Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Olá meus caros, Chegou até a mim um aparelho de som de modelo citado acima, o mesmo chegou sem ligar, fiz à aferição na placa e identifiquei o fusível aberto, verifiquei ponte retificadora na placa ela estava dando passagem em ambos os lados, retirei e fiz a aferição fora da placa e constatei que ela estaria boa, troquei fusível e quando coloquei na tomada voltou a queimar o fusível. Na terceira imagem demarco a trilha que me da continuidade com o terra, retirando os componentes ao redor e com eles inseridos na placa a continuidade é igual. Gostaria de uma dica dos colegas do que pode ser a causa de queimar o fusível, também gostaria de uma dica no que pode ser o possível causador desse curto. Editado: 22 de Novembro de 2017 8 anos por o__rionTG
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG pelo esquema que consegui deste aparelho, verifique se existe curto entre os pinos 1 e 5 do ICS801. Se estiver em curto, remova ele e veja se o curto desaparece.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio Olá, então não consegui achar esse componente que cita, tenho ICA801 e ICM801 marcado pelas setas. Notei um componente meio suspeito no dissipador onde temos uma seta apontando, após remove-lo não apresentou mais as continuidades citadas acima, porém não sei por qual componente substituir, sua nomenclatura é 3G27FS TMPF 193 10N65A, quanto aos outros IC citado acima fiz a aferição nos pino 1 e 5 não apresenta nada. Editado: 30 de Setembro de 2017 8 anos por o__rionTG
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG este esquema que baixei é diferente mesmo e não serve como referência. Mas como já descobriu o culpado pelo curto, blz. Não encontrei nada pelo código que passou. Na serigrafia indica que ele é um transístor?
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio ele é um Mosfet 10N65A , Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. , porém ainda estou engatinhando nessa parte da eletrônica e não faço ideia por qual componente trocar, já que não possuo esse mesmo mosfet aqui.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos É um mosfet Canal N, 650V x 10A. No ML vc encontra fácil este aí.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor Agora, Hélio disse: É um mosfet Canal N, 650V x 10A. No ML vc encontra fácil este aí. Certo, mas se for usar de placas sucatas nas quais posso encontrar ? Pois queria solucionar isso ainda hoje. Se tratando por encomendar a peça também é uma opção mas como os correios estão em greve ficarei com o equipamento parado aqui.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Entendi. Neste caso, vc precisa procurar o datasheet dos componentes que vc tem aí. Similar a este, tem o 10N80, que são da mesma série. Veja que o 10 indica a corrente e o 80 indica a tensão (800V). O original é 10A 650V = 10N65
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG no próprio site que informou sobre o datasheet, existe uma lista de equivalentes. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor 1 minuto atrás, Hélio disse: @o__rionTG no próprio site que informou sobre o datasheet, existe uma lista de equivalentes. Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Verdade
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio Encontrei um 10N60 , seria 50V mais baixo haveria alguma problema em substituí-lo baseado em sua experiência ?
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG não é recomendado substituir por um componente que tenha um menor valor. Se a fonte estiver ligada em uma lâmpada em série, vc pode até fazer um teste para se certificar que o defeito é só isso mesmo. Mas para entregar assim, eu não recomendo.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio Certo amigo, com o Mosfet 10N60 o aparelho ligou normal, reconheceu CD e Pen Drive, porém não está saindo o áudio nas caixas, talvez pode ser alguma incompatibilidade com o mosfet ?
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG acredito que não. Sem um esquema é mais complicado para dar um palpite sobre a saída... Informe o código do CI que faz parte da saída. Talvez, pelo datasheet dele vc possa conferir a tensão de alimentação e outros detalhes.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio Acho que ele está com outro tipo de defeito, quando ligo o aparelho ele aparece PROTECT, tipo que está entrando em proteção.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG Isso também pode ser causado pela saída. Como o mosfet original entrou em curto, pode ter sido por causa uma sobre carga nela.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio Saída TAS5342A Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos isso e problema no circuito de saida amigo verifique se ta chegando audio na entrada do ci de audio amigo verique as tensoes da saida tambem pode colocar um fone de ouvido pra ver se tem audio pelos fones
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG além da dica do colega, confira na página 4 do datasheet as tensões que alimentam esta CI. Pinos 1, 21, 26, 32, 35 e 40. Além de medir a tensão, verifique se existe algum curto nestas linhas.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor 6 minutos atrás, Hélio disse: @o__rionTG além da dica do colega, confira na página 4 do datasheet as tensões que alimentam esta CI. Pinos 1, 21, 26, 32, 35 e 40. Além de medir a tensão, verifique se existe algum curto nestas linhas. Correto, só para adiantar os pinos 1 e 21 temos 11.36V demais pinos ainda não aferi.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor 19 minutos atrás, flaviosilvapereira disse: isso e problema no circuito de saida amigo verifique se ta chegando audio na entrada do ci de audio amigo verique as tensoes da saida tambem pode colocar um fone de ouvido pra ver se tem audio pelos fones Não temos tensão de saída nos Speakers Out L e R. Aparelho também não tem entrada para fone de ouvido.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @flaviosilvapereira @Hélio sem o dissipador a saída também não chega nem a aquecer.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG confira se estas linhas que indiquei não apresentam curto. Aliás, qualquer terminal do CI (alimentação ou saída) que estiver em curto, vai levar o aparelho para proteção.
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos Autor @Hélio @flaviosilvapereira Então amigo, conferi pino por pino em relação ao terra e somente dois pinos deram continuidade para o terra fora os GND. Sendo eles o M3 e o M1 , demais pinagem não acusaram continuidade com o aterramento. Editado: 30 de Setembro de 2017 8 anos por o__rionTG
Postado 30 de Setembro de 2017 8 anos @o__rionTG pelas suas medições, os pinos 1 e 21 estão corretos. Verifique estes que faltaram: 26, 32, 35 e 40. Estes que falou acima é normal ter baixa resistência.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.