DC ou muito dificilmente,o próprio display.Já tentou desligar um dos flats que saem da t-con para a tela?Desconecte apenas 1 dos flats e veja o resultado,depois reconecte o flat e Desconecte o outro e veja novamente.

Editado: por ROBSONCS
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Então o display está discartado,só não sei te dizer onde medir a linha do enable.Pois essa linha é responsável pelo power_on dos conversores DC-DC da t-con.Seria bom um datasheet do ci responsável por gerar essa tensão.

    Já peguei uma com defeito semelhante,era apenas o diodo retificador da fonte dc-dc com fuga.Isso quando não é um capacitor em curto ou fuga,uso um spray congelante ou um soprador térmico para tentar achar o defeito mais facilmente,principalmente com um defeito intermitente.

Mas me diz uma coisa,é apenas essa tensão que está baixa?As outras estão todas ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, na própria placa T-Con costuma ter indicados os pontos de testes. Veja a tabela que lhe mandei acima e confira as outras tensões. O nosso amigo @ROBSONCS está correto no que ele disse, lembra que eu falei do que os 27v vem do conversor DC/DC?

Pode ser que tenha algum problema na linha do VGH, ou até mesmo defeito no ci conversor dc/dc, o nosso amigo falou do comando "enable"  e é muito importante aferir isso!

Tentei procurar o esquema pra lhe mandar e infelizmente não achei, vou lhe dar uma dica que talvez ajude: Baixe o datasheet do ci conversor dc/dc, ele é o ci da extrema direita da placa t-con. Analise o pino do enable e nos diga se ele está sendo habilitado ao ligar a tv.

Boa sorte na resolução desse problema!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Agora que vi as informações da foto.

  Na falta de um esquema,eu partiria para o aquecimento ou resfriamento de certos pontos da t-con,principalmente sobre os capacitores de tântalo.

  Se não desse certo,iria pra medida desesperada,mediria pino a pino o ci responsável pela geração do pwm do conversor dc-dc,claro que teria que comparar as tensões com o defeito e depois com o funcionamento normal.Assim descobriria o pino responsável pelo power_on do ci poderia isolar o defeito,pois pode ser que o defeito não esteja no circuito dc-dc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, obrigado por todas as dicas e tentativas, principalmente pelo interesse. Não cheguei a termo com o problema, não encontrei esquema da TV, da placa ou o datasheet do SM4152LA.

Como há a dúvida se é a T-CON ou a Placa Principal, que não habilita o pulso para ativar o conversor DC/DC e a TV depois de uns 4 minutos funciona perfeitamente até ser desligada, o Cliente ficará com ela mais um tempo, enquanto tento solução mais específica.

O mais estranho é que, basta desligar a TV e religar imediatamente, que o defeito retorna idêntico.

Grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...