Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Acer Aspire 4349 / MB DA0ZQRMB6C0 REV: C esta em curto matando a fonte

Avalie este tópico:


rbfmax

Posts em destaque

Bom dia, estou com essa placa na bancada, quando ligo a fonte do note ela morre, oq eu ja fiz até agora foi ligar em uma fonte de bancada com 5V ela começa a esquentar o mosfet PQ23 porém ele nao esta em curto, achei a bobina em curto em relação ao terra e os componentes ao seu redor também, porém comecei a tirar alguns e quando testo eles fora da placa eles estão bons e mesmo sem eles o curto continua. alguem tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbfmax

Onde vc tá injetando tensão ?

Tem que por tensão depois do "mosfet de proteção", ou seja, dreno do PQ23.

Vc pode tbm retirar o PR122 e verificar pra que lado dele está o curto. Daí vc injeta tensão do lado do curto.

Editado: por Jakers Binder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PQ23 vira um " falso positivo " por isso ele esquenta como se fosse ele o defeituoso 

faça como solicitado remove ele e injeta uma tensão baixa no dreno do pq23 q ira te direcionar pro curto 

as vezes tem que fazer isso umas duas 3 vezes ate chegar no verdadeiro defeito.

ai você vai removendo e testando os que acusarem curto

 

Editado: por mariscoo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, rbfmax disse:

ele é um BA171N é isso? desculpe mas como ele esquentou o código ficou bem apagado, e aproveitando como faço pra saber se ele é PNP ou NPN só através do datasheet ou existe alguma maneira através do multiteste

Qual a serigrafia desse componente (BA171N) na placa ?

Para saber se é um mosfet  "canal P" ou "canal N" é só ver a simbologia no esquema elétrico.

Se a seta estiver entrando no gate é "canal N"

Se a seta estiver saindo do gate é "canal P"

mosfet4.png

 

Editado: por Jakers Binder
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, rbfmax disse:

Boa tarde, encontrei o PQ28 em curto, tirei ele mas não tenho outro pra trocar, será q existe equivalente? o codigo dele é 6780 em uma placa de sucata aqui eu tenho uns 8065-H será q posso substituir um pelo outro?

PQ28 faz parte da linha do vcore....

Só reforçando.... não pode usar continuidade (bip) para achar curto nessa linha ok ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbfmax

- Injetou tensão no dreno do PQ23 ? (resposta#2).

- Verificou em qual lado do PR122 está o curto ? (resposta#2).

- Testou o mosfet fora da placa (resposta#6).

- Aferição solicitada na resposta#7

Até agora vc não respondeu a nenhum teste solicitado.

É necessário que vc vá colocando os testes realizados, para que o pessoal possa acompanhar melhor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 03/10/2017 às 16:59, rbfmax disse:

Boa tarde, encontrei o PQ28 em curto, tirei ele mas não tenho outro pra trocar, será q existe equivalente? o codigo dele é 6780 em uma placa de sucata aqui eu tenho uns 8065-H será q posso substituir um pelo outro?

@rbfmax amigo os dois são canal N mas comparei os datasheet não são idênticos, eu procuraria um mais próximo possível comparando os datasheet responda as questões da resposta #13 para darmos continuidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lulimetec1496866458Dessa forma você atrapalha o tópico do colega, pois relatando um defeito e a a conclusão você acaba por confundir aqueles que leem a mensagem e acham que você é autor do tópico. Lhe foi pedido para abrir um novo tópico, então peço que esse comportamento não se repita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 1 ano depois...
Em 03/10/2017 às 16:59, rbfmax disse:

Boa tarde, encontrei o PQ28 em curto, tirei ele mas não tenho outro pra trocar, será q existe equivalente? o codigo dele é 6780 em uma placa de sucata aqui eu tenho uns 8065-H será q posso substituir um pelo outro?

Bom dia .  6414A ,peguei um hoje e deu certo . 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...