Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Por que Fontes genéricas o Thouthpad (mouse) não funciona ou funciona tremendo?

Avalie este tópico:


rbmoreira

Posts em destaque

 

Não uso fonte universais, sempre me detona alguma coisa, se não a própria fonte rapidamente, senão bateria, senão jack....

 

Sempre aviso pro cliente se não tiver a fonte em estoque, é melhor esperar chegar do que comprar uma universal. Nem digo genérica pois entendo que genérica é uma equivalente mas pra quele tipo de notebook com potência definida.

 

Agora as universais... Problema na certa. Talvez para um teste rápido... Mas o melhor é ter um jogo de cabos e usar com a fonte assimétrica, um vez vi um tópico por aqui que mostrava um link com um jogo de cabos desses no ebay.

 

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comprei para uso geral com qualquer notebook na bancada uma fonte universal de 13plugs na drivestar e percebi isso no primeiro notebook que liguei da HP com ela, o mouse fica tremendo, depois de muito teste descobri que vinha da fonte, pois na bateria ficava normal.  agora já tenho uma fonte assimétrica com 28 plugs diferentes, mas na correria acabo usando a fonte universal, pois é mais pratica,  em vários notebook esta fonte universal o mouse não funciona, fica parado, já na assimétrica funciona perfeito.

 

ou seja, não presta estas fonte universais da drivestar ou algumas vem com defeito ?

alguém tem fonte universal que funciona perfeito? qual seria a marca

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente as fontes universais são uma porcaria, mas tive êxito com uma fonte chamada MEIND, ela gera 12~24v 6A, uso ela na bancada e não me arrependo, ela vêm com um plug que parece um PS2 e dá muito mau contato, o que eu fiz foi mudar a conexão do plug por uma que demora mais para quebrar, e a regulagem da tensão faço via resistor, mas quanto a tensão de saída essa fonte é bem precisa , ela possui um visor de 3 dígitos que mostra a tensão exata, ex: 19,0 .

Para uma fonte universal achei essa excelente, olha ela ai :

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um note Toshiba acontecia exatamente isso ao usar uma fonte genérica. o Touch não funcionava. Comparei com uma original, e a tensão, corrente era igual nas duas. A única diferença era o filtro passa-baixa, aquele ferrite-bobina na ponta do plugue de saída dos 19v. Tirei de uma fonte velha e coloquei na genérica e ela passou a funcionar normal. Talvez não funcione para todas. Mas aquele filtro é importante em algumas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Quem comprou uma universal de baixa qualidade e quiser tentar salvar o investimento, vai uma sugestão.

O problema provavelmente é a filtragem pobre dessas fontes, economia porca. Acontece que quando os 19V entram no note, lá dentro ainda há mais estágios de filtragem, por isso em alguns note a universal vai bem, noutros não, porque vai depender de como os 19V são novamente "tratados" logo a entrada do note.

 

Aqui tenho osciloscópio, quem tiver um (ou mesmo sem um) pode tentar melhorar a filtragem de saída da fonte.

Na linha dos 19V na saída deve haver um filtro "Pi", formado por um capacitor-indutor-capacitor. Se não houver esse filtro e houver espaço interno vale acrescentar um, se houver, substituir os capacitores originais por alguns de qualidade (baixo ESR) e maior valor de capacitância proporcionalmente de cada lado do "pi".

Uma ideia para quem não pode visualizar o resultado da modificação num scope (analisar os picos e transientes na saída sob carga fantasma elevada ) é desmontar um adaptador original já zoadão e simplesmente "transplantar" o filtro "pi" da saída. 

 

obs: carga fantasma para ensaio de adptador: uma resistência velha de chuveiro cortada num tamanho empírico de 5,5 ohm (vi dar mais ou menos 65W dissipados na fonte).

 

Extra abraço aos colegas

 

Márcio Campos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui esta a diferença entre fonte original e universal.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está bloqueado e não pode receber novas mensagens.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...