Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

DFI PE11-TC (Em analise)

Avalie este tópico:


DsB

Posts em destaque

Bem meus amigos trago aqui mais uma board que só dá problema.

Placa de diagnóstico dá código C100 é uma Bios Award, e ao iniciar dá um long beep a que tudo indica ser problema de memoria, já tentei trocar por outra memoria equivalente e a situação é igual.

A board tinha alguns capacitadores em mau estado os quais foram substituidos por equivalentes, dois deles com voltagem mais alta. Estes dois capacitadores de mais alta voltagem 10V 1800uf encontram-se bem proximos do processador, os restantes 5 eram capacitadores de 1000uf 6.3 v que se encontram proximos da gráfica e bancos de memoria.

 

Parecem-me estar bem soldados na placa e quando foram colocados foram verificados por um esr meter.

 

Efetuei um clear cmos mas não resolveu.

 

Não sei mais como proceder, agradeço desde já a vossa opinião.

 

Convém salientar que quando foram substituidos os condensadores com defeito a board efectuava o boot.

 

Cumprimentos,

 

 

Atenção este post já foi colocado no forum antigo apenas estou a tentar trazer para este novo forum os Posts que ainda não foram resolvidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu topico tá meio confuso, pelo que entendi vc trocou dois capacitores do vcore, e usou dois capacitores de voltagem maior, não tem problema colocar voltagem maior, mas eu quanto troco capacitores do vcore troco todos e mantenho a mesma voltagem e a mesma microfard, para não ter problema, já fiz teste e o desempenho da placa fica melhor. Agora pelos codigos post, e se vc está usando uma memória sabiamente boa, sua placa provalvelmente tem problema no circuito da memória, verifique fats e ic da memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas não sei se são dois capacitadores pertencentes ao vcore uma vez que tenho uma serie de outros capacitadores junto ao processador e estes são 3300uf 6.3v e nenhum deles foi substituído. os dois que foram substituídos estão também eles junto ao processador mas são de 1800uf 10v e apenas existem estes dois na board.Mais tarde vou colocar uma fotografia da board para que melhor possam entender o que explico.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz mais alguns progressos, tendo reparado que o problema poderia estar na memoria verifiquei a existencia de um dual N-channel Fet (PHKD6N2) que entrou em aquecimento logo que liguei a placa, ando à procura de um compativel.Deixo-vos aqui uma imagem para melhor preceberem o que falo.

DSC_0033.jpg.

 

Não tendo outra board onde possa retirar o componente aonde posso encontrar um compativel?

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Bem pessoal ao substituir o chip gerador de tensão os mosfets em vez de terem 2.5 V passaram a 4V, já não sei o que fazer os mosfets foram testados com um multimetro analogico e parecem-me ok na duvida até substitui por outros mas o problema persiste alguem tem alguma ideia do que mais poderá ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O chip gerador de tensão tem a referencia W83301R a datasheet encontra-se aqui neste link

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Já tirei as medidas dos pins que marcam os seguintes valores:

 

PIN1-0.02

PIN2-0.44

PIN3-0.02

PIN4-4.62

PIN5-0.00

PIN6-5.07

PIN7-3.51

PIN8-4.40

PIN9-5.57

PIN10-0.00

PIN11-4.19

PIN12-1.42

PIN13-2.26

PIN14-0.00

PIN15-VARIA ENTRE (0.60 - 1.02)

PIN16-0.07

PIN17-4.70

PIN18-VARIA ENTRE(0.02 A 6.00)

PIN19-1.51

PIN20-1.48

 

Convem referir que já substitui o mosfet 13N03LA () que se encontra junto ao chip de tensão, valores registados por este chip são:

 

Gate-1.20

Drain-4.0

Source-1.50

 

Convem também referir que substitui o mosfet phk6dn2 por um APM7313 () tensões registadas nos pins são:

 

PIN1-0.00

PIN2-0.01

PIN3-0.44

PIN4-0.02

PIN5-3.31

PIN6-3.31

PIN7-0.44

PIN8-0.44

 

 

O tipo de memoria utilizada nesta board é DDR tensão 2.5V.

 

A debug card acusa o erro C100, dai ter quase a certeza que o problema se encontra no circuito de memoria.

 

Por favor dêem a vossa opinião sem ela tenho a tarefa bem mais dificil.

 

Imagem da board no seu todo:

20121107_183542.jpg

 

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Companheiro Dsb, neste tipo de conserto é complicado conseguir ajuda principalmente pela dificuldade de achar um diagrama para estas placas de PC e sem o mesmo fica complicado poder acompanhar o funcionamento da placa, eu mesmo que nao sou nenhum genio em leitura de diagramas consegui realizar varios consertos com eles, mas quando nao disponho dos mesmos mes resulta muito dificil achar um componente aberto ou um CI que nao esteja trabalhando corretamente.

  Particularmente em placa mae de PC eu verifico voltagens, BIOS, procuro curtos, filtros do VCORE, filtros da memoria, inspeco visual, BGA e Tchau, e até hoje nao conheci ninguem que faca mais do que isso numa placa mae (a nao ser por algum motivo especifico).

  Desejo a voce sucesso no seu conserto mas tempo é dinheiro e acredito que tealvez seja mais coveniente partir para a troca da placa. Boa sorte  ;).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...