Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PHILIPS 4900/78 CHASSIS 15.5 (fonte não aciona)

Avalie este tópico:


wraith

Posts em destaque

ta errado amigo ps on usa um resistor de 100ohms da linha do 5v e tambem usa outro resistor de 100ohms da linha de 5v para o inv-on pra ligar o inverter.e se a fonte armar tem que colocar uma carga nas linhas de 12v 5v e 3.3v se tiver. para ver se a fonte estar estabilizada se tiver ai e principal se cair as tensões ai e fonte boa sorte

Editado: por flaviosilvapereira
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ferro velho disse:

Nunca vi este tipo de jamper, voce falou q colocou 12 volts no ps on ???????????, ligou direto o dim no ci, primeiro q ps on trabalha com 3,3 ou 5 volts, e para acionar o dim se faz o jamper no mesmo soquete onde marca as tensões, na minha opinião esta tudo errado, abrs.

 

1 hora atrás, flaviosilvapereira disse:

ta errado amigo ps on usa um resistor de 100ohms da linha do 5v e tambem usa outro resistor de 100ohms da linha de 5v para o inv-on pra ligar o inverter.e se a fonte armar tem que colocar uma carga nas linhas de 12v 5v e 3.3v se tiver. para ver se a fonte estar estabilizada se tiver ai e principal se cair as tensões ai e fonte boa sorte

nesta fonte não encontrei nenhuma saída para 5v ou 3.3V, e olha que procurei heim. Muito menos no esquema do service manual, que levei semanas para encontrar, só encontrei o Service manual pelo numero de chassi dela tpm15.5L

 

0038.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nesta fonte apenas consta o circuito que alimenta a barra de leds, o led driver,(conheço apenas por esse nome), e o circuito que alimenta a placa principal, e neste pino CN9101, como consta no esquema não possui os 5V ou 3.3V, na placa principal, há um conversor dc/dc para reduzir as tensões. para 3.3V.

No pino CN9101, que vai até a placa principal e única que vai da fonte até a placa, testei pino por pino, e só vi 12V e 16V, porém na placa principal há os 3.3V, que passar por um conversor DC/DC.

Esta TV, pelo que vi não possui inverter, menos menos pelo que vi. Mas sim barra de Leds.

Já gastei uma grana violenta, devido a outras dicas falando que o defeito era a placa principal, e me dei mal, quase 300 contos jogados no lixo.

Como armo esta fonte uma vez que ela não possui as tensões que vocês mencionam? Não encontrei absolutamente nada, mas nada mesmo, nem um tikim de dica de como arma essa fonte, já casei até em outros fóruns, e encontrei um camarada com esta mesma dúvida, e não foi respondida, e a mesma ficou no limbo do fórum ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wraithA questão de você ter jumpeado 12V para o PS_ON dessa fonte (715G6863-P01-001-002H) não causou dano algum; pois se você observar essa fonte por baixo vai ver que o pino PS_ON só chega até o pino, mas não vai para lugar nenhum Nela.

Essa fonte (715G6863-P01-001-002H) só tem as tensões +12V, +12V_A e 18.5V (VLED+) tanto em Standby quanto em ON.
O que faz a tela acender é uma tensão de 3.3V que a Main manda por o pino ON/OFF que vai para o Gate do Mosfet Q8603 (2N7002,  parece um transistor smd).
O Mosfet Q8603 ativo faz o transistor Q8602 (DTA144) conduzir e mandar a tensão +12V do seu emissor para o seu coletor (VCC2).
A VCC2 vai para o pino 2 (Vcc) do IC8601 (driver de Led).
Com a chegada da VCC2 no pino 2 do IC8601, ele, no seu pino 1, libera a saída LED_a (= LED- em outras fontes).
A saída LED_a (LED-) vai para os pinos 5 e 6 do conector de Leds CN8604. Como a saída VLED+ (18.5V) já está ativa neste conector, com a chegada, no pino 1, da LED_a (= LED- em outras fontes); A tela acende.

Para você tirar a dúvida se o problema é na Main ou na Fonte:
1. Deixe desconectado o conector CN9101 (cabo da Main) e conectado o conector CN8604 (cabo dos Leds).
2. Feche o Emissor com o Coletor do transistor Q8602 (DTA144) ou arrume um jeito de inserir 3.3V no pino ON/OFF (não no PS_ON).
3. Com o conector CN9101 (cabo da Main) desconectado e o conector CN8604 (cabo dos Leds) conectado,  e 3.3V no pino ON/OFF (não no PS_ON) ou o "E" e o "C" do transistor Q8602 (DTA144) fechados; Ligue a fonte na tomada.
4. Se a tela acender; o problema pode estar na Main;
5. Se a tela não acender, o problema pode estar no IC8601 (driver de Led) ou em algo ligado a ele. Isso se a fonte apresentar todas as tensões (+12V, +12V_A e 18.5V) e mesmo assim não acender a tela. Ou ainda pode haver problema nos Leds e a Fonte entrar em Proteção.

  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/10/2017 às 22:20, Josuel Marques disse:

@wraithA questão de você ter jumpeado 12V para o PS_ON dessa fonte (715G6863-P01-001-002H) não causou dano algum; pois se você observar essa fonte por baixo vai ver que o pino PS_ON só chega até o pino, mas não vai para lugar nenhum Nela.

Essa fonte (715G6863-P01-001-002H) só tem as tensões +12V, +12V_A e 18.5V (VLED+) tanto em Standby quanto em ON.
O que faz a tela acender é uma tensão de 3.3V que a Main manda por o pino ON/OFF que vai para o Gate do Mosfet Q8603 (2N7002,  parece um transistor smd).
O Mosfet Q8603 ativo faz o transistor Q8602 (DTA144) conduzir e mandar a tensão +12V do seu emissor para o seu coletor (VCC2).
A VCC2 vai para o pino 2 (Vcc) do IC8601 (driver de Led).
Com a chegada da VCC2 no pino 2 do IC8601, ele, no seu pino 1, libera a saída LED_a (= LED- em outras fontes).
A saída LED_a (LED-) vai para os pinos 5 e 6 do conector de Leds CN8604. Como a saída VLED+ (18.5V) já está ativa neste conector, com a chegada, no pino 1, da LED_a (= LED- em outras fontes); A tela acende.

Para você tirar a dúvida se o problema é na Main ou na Fonte:
1. Deixe desconectado o conector CN9101 (cabo da Main) e conectado o conector CN8604 (cabo dos Leds).
2. Feche o Emissor com o Coletor do transistor Q8602 (DTA144) ou arrume um jeito de inserir 3.3V no pino ON/OFF (não no PS_ON).
3. Com o conector CN9101 (cabo da Main) desconectado e o conector CN8604 (cabo dos Leds) conectado,  e 3.3V no pino ON/OFF (não no PS_ON) ou o "E" e o "C" do transistor Q8602 (DTA144) fechados; Ligue a fonte na tomada.
4. Se a tela acender; o problema pode estar na Main;
5. Se a tela não acender, o problema pode estar no IC8601 (driver de Led) ou em algo ligado a ele. Isso se a fonte apresentar todas as tensões (+12V, +12V_A e 18.5V) e mesmo assim não acender a tela. Ou ainda pode haver problema nos Leds e a Fonte entrar em Proteção.

pois é, mas os +12V não estavam conectados na PS_on e sim em on/off, mosfet não foi danificado com 12V, porque o gate suporta até 20V. E o mesmo possui um diodo de proteção. Liguei 2 pilhas em serie no on/off e nem sinal de vida. Eu já havia substituído o PF7708BS, e não obtive sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo boa tarde o procedimento que o amigo josuel te falou ta correto quanto  a queimar o mosfet  Q8603 pode sim queimar  lembrando que o VGSTH maximo desse mos fet é 2.5 volts....  veja  ele tira fora e  faz as medições nele ......mais para vc trabalhar com margem de segurança coloca resistores maiores EX. 10K  entre o VCC 12V e os pinos DIM e ON OF  vc vai dar uma bela reduzida na corrente ok.......plugando a tomada e acendendo beleza  o circuito DRIVE LED esta funcionando ai vc saberar  onde esta o defeito ...... se não vc tem que ver  o cicuito periferico a o ic8601  como proteção cs/ovp etc. eu não sei o tamanho do seu tv , mais VLED numa tv de 32 pol . e na faixa de 25volts numa de 40 mais um pouco......veja se ta saindo pwm no pino 4 do ic que excita o  gate de Q8601  .....etc sei que estou falando com um técnico o resto vc sabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, joao1 disse:

amigo boa tarde o procedimento que o amigo josuel te falou ta correto quanto  a queimar o mosfet  Q8603 pode sim queimar  lembrando que o VGSTH maximo desse mos fet é 2.5 volts....  veja  ele tira fora e  faz as medições nele ......mais para vc trabalhar com margem de segurança coloca resistores maiores EX. 10K  entre o VCC 12V e os pinos DIM e ON OF  vc vai dar uma bela reduzida na corrente ok.......plugando a tomada e acendendo beleza  o circuito DRIVE LED esta funcionando ai vc saberar  onde esta o defeito ...... se não vc tem que ver  o cicuito periferico a o ic8601  como proteção cs/ovp etc. eu não sei o tamanho do seu tv , mais VLED numa tv de 32 pol . e na faixa de 25volts numa de 40 mais um pouco......veja se ta saindo pwm no pino 4 do ic que excita o  gate de Q8601  .....etc sei que estou falando com um técnico o resto vc sabe.

fiz o teste no mosfet 2N7002 Q8603 ontem, tanto com o transistor tester, como o multímetro, em ambos os testes, não acusaram defeito, mas os jumpers eu já havia feito com resistores de menos de 1K. o temanho da TV é 32'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, creio que estou perto, de encontrar a placa defeituosa, li cuidadosamente o comentário de cada um, e cada dica me ajudou bastante. @joao1 @Josuel Marques , vocês foram os que mais me ajudaram, sendo assim, vou compartilhar, meus testes, pois creio que com a experiência de vocês, já terão uma idéia melhor do que eu, onde está o problema.

No Vídeo, os LEDs acendiam quando eu tocava no resistor que alimentava o pino 6 DIMM, do IC8601, ao ler a dica do @joao1 me atentei a algo que me passou despercebido, eu não havia verificado se no DIMM do conector CN9101 havia tensão, isso me passou despercebido, fiz o teste e constatei que com a main ligada a fonte, não havia tensão no pino DIMM, então como os LEDs acendiam quando eu encostava o dedo? por uma simples questão de física, a estática do meu corpo, acionava os leds da tela, quando eu encostava o dedo. Ou seja tanto no pino ON/OFF, quanto no DIMM, não havia tensão, havia apenas na ps_on com a main ligada a fonte.

Bom hoje fiz o seguinte teste, jumpeei 12V no pino ON/OFF no CN9101 e no pino DIMM, como ele acionava os leds com a estática do meu corpo, imaginei que se usasse 12V no pino, do CI ele poderia queimar, então liguei 2 pilhas em de 1.5V, para dar um valor próximo dos 3.3V, no pino DIMM do conector CN9101. Com o ON/OFF jumpeado com um resistor nos 12V e 3.3V no DIMM, liguei a fonte na tomada e voíla, os todos os leds da tela acenderam.

Acredito que o problema seja a main, deduzo que a main deveria alimentar a fonte no pino DIMM e ON/OFF. mas quero ouvir a opinião de vocês a respeito.

Editado: por wraith
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@wraith Não houve mais resposta da minha parte porque os procedimentos que você tem realizado até o momento estão todos fora dos Padrões que normalmente realizo para testes em Fontes... ???>:( Você fez 12V para PSON, 12V para ON/OFF, 12V para PDIM... Normalmente é 3.3V para PSON e para ON/OFF; nessa fonte só 3.3V em ON/OFF, pois tem 3.3V no PSON, mas não chega a lugar nenhum nessa Fonte. t+t+t+

Editado: por Josuel Marques
Erro de Digitação!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/10/2017 às 03:03, Josuel Marques disse:

@wraith Não houve mais resposta da minha parte porque os procedimentos que você tem realizado até o momento estão todos fora dos Padrões que normalmente realizo para testes em Fontes... ???>:( Você fez 12V para PSON, 12V para ON/OFF, 12V para PDIM... Normalmente é 3.3V para PSON e para ON/OFF; nessa fonte só 3.3V em ON/OFF, pois tem 3.3V no PSON, mas não chega a lugar nenhum nessa Fonte. t+t+t+

Agradeço o retorno amigo, pelos testes que fiz, não era a fonte, testei a tv até mesmo com uma outra fonte novinha, e não funcionou. vou trocar a placa principal, provavelmente é ela o problema.

  • Legal 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2017 às 15:54, joao1 disse:

amigo como vc falou ai se vc fez o procedimento ligando dois resistores  do 12vcc nos pinos din e on-of  e os leds acenderam então e óbvio que o cir.driver led esta ok eo defeito é na pci principal é simples assim.

você está certo, mas eu gosto de ter certeza, da minha certeza, entende? E nada melhor que uma segunda opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...