Jump to content
Sign in to follow this  
alexmbra

dúvida Bypass num botão de energia

Rate this topic

Recommended Posts

Será que alguém pode me dar uma ajuda nisso? 

Tenho uma lareira elétrica que gostaria de ligar a um termostáto externo.  Já fiz toda a ligação eletrica e funciona. Porém, todas as vezes que o termostáto passa a corrente para a tomada onde a lareira fica ligada, eu tenho que ir até a lareira e pressionar um botão.  Então, eu desmontei aquilo e estou procurando uma maneira de modificar para que a corrente passe sempre, para que fique num estado de ligado sempre. Assim, todas as vezes que o termostato deixar passar a corrente, a lareira se ligará sozinha.

Não percebo de eletronica mas consigo me virar se me indicarem numa direção, portanto aceito qualquer ajuda e sugestão.

Obrigado

IMG_20171011_161601 (Custom).jpg

IMG_20171011_161628 (Custom).jpg

71YkgswFkML._SL1500_.jpg

- Pelas suas informações, a lareira desliga pelo termostato, retirando a energia de uma tomada.

- Porem a lareira, religa, tambem pelo termostato. Porem precisa de um pulso no botão on / off, para ligar.

- Voce pode testar, se apenas deixando este botão preso, quero dizer sempre acionado, poderia dar certo.

- Seria uma tentativa simples, devido o projeto original não ter sido previsto, o seu termostato.

16 horas atrás, regisfatef disse:

- Pelas suas informações, a lareira desliga pelo termostato, retirando a energia de uma tomada.

- Porem a lareira, religa, tambem pelo termostato. Porem precisa de um pulso no botão on / off, para ligar.

- Voce pode testar, se apenas deixando este botão preso, quero dizer sempre acionado, poderia dar certo.

- Seria uma tentativa simples, devido o projeto original não ter sido previsto, o seu termostato.

Experimentei isso, mas não funcionou direito.

Ao deixar o botão 1(O/I) preso, quando a corrente chega ao aparelho, as chamas começam a funcionar, no entanto, o calor não. Então experimentei deixar 2 botões presos, o botão 1(O/I) e o botão 2(900W). Aí nada ligou. 

Parece que funciona assim: Ao pressionar e largar o botão1, muda o estado para aberto, e a corrente passa, permitindo aos outros 2 botões funcionarem também. Deixando 2 botões presos, um anula o outro.

Mais 3 fotos do sistema.

Será que eu não posso anular a placa de circuito, e ligar os fios que vem lá de baixo à resistência que produz o calor e ao ventilador?

IMG_20171014_170251 (Custom).jpg

IMG_20171014_170305 (Custom).jpg

IMG_20171014_170314 (Custom).jpg

Edited by alexmbra

@alexmbra  se a resitencia que produz o calor funcionar com a energia da rede (110v) entao vc poderia deixar so o primeiro botao acionado e ligar a resistência direto na rede!

@alexmbra o que você precisa é de um temporizador com retardo, tem vários esquemas na internet ou no mercado livre, ligar direto esta placa acho que não dá pois tem 3 relés e deve ter alguma coisa de proteção.

5 minutos atrás, slugpoa disse:

@alexmbra o que você precisa é de um temporizador com retardo, tem vários esquemas na internet ou no mercado livre, ligar direto esta placa acho que não dá pois tem 3 relés e deve ter alguma coisa de proteção.

Como um temporizador com retardo iria funcionar neste caso?

@alexmbra acredito que sim, apenas lembrei que já tinha usado isso em um equipamento industrial para caso parecido.
tem estes dois anúncios no ML, mas vai ter que fazer modificação, o primeiro é alimentado com 12v

Hidden Content

Give reaction or reply to this topic to see the hidden content.

Hidden Content

No seu caso poderia ligar esse termostato em série com o contato do relé que aciona a resistencia...

Ou se quer ainda continuar com o seu raciocínio de acionar o botão, faça um circuito de debounce com 555 ou um circuito de one shot com 555, quando a energia chegar na placa da lareira o 555 vai emitir um pulso único fechando contato do botão power (aí voce usa um transistor de acordo com a configuração do botão power, se é pull up, pull down)...

Hidden Content

Agora, El Prem disse:

No seu caso poderia ligar esse termostato em série com o contato do relé que aciona a resistencia...

Na verdade é ideal é ligar o termostato somente na fase que entra nos contatos dos relés, deixando a trilha de fase que vai ao trafo da placa de controle ligado normalmente. Desse modo o termostato só vai cortar a energia da resistencia, motor e lampadas. E ainda assim, o botão power vai continuar tendo a sua função normal, que é desligar tudo.

Desse modo a lareira vai funcionar como um interruptor three way.