Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell Inspirion I14-3442 / FX3MC A00 / Não liga.

Avalie este tópico:


julioduarte

Posts em destaque

Boa tarde a todos,

Estou com esta placa na bancada, e a pesar de já ter analisando bastante ainda não consegui solucionar o defeito, se alguns dos amigos aqui já passaram por este defeito por favor me dê um auxilio. Vou relatar algumas situação e testes realizados; primeiramente o note não liga, resolvi abri-lo para analisar melhor, então encontrei o capacitor C1216 torrado, como ele é um filtro eu  somente retirei, limpei o local e liguei a placa para ver o que iria dá, e infelizmente ela não ligou, então fui atrás do defeito e encontro o PWM PU4303(de 3,3 e 5v) aquecendo de mais, substituir o PWM, mas também não resolvel, vi que o capacitor PC4524 que fica na linha VREG5(não há tensão) do PWM está superaquecendo também, retirei e testei, aparentemente ele está normal pois não acusou curto,  e mesmo sem o capacitor no local o PWM continua aquecendo demais, analisando mais um pouco descobrir o capacitor PC4526 que fica na linha VREG3(não há tensão) do PWM dando curto, tirei o mesmo da placa e testei fora e aparentemente está normal, não deu curto no componente, fui testar diretamente nos PADs da placa e o curto aparece nos dois lados, retirei o PWM e refiz o teste, o curto continua aparecendo lá nos PADs (PC4526). Aferir também as bobinas PL4502( 3,3V) PL4502(5V) na PL4502 aparece mais de 3,3V e na PL4501 está zero volts. Na parte dos Mosfets(8067H) encontrei um em curto, mas como eu não tinha um FET com a mesma referencia fui em minhas sucatas e encontrei uma placa muito parecida e com  o FET S412, comparei no DATASHEET e vi que alguns dados principais estavam somente um pouco acima do original, então troquei mas o defeito persiste. De tanto analisar já estou com muitas duvidas, e  são as seguintes; O PWM que substituir de outra placa será que está bom?  O MosFET substítuido com outra referencia será que está correto? Será que preciso substituir os capacitores citados acima?  E minha duvida maior, será que o problema não está todo em cima Super I/O em curto?. Estou pensando em comprar um SIO, um PWM(novo) e o MosFET com a mesma referencia da placa. 

VER IMAGEM.

                     

Placa Dell PWM.JPG

Editado: por FLAVIOTECH
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@julioduarte Sem fonte de bancada, aqui no fórum tem alguns tutorias para construção de uma fumegation, que irá ajudar bastante. Quando puder compre um fonte de bancada que é uma das ferramentas indispensável em nossa profissão. Procure por curto em algum diodo, esta placa tem histórico de diodos em curto. Se tiver dificuldades poste aqui e vamos ajudá-lo.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

Flavio, vou retirar o PWM e fazer os testes conforme sua orientação.

Wizof36, vou refazer os testes nos diodos conforme sua orientação, pode ser que tenha passado algum batido.

Em relação a fonte de bancada, eu tenho uma, mas não tenho muita experiencia com ela. Fiz um teste anteriormente com ela mais esqueci de mencionar aqui, o teste foi o seguinte; conectei a fonte de bancada diretamente no jack da placa mãe, com tensão inicial de 2,5V e corrente de 3,00 amperes, ao ligar a fonte não acontece nada, fui elevando a tensão aos pouco e quando chegou a 5V o PWM começou a esquentar, aparecendo um curto com 110 miliamperes.        

 

Editado: por julioduarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um upload do esquema lá na área de download/upload/esquema/DELL, mas não sei se fiz corretamente, pois aqui não achei opção para pdf.

Nome do arquivo:  dell - 15-3000-series-fx3mc.pdf

Lá na área de download tem este postado pelo Daniel,

Esquema Schematic Dell- Inspiron 3442 series - Cedar Intel-MB 13269-1 PWB. FX3CM REV-A00 16734-EBR-9.pdf 1.0.0 

é a placa em questão!

 

Editado: por julioduarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, julioduarte disse:

Boa tarde a todos,

analisando mais um pouco descobrir o capacitor PC4526 que fica na linha VREG3(não há tensão) do PWM dando curto, tirei o mesmo da placa e testei fora e aparentemente está normal, não deu curto no componente, fui testar diretamente nos PADs da placa e o curto aparece nos dois lados, retirei o PWM e refiz o teste, o curto continua aparecendo lá nos PADs (PC4526).                    

 

Deixa ver se eu entendi essa parte do PC4526....

Mesmo estando o PWM (PU4503) e o capacitor (PC4526) fora da placa, o pad do capacitor ainda acusa curto ? É isso ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jakers Binder disse:

Deixa ver se eu entendi essa parte do PC4526....

Mesmo estando o PWM (PU4503) e o capacitor (PC4526) fora da placa, o pad do capacitor ainda acusa curto ? É isso ?

 

Isso mesmo amigo, com o capacitor e PWM fora ainda da curto nos pads!

Editado: por julioduarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Jakers Binder disse:

@julioduarte

Se o PWM e o PC4526 estão fora da placa e mesmo assim acusa curto.... então o curto deve tá na linha do 3D3V_PWR_2 .

Essa placa tem o PR4532 ?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Esta placa não tem este resistor(PR4532), ele deveria está ao lado do capacitor PC4526, mas o local está vago. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2017 às 18:12, flaviosilvapereira disse:

amigo iria te ajudar muito uma fonte assimetrica ficaria muito mais facil achar o curto assim e dificil mais da pra achar der uma verifica se nao fechou curto nos seus terminais do pwm na hora de soldar retire o pwm e ver se o curto some

Flavio, Seguindo sua orientação fiz de retirado do PWM e constatei que, mesmo sem o PWM na placa o curto continua nos PADs do capacitor(PC5426).

Em relação a fonte de bancada, eu tenho uma, mas não tenho muita experiencia com ela. Fiz um teste anteriormente com ela mais esqueci de mencionar aqui, o teste foi o seguinte; conectei a fonte de bancada diretamente no jack da placa mãe, com tensão inicial de 2,5V e corrente de 3,00 amperes, ao ligar a fonte não acontece nada, fui elevando a tensão aos pouco e quando chegou a 5V o PWM começou a esquentar, aparecendo um curto com 110 miliamperes.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2017 às 21:21, wizof36 disse:

@julioduarte Sem fonte de bancada, aqui no fórum tem alguns tutorias para construção de uma fumegation, que irá ajudar bastante. Quando puder compre um fonte de bancada que é uma das ferramentas indispensável em nossa profissão. Procure por curto em algum diodo, esta placa tem histórico de diodos em curto. Se tiver dificuldades poste aqui e vamos ajudá-lo.

Wizof36, Analisei  os diodos  conforme sua sugestão, mas não encontrei nenhum com problema.

Em relação a fonte de bancada, eu tenho uma, mas não tenho muita experiencia com ela. Fiz um teste anteriormente com ela mais esqueci de mencionar aqui, o teste foi o seguinte; conectei a fonte de bancada diretamente no jack da placa mãe, com tensão inicial de 2,5V e corrente de 3,00 amperes, ao ligar a fonte não acontece nada, fui elevando a tensão aos pouco e quando chegou a 5V o PWM começou a esquentar, aparecendo um curto com 110 miliamperes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/09/2017 às 23:58, talisson henrique disse:

@julioduarte

Amigo o que você tem que fazer e isolar o circuito, pelo visto você tem curto na alta, manda o link do esquema para nos analisamos e ver no posso te ajudar. Abraço

Amigo talisson, numa postagem do Daniel tem o arquivo com o esquema dessa placa, o problema é que não tenho credito no momento para baixa-lo, se você puder, o link é este;

Esquema Schematic Dell- Inspiron 3442 series - Cedar Intel-MB 13269-1 PWB. FX3CM REV-A00 16734-EBR-9.pdf 1.0.0  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2017 às 12:53, julioduarte disse:

Esta placa não tem este resistor(PR4532), ele deveria está ao lado do capacitor PC4526, mas o local está vago. 

Tenho duvida em relação a este sinal 3D3V_PWR_2, pelo esquema ele sai do pino 3(VREG3) do PWM(PU4503),  deveria passar por algum componente e ser alterado para o sinal 3D3V_AUX_S5, só que no meio dos dois sinais, não tem nenhum componente e nenhum jump para fazer esta conexão, mas tem a serigrafia do resistor(PR4232) com os pads limpos. Tem um curto nos terminais onde fica o capacitor PC4526. Vi em outro poste que este curto seria normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2017 às 12:44, Jakers Binder disse:

@julioduarte

Se o PWM e o PC4526 estão fora da placa e mesmo assim acusa curto.... então o curto deve tá na linha do 3D3V_PWR_2 .

Essa placa tem o PR4532 ?

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tenho duvida em relação a este sinal 3D3V_PWR_2, pelo esquema ele sai do pino 3(VREG3) do PWM(PU4503),  deveria passar por algum componente e ser alterado para o sinal 3D3V_AUX_S5, só que no meio dos dois sinais, não tem nenhum componente e nenhum jump para fazer esta conexão, mas tem a serigrafia do resistor(PR4232) com os pads limpos. Tem um curto nos terminais onde fica o capacitor PC4526. Vi em outro poste que este curto seria normal.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wolf disse:

Bom dia,

Nos pads do PR4532 apresenta curto para o terra nos dois lados ? Pino 13 do PU4503 está ok ou apresentando curto também ?

Bom  dia, nos pads do PR4532 tem curto(nos dois lados). No pino 13 não há curto, teste realizado sem o PWM no local. Este mesmo pino recebe um capacitor que está superaquecendo, o capacitor testado fora do placa não dá curto.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...