Jump to content
Sign in to follow this  
Enildo

resolvido Caixa ativa Peavey modelo /pv215D liga mas as vezes ronca

Rate this topic

Recommended Posts

Bom dia amigos, estou com uma caixa ativa da Peavey que no passado deu entrada com a fonte queimada, o cliente usou por um tempo então estourou um capacitor ele viu a fumaça e trouxe para eu verificar. mesmo com o capacitor estourado ela ainda funcionada.

ao verificar percebi que se tratava dos capacitores 2200uf 80v e 220uf 80v que haviam estufado.

troquei eles e ao ligar um dos fets de saída entou em curto Fet IRFB31N20, que foi substituído.

A caixa funcionou por um dia inteiro e foi desligada ao final do expediente.

no dia seguinte fui ligar para continuar testando ela começou a falar e logo em seguida surgiu um ronco auto independente do controle de volume.

estou precisando de ajuda, tenho os esquemas e vou postar aqui.

IMG_20171013_122057349.jpg

IMG_20171013_122103364.jpg

IMG_20171013_122110921.jpg

Edited by Enildo

@Enildo estes capacitores que citou seriam os C928/C929 e C930/C931, correto?

Se for, pode ser que os diodos de retificação estejam com defeito.

Teste fora da placa o D902 e o D903 (na dúvida, troque eles).

Vou realizar os testes e já retorno, tem estes retificadores nas fontes de PC, será que são equivalentes?

Pronto saquei os retificadores da fonte e realizei os testes, as peças estão normais e sem fuga, os testes foram realizados com  multímetro na escala de diodo e depois na estala de ohms para procurar pequenas fugas.

tenho um teste chines que tem um display você insere a peça e ele testa mede capacitâncias mosfet etc. também testei nele.

Ok, @Enildo

Verifique também os resistores de carga R906 e R907.

As tensões +VCC e -VCC devem ter o mesmo valor (uma negativa e outra positiva).
Confira isso também.

Sobre o ronco que citou, geralmente está associado a algum capacitor eletrolítico seco ou com ESR elevada.

Se a tensão +VCC  (ou -VCC) ficou alterada a ponto de danificar o mosfet de saída, seria bom revisar esta linha até os capacitores ligados no U101.

r906 esta com 97k e r907 com 153k seria respectivamente de acordo com o projeto 100k e 150k, acredito que eswtejam dentro dos limites de trabalho, porem encontrei c931 levemente estufado 2 c111 que fica ligado a U101 com valores diferente do projeto, no lugar de um capacitor eletrolitico de 22uf 25v estava um de 220uf 25v, fiz a substituição destes capacitores e coloquei o som para teste, por enquanto esta trabalhando normal, mas devo testar bem.

Procurei outras pelas alteradas possivelmente por um reparo do passado e encontrei o seguinte no esquema Q104 é 2sc4793 na placa esta soldado um Tip41 vou verificar a equivalência, seu que para os fets de saída do som não ha possibilidade de equivalencias pos tentei e deu galho de aquecimento e distorção.

onten foi substituído o tip41 pelo tranziztor original e o som funcioinou o dia inteiro limpo e cristalino.

hoje de manhã ao ligar começou a funcionar em seguida veio um ronco alto e depois um estouro 

c931 estourou

u901 explodiu

q 902 e q903 entraram em curto e seus diodos de gate entraram em curto tambem

zd 901 tambem entrou em curto

estou verificando o resto do estrago.

@Enildo acredito que o defeito ainda deve estar na fonte.

Como disse que funcionou durante um bom tempo e depois apresentou defeito, a regulagem dela pode estar comprometida.

Faça um revisão cuidadosa em todos os componentes da fonte, procurando diodos e transístores com fuga, resistores alterados e etc.

na entrada tem dois capacitores de 1000uf por 200vdc medi eles e um esta com 848uf e o outro 857 uf acredita que esta diferença seja considerável?

@Enildo capacitores eletrolíticos possuem uma tolerância grande, da ordem de 20%.

Sendo assim, parecem estar ok.

O maior problema destes capacitores é a ESR elevada, que mesmo estando com uma capacitânica normal, podem apresentar defeito por causa disso.

Se for possível, troque eles (principalmente se o aparelho já tem algum tempo de uso).

Estou descendo ao centro do RJ para adquirir os componentes, a placa onde os componentes são soldados pe de fibra, daquelas de aparência clara esverdeada,no lugar onde é fixado o ci u901 ela esta chamuscada, escura, nas placas de fenolite a carbonização tornava a região carbonizada condutora, não sei se nestas placas acontece o mesmo, mas já fiz medições em várias escalas e a placa parenta isolamento,muito obrigado pela ajuda assim que repor os componentes danificados estarei atualizando o cenário. 

Após realizar a soldagem dos componentes, ao ligar o aparelho ele começou a fazer um barulho vibratório alto em seus alto-falantes e queimou a fonte seu ci oscilador dos fets da fonte estourou, queimou os dois fets e a situação é pior do que antes.

Boa tarde a todos, dando continuidade ao reparo, troquei a placa inteira por uma nova.

liguei o aparelho e no instante em que ele começou a falar o defeito de estufar o capacitor de 220uf 80v aconteceu.

desliguei rápido para não causar maiores danos, então raciocinei que o defeito se repetia em outra placa, suspeitei do divisor de frequências, fui  medir sua impedância, e deu 4 ohms. parecia tudo normal.

troquei o capacitor que fumaçou e fui ligar o sistema em outra caixa, só que esta tinha a impedância de 8 ohms.

A placa amplificadora funcionou normalmente sem apresentar defeitos.

como a caixa da peavey é composta por 2 falantes de 15 e um twitter todos de 8 homs coloquei um capacitor de 22uf por 200v em um dos falantes, alterando assim a saída do divisor de 4 para 8 homs.

liguei todo o sistema e funcionou normalmente sem apresentar o defeito.

a voltagem na fonte simétrica do amplificador esta apresentando a seguinte voltagem: +70v 0 -68v

@Hélio, vou postar o esquema do divisor de frequências e aguardar um comentário seu a respeito, fiquei sem saber o que pensar.

crossover.jpg

@Enildo complicado isso, hein...

Mas, como o circuito funcionou bem com uma carga de 8 ohms e as tensões da fonte estão normais, deixe o aparelho em teste por um bom tempo.

Neste esquema que postou, a bobina L1 em série com o falante tem a função de reforçar os sons graves.
Já no tweeter, veja que existe um capacitor em série para reforçar os agudos.
Este é o funcionamento básico do divisor de frequências.

Sendo assim, não entendi o motivo do capacitor que vc colocou cessar o defeito. Ele foi colocado em série com o falante?

Outra dúvida: Estes LT1 e LT2 são lâmpadas?

Me desculpe eu postei o esquema errado estou postando o correto agora, despreze o outro.

Com o esquema correto o capacitor foi colocado entre L1 e o positivo do falante que usa o fio amarelo.

crossover.jpg

@Enildo entendi, mas como disse, se as tensões da fonte estão ok e o aparelho não distorce o som, deixe em teste por um bom período.

• Like 1

Obrigado pela ajuda @Hélio , vou deixar em teste tocando por 48 horas intercalado por 4 dias, mais ou menos 12 horas por dia, que é o tempo que passo no laboratório, então voltarei aqui para firmar um bom resultado na fé de Deus.

Pronto, o equipamento com a carga de 8 ohms não apresentou mais defeito, funcionou perfeitamente e foi entregue ao cliente.

fiz contato com a fábrica e pedi a impedância de entrada do divisor de frequência, , eles me informaram que é de 4 ohms

Testei todos os componentes do divisor de frequência inclusive os capacitores com MTestes V2.68 e informa até o ESR e todos estavam dentro dos padrões sem alteração.

Testei todos os componentes da saída do amplificador e todos corresponderam as suas especificações.

realmente não sei o motivo do equipamento só aceitar carga de 8 ohms.

mas fica aqui esta dica no modelo que apresentar queima constante, troque a carga da caixa para 8 ohms.

• Like 1

@Enildo que bom que funcionou. j+

Parabéns pelo conserto e pelo retorno.

Para finalizar o seu tópico, clique em Editar na sua primeira mensagem e altere o prefixo para Resolvido.