Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Circuito - Proteus

Avalie este tópico:


yatm

Posts em destaque

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

aqui eu fiz a simulação assim pelo proteus mas não saiu tensão de 12v no meu voltimetro... será que fiz algo errado?

rr.png

t.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

deu certo mas pq que tinha que colocar um aterramento no anodo do diodo?

e outra coisa qual a relação que tenho que colocar no transformador para que ele seja 15+0+15 ? como devo colocar na configuração..

 

Sem título.png

Editado: por yatm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm o aterramento na verdade, deve ser feito na saída do retificador.
Usei como referência o diodo D1, para facilitar a localização, já que estão ligados juntos.
Compare com o esquema que enviei na mensagem #2.

Sobre a configuração, com este transformador vc só terá uma saída fixa, já que ele só tem 1 enrolamento no secundário.
Para alterar o valor da tensão de saída (DC), altere o valor do diodo D1 para um zener de 15V (1N4744).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@yatm então, colega.... Estes cálculos sobre indutância, eu também não sei dizer...

O mais importante é que a simulação foi feita com sucesso e no seu circuito real, vc já sabe como deve ser feita a ligação do aterramento.

O proteus, por mais bem elaborado que seja, sua simulação nunca será 100% igual a componentes reais.

Faça o teste montando seu projeto como descrito e com certeza irá funcionar.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria necessária uma boa leitura sobre o funcionamento de transformadores para entenderes bem a questão da indutância, mas existe uma forma mais simples de simular AC no proteus que é usar o componente Alternator simulando o secundário de um transformador.
Use a fórmula seguinte onde T é a tensão que quer simular.
A = T *  2

Ex:
A = 12 * 1.4142
A = 16.97

Então no campo Amplitude do Alternator colocas os 16.97v, e na frequência colocas aquela que queres. ;D 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...